Notícias da Saúde em Portugal 472

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Suspensão imediata da comercialização das meias de compressão Sicura do fabricante Calze Olona srl

INFARMED, I.P.

Foi identificada a disponibilização no mercado dos produtos meias de compressão da marca Sicura do fabricante Calze Olona srl., qualificados pelo seu fabricante como dispositivos médicos de classe I, sem evidência de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis a nível europeu estabelecidos pelo Regulamento (UE) 2017/745 (RDM).

Segundo informação prestada ao INFARMED, I.P. pelos distribuidores que vinham disponibilizando estes produtos em território nacional, a comercialização dos mesmos foi imediatamente e voluntariamente descontinuada. No entanto, por razões de precaução e zelo pela saúde pública, o INFARMED, I.P. ordenou a imediata suspensão da comercialização das meias de compressão Sicura do fabricante Calze Olona srl. indevidamente colocadas no mercado após 26 de maio de 2021 (após a data de aplicação do RDM).

Assim, as entidades que eventualmente ainda disponham de unidades destes produtos não os devem disponibilizar.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Muito profissionais, atenciosos e próximos do cliente. "

Dra. Ângela Marques  | Vastiversus - Estomatologia e Medicina Dentária, Unipessoal, Lda. - Lisboa

Deliberações e Medidas Cautelares do 3º Trimestre de 2024

ERS

Informa-se que foram publicados na página eletrónica da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) documentos relacionados com Deliberações e Medidas Cautelares ( 3º trimestre de 2024)

Mais de 90% dos hospitais tiveram ruturas de medicamentos

Jornal de Notícias

Mais de 90% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tiveram ruturas de medicamentos em 2023, mas conseguiram ultrapassar as dificuldades recorrendo a outras unidades de saúde, alternativas terapêuticas ou pedidos de utilização excecional.

O Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar 2024, promovido pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) e que é hoje divulgado, indica que 93,1% dos hospitais considera que as ruturas são "um problema grave que afeta todo o tipo de medicamentos", mas a maioria tem medidas que mitigam o efeito destas falhas.

Entre as medidas estão a procura de medicamentos em outras instituições hospitalares, os pedidos de Autorização de Utilização Excecional (AUE) para outros fármacos, a solicitação de parecer sobre alternativas terapêuticas à Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, a elaboração de novos pedidos aos distribuidores e a comunicação com o INFARMED, I.P..

Os dados recolhidos dizem que para 37,9% as ruturas afetam essencialmente os medicamentos genéricos e mais de metade (55,1%) diz que abrangem todos os fármacos. Em quase metade dos hospitais que responderam a rutura acontece diariamente, em 24,1% todas as semanas e em 13,8% é mensal.

Uso de cobertores pesados pode ajudar sono e saúde mental de adultos, indica estudo

Sapo

O estudo recentemente publicado no American Journal of Occupational Therapy, foi conduzido como parte de uma review PRISMA para dar informação aos profissionais de saúde Australianos sobre a recomendação de cobertores pesados aos seus pacientes. O objetivo foi identificar a quantidade e a qualidade dos estudos disponíveis sobre a utilização destes cobertores pesados, resumir as conclusões e identificar lacunas na investigação (Grant & Booth, 2009), mas a investigação foi bastante positiva.

Liderado pela Dra. Suzanne Dawson, foram analisados 18 estudos sobre os efeitos dos cobertores pesados em todas as idades, tendo sido observados resultados positivos não apenas para melhorar o sono, mas também para combater sintomas de ansiedade e depressão em adultos. Embora haja poucas evidências no impacto no sono das crianças e adolescentes, alguns pais relataram de forma positiva a utilização deste artigo.

A conclusão é que a utilização de cobertores pesados pode até reduzir a dependência de medicação para o sono em algumas pessoas, reforçando o seu potencial como uma solução natural e não invasiva. A pressão profunda aplicada pelos cobertores foi identificada como um método eficaz para regular o sistema nervoso, promovendo uma sensação de relaxamento e reduzindo sintomas de ansiedade e stress.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.