- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 473
Notícias da Saúde em Portugal 473
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
10 mil crianças imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório
DGS
No primeiro mês da Campanha de Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foram imunizadas mais de 10 000 crianças em Portugal Continental.
A elevada aceitação e procura da imunização, associadas a limitações na distribuição de doses pelo fornecedor, têm levado a constrangimentos pontuais na administração em alguns locais. No entanto, estes são prontamente resolvidos com a continuação do fornecimento.
A Campanha, que teve início a 15 de outubro de 2024 e decorre até 31 de março de 2025, engloba a imunização em maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 15 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025; e nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 14 de outubro de 2024, e crianças com fatores de risco definidos na Norma o5/2024, da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Com a imunização pretende-se diminuir a carga de doença associada à infeção pelo VSR em Portugal, particularmente aquela associada à doença grave e à necessidade de procura por cuidados de saúde, contribuindo para um Inverno com mais saúde.
Uma gripe durante a gravidez pode provocar autismo nas crianças? A resposta dos especialistas
Euronews
A nossa compreensão do autismo evoluiu significativamente desde que o termo foi introduzido pela primeira vez em 1911. Atualmente, a perturbação do espetro do autismo (PEA) não é vista como uma "doença", mas sim como um conjunto de caraterísticas que variam muito em termos de tipo e gravidade.
No entanto, apesar deste progresso, os cientistas ainda estão a tentar compreender muitos aspetos da doença. Um desses fatores é a infeção durante a gravidez, como a gripe, que tem sido objeto de estudos aprofundados tanto em modelos animais como em seres humanos.
Ter gripe durante a gravidez leva ao autismo?
"O nosso trabalho sugere que as mulheres que têm episódios febris, que têm títulos elevados de anticorpos que vão até ao herpes simplex tipo 2, que relatam gripe e têm documentação de gripe correm um risco mais elevado de ter filhos que posteriormente receberão um diagnóstico de perturbação do espetro do autismo."
Os autores afirmam que, se as infeções contribuírem para o aumento do risco de autismo, tal pode não se dever ao vírus em si, mas sim à resposta do sistema imunitário da mãe e à inflamação que este desencadeia.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Porque é que as infeções virais na gravidez podem levar ao autismo?
A inflamação, não o agente infecioso específico
Regulador europeu aprova medicamento para certos doentes de Alzheimer após recusa
Saúde Online
O medicamento, comercializado com o nome de Leqembi, é recomendado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) para pessoas que ainda não atingiram um estado avançado da doença de Alzheimer e destina-se a tratar défices cognitivos ligeiros (problemas de memória e pensamento) ou demência ligeira.
Justificando a reavaliação feita ao fármaco, cujo uso na União Europeia tinha sido reprovado em julho, o regulador europeu invocou que os benefícios superam os riscos numa população limitada de doentes. Em julho, a EMA considerou que o efeito produzido pelo medicamento não compensava o risco de efeitos secundários graves, incluindo uma possível hemorragia cerebral.
Na passada sexta feira, o fármaco foi aprovado para doentes que apresentam um menor risco de possível hemorragia cerebral. O medicamento já é comercializado nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China.
SPMS distinguida com troféu de bronze pela Campanha SNS 24 “Falsas Urgências”
SPMS
A campanha de comunicação “Achismo” do SNS 24 conquistou o troféu de bronze nos Prémios Eficácia 2024, na categoria Restantes Serviços e Administração Pública. A cerimónia realizou-se no dia 14 de novembro, no Casino Estoril.
Este reconhecimento sublinha a relevância e o impacto da comunicação da campanha, que procurou sensibilizar a população para o uso responsável dos serviços de urgência, e para a importância de saber distinguir entre uma verdadeira situação de urgência e o que pode ser tratado em cuidados de saúde primários, com o médico de família ou centro de saúde.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply