Notícias da Saúde em Portugal 476

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Número de doentes a aguardar vaga na rede de cuidados continuados aumentou em 2023

Jornal de Notícias

Os dados são divulgados hoje no relatório de monitorização do acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) com base em informação disponibilizada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo a qual 1.804 doentes aguardavam vaga em 31 de dezembro de 2023.

De acordo com a tendência observada em Portugal continental, as regiões de saúde do Norte, Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e Alentejo registaram um aumento no número de utentes a aguardar vaga face a 2022, contrariamente às regiões do Centro e do Algarve.

O maior número de utentes em espera concentrava-se nas Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e nas Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR) tal como se tem vindo a verificar nos últimos anos analisados pela ERS.

Os dados indicam que grande parte da população residente em Portugal continental residia a 60 ou menos minutos de um estabelecimento da RNCCI, para os três tipos de unidade de internamento (mais de 90%).

O estudo também revela uma tendência de agravamento da mediana do tempo de espera, desde a referenciação até à identificação de vaga nas UMDR em todas as regiões.

Lisboa e Faro com maior risco de transmissão da dengue devido ao aumento de mosquitos

SIC Notícias

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) alerta para o aumento significativo de mosquitos da espécie invasora Aedes albopictus (transmissor de vírus que causam doenças infeciosas como dengue), nos distritos de Lisboa e Faro, segundo os resultados do projeto mosquitoWEB.

A entomologista do IHMT NOVA e responsável operacional da plataforma mosquitoWEB, Teresa Novo, reforçou, em comunicado, "a necessidade de uma maior consciencialização da população para reduzir o risco de propagação de mosquitos, vetores de agentes patogénicos no país". É, por isso, essencial a "participação da comunidade para proteger a saúde coletiva".

Recomendações

Com as condições atmosféricas de humidade e temperatura favoráveis à proliferação de mosquitos, a vigilância e a adoção de medidas simples pela população são essenciais para reduzir os riscos associados à disseminação de doenças transmitidas por mosquitos.

Duas dicas para tentar limitar a propagação dos mosquitos:

  • Eliminar águas paradas: verifique e elimine recipientes com água acumulada, tanto em casa quanto em espaços ao redor;

  • Usar repelente e outras barreiras físicas, como redes mosquiteiras, para prevenir picadas.

Bastam 10 minutos de exercício ligeiro após cada hora sedentária para reduzir a pressão arterial

Notícias Saúde

Mais de seis horas por dia passadas de forma sedentária, desde a infância até à idade adulta, pode causar um aumento excessivo de 4 mmHg na pressão arterial sistólica, mostra um novo estudo, que confirma ainda que o envolvimento contínuo em exercício ligeiro mitigou significativamente este aumento.

No presente estudo, realizado por especialistas das Universidades de Bristol e Exeter, no Reino Unido, e da Universidade do Leste da Finlândia, 2.513 crianças foram seguidas dos 11 aos 24 anos.

No início do estudo, os mais pequenos passavam seis horas por dia sedentárias, seis horas por dia a praticar exercício ligeiro e aproximadamente 55 minutos diários em atividade física moderada a vigorosa. No seguimento feito durante a idade adulta, nove horas por dia eram passadas de forma sedentária, três horas por dia em atividades físicas ligeiras e aproximadamente 50 minutos em atividade física moderada a vigorosa.

A pressão arterial média na infância era de 106/56 mmHg, que aumentou para 117/67 mmHg na idade adulta jovem, em parte devido ao desenvolvimento fisiológico normal. Mas o aumento persistente do tempo sedentário entre os 11 aos 24 anos foi associado a um aumento médio excessivo de 4 mmHg na pressão arterial sistólica. Já a participação em exercício ligeiro desde a infância reduziu o nível final em 3 mmHg.

“Além disso, quando 10 minutos de cada hora sedentária foram substituídos por uma quantidade igual de atividade física ligeira desde a infância até à idade adulta jovem num modelo de simulação, a pressão arterial sistólica diminuiu 3 mmHg e a pressão arterial diastólica em 2 mmHg. Isto é significativo, uma vez que foi relatado em adultos que uma redução da pressão arterial sistólica de 5 mmHg diminui o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em 10%.”

Andrew Agbaje, Médico

Atendimento em Língua Gestual Portuguesa garante acessibilidade ao SNS

SPMS

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, foi atingido o total de 5.800 triagens realizadas através da plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas.

Inserida no portal SNS 24, esta plataforma tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, pois permite estabelecer contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

A plataforma pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e a pessoa surda, nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), representando uma melhoria significativa no acesso aos serviços.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.