Notícias da Saúde em Portugal 474

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Estudo revela que chá verde dos Açores pode ser eficaz no desenvolvimento de aplicações ortopédicas

SIC Notícias

Um estudo da Academia das Ciências da Bulgária revela que o chá verde dos Açores, devido às capacidades de regeneração óssea e antibacteriana, pode ser eficaz para aplicações ortopédicas.

"Esta abordagem, apesar de preliminar, acaba por ser bastante promissora para o desenvolvimento de materiais avançados. Por um lado, porque se tornam resistentes a infeções bacterianas. Por outro, porque promovem a regeneração óssea."

Marco Oliveira, Investigador

O investigador, que tem raízes açorianas, lembrou-se desta opção quando a equipa estava a procurar um antioxidante para incorporar nas aplicações ortopédicas, uma vez que as infeções bacterianas são uma das "principais causas da rejeição de implantes ósseos".

O método inovador parte da sintetização de nanopartículas de prata e une a tecnologia de laser femtossegundo ao extrato da folha daquele chá que é cultivado na freguesia da Maia, na costa norte da ilha de São Miguel. O estudo, já publicado na revista científica Materials, demonstrou a eficácia do chá verde da Gorreana.

A próxima fase passa por realizar uma "investigação mais profunda" para detalhar os resultados do primeiro estudo.

Na passada sexta feira, o fármaco foi aprovado para doentes que apresentam um menor risco de possível hemorragia cerebral. O medicamento já é comercializado nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China.

Deco recebe 100 queixas em dois meses sobre rastreios auditivos gratuitos

Sapo

A associação de defesa do consumidor emitiu hoje um comunicado a alertar para a comunicação promocional de rastreio auditivo difundido pelo Portal Saúde depois de receber uma centena de pedidos de apoio.

Os queixosos são pessoas que fizeram o rastreio e querem agora cancelar a compra do aparelho auditivo, a preço elevado e feita a prestações, sem que muitos dos compradores, segundo relatos à Deco, se tenham apercebido que assinaram, além de um contrato de venda, um contrato a crédito.

A Deco indicou que a publicidade, já denunciada pela associação à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), visa um público mais idoso e vulnerável, com menos literacia digital e que é induzido em erro, porque a mensagem publicitária é abusiva e muitos só se apercebem mais tarde que o rastreio é feito pela Amplifon Portugal, que vende os aparelhos, mas fazendo-se passar por uma entidade oficial ao usar o nome de Portal Saúde.

A maior parte das queixas recebidas são de pessoas que não têm qualquer necessidade de usar aparelho auditivo, mas apenas fazer um rastreio gratuito, frisou a associação, explicando que só após horas de testes auditivos é que são confrontados com a venda do aparelho e muitos sentem-se constrangidas a dizer que não querem, tratando-se por isso de uma venda agressiva.

Com o título "Se tem mais de 60 anos já pode fazer online o agendamento de um teste auditivo gratuito", a publicidade ao rastreio anuncia uma campanha que abrange todo o território nacional, e conta com mais de 100 centros certificados disponíveis para todas as pessoas com mais de 60 anos, que são os centros Minisom da empresa que vende serviços de saúde de reabilitação auditiva com recurso a aparelhos auditivos.

SNS está a enviar mais doentes para tratamentos no estrangeiro

SIC Notícias

Em casos clínicos muito graves, e como recurso, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode enviar doentes para centros terapêuticos altamente especializados no espaço europeu. Segundo dados da Direção Geral da Saúde (DGS), avançados pelo Jornal de Notícias, em 2023 foram aprovados 470 pedidos no âmbito do programa de assistência médica no estrangeiro que significaram 585 deslocações pagas pelo SNS.

Na maioria dos casos, e de acordo com os dados da DGS, os pacientes são enviados para Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Países Baixo, Itália e Suíça. As deslocações acontecem por não existir tratamento em Portugal.

Em 2023, 57% das autorizações dizem respeito a tratamentos na área da genética, 11% a terapias com protões, a protonterapia, para doentes com cancro.

Semana Europeia do Teste de Outono 2024

DGS

A Semana Europeia do Teste de Outono de 2024 decorre entre 18 e 25 de novembro. Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

A promoção desta semana é da EuroTEST, desde 2013, em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS), e decorrer duas vezes por ano - na primavera (maio) e no outono (novembro), para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.

Prevenir, Testar e Tratar a infeção por VIH e hepatites virais são estratégias essenciais. Faça o teste!

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.