- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 477
Notícias da Saúde em Portugal 477
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Portugal entre os quatro melhores da OCDE na vacinação contra papilomavírus humano
Expresso
Portugal é um dos quatro, entre os 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que atingiram a meta relativa à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), indica um relatório na passada quinta-feira.
A análise "Tackling the Impact of Cancer on Health, the Economy and Society" assinala que as vacinas contra a infeção pelo HPV "são seguras e altamente eficazes", permitindo "proteger as gerações futuras do cancro cervical [evitando entre 84% e 92% destes, que representam 91% de todos os relacionados com o vírus] e prevenir quase nove em cada 10 mortes prematuras", pelo que foram incluídas nos programas de imunização de quase todos os países da OCDE.
Programas de vacinação executados de forma otimizada também permitiriam reduzir "o encargo total do cancro nas despesas de saúde em 1,3% em média na OCDE (1,6% na União Europeia) e acrescentar o equivalente a 120.000 trabalhadores a tempo inteiro à força de trabalho da OCDE (40.000 para a UE)".
A análise mostra que atingir as metas relativas aos seis fatores de risco do cancro que fazem parte do Plano de Ação Global da Organização Mundial da Saúde sobre doenças não transmissíveis (tabagismo, consumo de álcool, dietas pouco saudáveis, sedentarismo, excesso de peso e poluição do ar) poderia prevenir cerca de 8% de todos os casos de cancro, 12% das mortes prematuras e reduzir o seu peso nas despesas de saúde em 9%, entre 2023 e 2050.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"Que a MedSUPPORT é uma empresa que nos transmite confiança e profissionalismo e não estando presentes "fisicamente" o sentimento que temos é que estão sempre a olhar por nós e para nós. Resumindo: São os nossos Anjos da Guarda."
Retirados do mercado produtos para o cabelo parecidos com saquetas de fruta
SIC Notícias
Embalagens de produtos para o cabelo parecidas com saquetas de fruta para crianças foram retiradas do mercado, na sequência de uma denúncia da DECO e de diligências das autoridades.
A retirada do mercado de "todas as unidades" dos produtos, disse à Lusa fonte da DECO, foi comunicada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - INFARMED, I.P.. De acordo com a informação envida à Lusa pela associação, o INFARMED, I.P. explicou que após o contacto com a empresa distribuidora, a L´Oreal Portugal, foi iniciada a respetiva ação de fiscalização para que a empresa tomasse medidas para corrigir "a não conformidade verificada no mercado nacional" em relação às embalagens da gama de cuidados para o cabelo ´Hair Booster´, da Fructis.
"Após avaliação das respetivas medidas propostas e adotadas pela empresa L'Oreal Portugal, Unipessoal Lda., nomeadamente a retirada do mercado nacional de todas as unidades dos referidos produtos, informamos que o processo foi considerado concluído."
"Segundo a legislação nacional e europeia, é proibido o fabrico, importação, exportação ou comercialização de produtos conhecidos por 'imitações perigosas', como cosméticos suscetíveis de serem confundidos com géneros alimentícios. Assim, estão proibidos produtos que, não sendo alimentares, possam, de alguma forma, induzir os consumidores em erro pelo seu aspeto, acondicionamento, rotulagem ou cor", lia-se no texto.
Estudo do cérebro em movimento oferece novas perspetivas sobre a doença de Parkinson
Jornal de Notícias
Investigadores financiados pela União Europeia (UE) estão a desenvolver uma nova tecnologia que permite monitorizar a atividade cerebral associada ao movimento dos pacientes. O seu trabalho deverá abrir caminho à deteção precoce da doença de Parkinson e de outras doenças neurológicas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Até há pouco tempo, era impossível observar o que se passava no cérebro com o corpo em movimento. Os exames cerebrais normais requerem que os doentes se deitem e fiquem parados, o que limita a capacidade de os cientistas compreenderem como o cérebro reage às situações do dia a dia e as processa. Mas graças ao trabalho de colaboração dos investigadores do TwinBrain, uma iniciativa de investigação de 3 anos financiada pela UE e coordenada por cientistas eslovenos, a tecnologia que torna isto possível foi alargada para abranger novas regiões do cérebro e novas funcionalidades.
Fazemos multitarefas constantemente, quase sem pensar. Pense quando vai ao supermercado. Percorre os corredores à procura dos artigos da sua lista de compras, mantendo-se atento às últimas pechinchas e tentando não esbarrar nos outros compradores. Os investigadores da UE estão agora a estudar estas atividades quotidianas na esperança de encontrar pistas vitais para detetar e tratar doenças neurológicas graves.
"Esta situação pode parecer muito simples para pessoas jovens e saudáveis, mas é uma situação que requer uma multitarefa poderosa do cérebro."
Inspeções à acumulação de funções públicas com funções ou atividades privadas
IGAS
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) publicou um guião para a realização de inspeções à acumulação de funções públicas com funções ou atividades privadas. O objetivo da inspeção é verificar os procedimentos de controlo interno utilizados pelas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde, nos processos de autorização da acumulação de funções públicas com funções ou atividades privadas e na avaliação do cumprimento das normas aplicáveis a esta situação.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply