- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 479
Notícias da Saúde em Portugal 479
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Herpes zóster leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias
Jornal de Notícias
Cerca de 63 mil casos de herpes zóster, conhecida como zona, foram diagnosticados num ano, uma doença que leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias e que custa anualmente ao país mais de 10 milhões de euros.
Os dados constam de um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e que estima que, entre julho de 2023 e junho deste ano, 62.985 adultos tiveram um diagnóstico de infeção por herpes zóster, das quais 67% tinham mais de 50 anos.
Vulgarmente conhecida por zona, trata-se de uma doença transmissível provocada pela reativação do vírus da varicela. Os sintomas começam com dor intensa ou comichão na pele, surgindo, alguns dias depois, umas manchas vermelhas que evoluem para bolhas com líquido e, posteriormente, crostas.
"Inferiu-se também que, durante os 11 anos em que a vacina se mostrou eficaz, existe um potencial de evitar que parte dos 520 mil portugueses afetados recorram a cuidados de saúde relacionados com episódios de zona."
Lesões comuns na infância: quando procurar assistência médica
Notícias Saúde
Cada marco de desenvolvimento das crianças traz consigo uma nova camada de curiosidade: as crianças gostam de encontrar a causa e o efeito sem conhecer os riscos e, como resultado, podem ter problemas e sofrer lesões. E quando isso acontece, é difícil vê-las sentir dor ou desconforto. Mas quando essa criança é um bebé ou muito pequena, é muitas vezes difícil determinar o que aconteceu e onde está a dor, pelo que é importante que os pais e os cuidadores estejam cientes dos sinais físicos que acompanham as lesões pediátricas comuns.
A médica do Hospital Infantil de Los Angeles, Bianca Edison, explica o que os pais devem procurar para determinar se a lesão do seu filho necessita de cuidados médicos urgentes.
Lesões na cabeça
As lesões na cabeça são comuns em crianças pequenas. Edison diz que é importante estar ciente dos sintomas de alerta que podem ocorrer após um traumatismo craniano. “Incluem irritabilidade severa acima e para além do que a criança normalmente apresenta, múltiplos episódios de vómitos, fala arrastada, diferentes tamanhos de pupilas e uma mudança repentina na forma como a criança anda”, afirma. “Estes sintomas são motivo de preocupação significativa e necessitam de cuidados médicos imediatos.”
Fraturas
A lesão mais comum entre crianças pequenas e bebés são as fraturas causadas por quedas de camas, muda-fraldas, sofás, mesas de centro, estruturas lúdicas, etc. “Basta o ângulo correto e a força certa no osso para que ocorra uma fratura”, refere a médica.
Como saber se o seu filho tem uma fratura? Alguns indicadores incluem inchaço imediato no local da lesão, deformidade e relutância em utilizar a parte do corpo lesionada (manter um braço junto ao corpo ou não colocar peso na perna). Edison refere cinco outros sinais que devem levar a uma visita imediata às urgências: dor (desconforto extremo e sensibilidade), palidez (aspeto pálido e pouco saudável na pele sobrejacente), pulso (fraco ou não detetável), dormência ou formigueiro, paralisia (incapacidade de mover a parte lesada do corpo).
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Lesões oculares
Lesões na boca/dentes
Sedentarismo é responsável por mais de dois milhões de mortes por ano em todo o mundo
SIC Notícias
Os anos passam e o corpo vai dando sinais. Dos músculos, aos ossos e diferentes órgãos a capacidade vai diminuindo de forma natural e diferente de pessoa para pessoa. A degradação do estado físico e muitas vezes psicológico, natural do avançar da idade, leva a que os idosos registem altas taxas de sedentarismo.
Dados de um estudo de uma universidade escocesa mostram que 60% dos idosos ultrapassam este limite. Combatê-lo pode ser um passo para evitar a diminuição das capacidade funcional, ou seja, de realizar as atividades essenciais do dia-a-dia.
“O exercício físico é quase como um medicamento válido para reverter grande parte das alterações fisiológicas do envelhecimento. Pode prevenir várias doenças como hipertensão arterial, a dislipidemia, a insuficiência cardíaca, a osteoporose , a doença osteoarticular degenerativa, mesmo as alterações da memória podem beneficiar do exercício físico.”
Maria do Rosário Rodrigues de Barros designada Chief Nursing Officer
OE
A enfermeira Maria do Rosário dos Reis Vieira Rodrigues de Barros pela sua designação para o cargo de Chief Nursing Officer no âmbito da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Maria do Rosário dos Reis Vieira Rodrigues de Barros é enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária, especialista em Epidemiologia e pós-graduada em Gestão e Administração da Saúde. Foi designada pelas suas competências técnicas e pela vasta experiência no setor.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply