- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 480
Notícias da Saúde em Portugal 480
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Reportados 35 internamentos de crianças até aos 2 anos por Vírus Sincicial Respiratório
Saúde Online
Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus Sincicial Respiratório, uma infeção que tem registado uma tendência crescente nas últimas semanas, segundo o Instituto Ricardo Jorge.
De acordo com o documento, referente à última semana, do total das crianças internadas, “40% tinha uma idade inferior ou igual a 3 meses, 26,7 % das crianças eram prematuras e 8,6 % das crianças internadas (3 crianças) foram internadas em Unidade de Cuidados Intensivos ou tiveram necessidade de ventilação”.
Desde o início da época de vigilância, os hospitais da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios registaram 14.165 casos de infeção respiratória e identificaram 394 casos de gripe.
Mais de 10 mil crianças foram imunizadas contra o VSR em Portugal continental, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). A campanha teve início a 15 de outubro de 2024 e decorre até 31 de março de 2025, procurando englobar a imunização de recém-nascidos neste período em maternidades dos setores público, privado e social ou crianças com fatores de risco.
Um terço dos inquiridos num estudo da DECO Proteste vai ao dentista menos de uma vez por ano
SIC Notícias
Num trabalho intitulado "O Sorriso tem Preço", a revista da Deco assinala que entre os inquiridos que fizeram tratamentos nos últimos dois anos, quase metade (45%) pagou a despesa do próprio bolso e apenas 2% recorreu ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Segundo a mesma fonte, as questões financeiras levaram ainda ao adiamento e cancelamento de grande parte das consultas (17%), com um em cada quatro inquiridos deste universo a afirmar ter sofrido consequências graves para a saúde.
As falhas são menores entre os que têm uma situação financeira mais confortável, mas, mesmo assim, um quinto não segue a frequência recomendada e 7% nunca faz consultas de rotina.
"Como há seis anos, os consumidores continuam a optar sobretudo por consultórios, clínicas e hospitais privados, mas surgiu um fenómeno novo, o recurso por 16% dos inquiridos a consultas em dentistas pertencentes à rede de seguradoras, onde os custos são menores", revela o inquérito.
Portugal registou 924 novos casos de VIH em 2023: são mais 120 do que no ano anterior e mais do que a média da UE
Expresso
Portugal registou 924 novos casos de infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens e em pessoas nascidas fora de Portugal, indica o relatório "Infeção por VIH em Portugal 2024" divulgado esta quarta-feira.
Em declarações à Lusa, o subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a área da Saúde Pública explicou que, apesar dos quase 1.000 novos casos, há uma "tendência de longo prazo decrescente" desde 2000.
"É um número que ainda não nos deixa totalmente descansados [...], mas esta tendência de longo prazo decrescente diz-nos que estamos a fazer uma abordagem que nos dá alguma segurança, que estamos a controlar esta epidemia."
Segundo o relatório, que vai ser hoje apresentado pela DGS e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), entre 2014 e 2023, houve uma redução de 36% no número de novas infeções por VIH e de 66% em novos casos de SIDA.
André Peralta-Santos destacou que, pela primeira vez, "a maioria dos novos casos ocorreu em pessoas nascidas fora de Portugal" (53,1%), apesar de terem sido infetadas no país. "Isto convoca-nos a uma reflexão para trabalharmos estas populações que nascem fora de Portugal com mais intensidade, percebendo quais são as suas necessidades de acesso a cuidados", observou.
SNS 24 distinguido como Enfermeiro do Ano na III Convenção Internacional dos Enfermeiros
SPMS
A linha SNS 24 foi distinguida como Enfermeiro do Ano nos Prémios Valor e Excelência 2024, entregues pela Ordem dos Enfermeiros, no dia 22 de novembro, durante a III Convenção Internacional dos Enfermeiros, em Fátima.
Para a Ordem dos Enfermeiros (OE), o SNS 24 mereceu a distinção pelo “apoio que presta à população” e também porque “tem contribuído para aliviar a pressão sobre os serviços de urgência e tem sido um exemplo de competência e profissionalismo”, ao garantir que todos recebem os cuidados adequados.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply