- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 491
Notícias da Saúde em Portugal 491
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Estas são as 10 cidades mais barulhentas do mundo
Sapo
O ruído ambiente causado pelas atividades humanas - transportes, atividades industriais, comerciais, recreativas e outras - é um problema ambiental, estimando-se que 125 milhões de pessoas na União Europeia estejam expostas a níveis sonoros, gerados principalmente por tráfego rodoviário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora é produtora de efeitos adversos na saúde como stress, perturbações do sono, dificuldades na aprendizagem escolar em crianças e até doenças cardiovasculares. O ruído é a segunda maior causa ambiental de problemas de saúde, atrás apenas do impacto da poluição do ar causado pelo poluente partículas.
Conheça as 10 cidades com mais decibéis em todo o mundo:
Dhaka (Bangladesh)
Moradabad (Índia)
Islamabad (Paquistão)
Rajashahi (Bangladesh)
Ho Chi Minh City (Vietname)
Ibadan (Nigéria)
Kupondole (Nepal)
Argel (Argélia)
Banguecoque (Tailândia)
Nova Iorque (Estados Unidos da América)
Cientistas descobrem como o colesterol 'mau' atua no corpo
SIC Notícias
Cientistas descobriram como o colesterol 'mau', conhecido como colesterol das lipoproteínas de baixa densidade ou LDL-C, se acumula no organismo, uma descoberta que pode facilitar o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para as doenças cardiovasculares.
Os resultados, publicados na quarta-feira na revista Nature, lançam luz sobre o contributo do LDL para as doenças cardíacas - a principal causa de morte no mundo - e podem abrir a porta a tratamentos personalizados mais eficazes para reduzir o LDL.
Normalmente, quando o LDL e o LDLR se unem, inicia-se o processo de remoção do LDL do sangue. Mas as mutações genéticas podem impedir este trabalho, fazendo com que o LDL se acumule no sangue e se deposite nas artérias como placas, levando à aterosclerose que causa doenças cardíacas.
Nesta investigação, pela primeira vez e com tecnologia de ponta, os investigadores puderam ver o que acontece numa fase crítica deste processo e observar o LDL sob uma nova luz. Os investigadores utilizaram uma técnica de imagem avançada - chamada microscopia crioeletrónica - para ver toda a proteína estrutural do LDL quando esta se liga ao LDLR.
Depois, utilizando 'software' baseado em inteligência artificial (IA), conseguiram modelar a estrutura e localizar mutações genéticas conhecidas que levam ao aumento do LDL (os programadores de software, que não estiveram envolvidos no estudo, receberam recentemente o Prémio Nobel da Química de 2024).
Assim, verificaram que muitas das mutações localizadas no ponto de ligação entre o LDL e o LDLR estavam associadas a uma doença hereditária denominada hipercolesterolemia familiar (HF). A HF é caracterizada por defeitos na forma como o corpo absorve o LDL nas suas células, e os doentes apresentam níveis extremamente elevados de LDL e podem sofrer ataques cardíacos numa idade muito jovem.
Uma dieta saudável ajuda na pesada batalha contra a dor crónica
Notícias Saúde
A dor crónica é uma condição aguda e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. E embora estejam disponíveis intervenções para a dor, muitos são os que se debatem sem qualquer tratamento. Agora, uma nova investigação da Universidade do Sul da Austrália (UniSA) mostra que a adoção de uma dieta saudável pode reduzir a gravidade da dor crónica, apresentando uma forma fácil e acessível para os doentes gerirem melhor a sua condição.
Explorando as associações entre a gordura corporal, a dieta e a dor, os investigadores descobriram que um maior consumo de alimentos saudáveis estava diretamente associado a níveis mais baixos de dor corporal, sobretudo entre as mulheres.
É importante salientar que estas descobertas foram independentes do peso da pessoa, o que significa que uma dieta saudável pode ajudar a reduzir a dor crónica independentemente da composição corporal.
“No nosso estudo, o maior consumo de alimentos essenciais – que são vegetais, frutas, cereais, carnes magras, produtos lácteos e alternativas – esteve relacionado com menos dor, e isto independentemente do peso corporal. Algo que é importante porque o excesso de peso ou a obesidade são um fator de risco conhecido para a dor crónica”
Prémios Médicos de Família de Ouro
OM
A 1ª Gala MGFamiliar decorrerá nas instalações da Ordem dos Médicos no Porto, no próximo dia 10 de janeiro de 2025 às 21h30. Será a primeira edição deste evento inovador no panorama da Medicina nacional, no qual serão entregues pela primeira vez os Prémios Médicos de Família de Ouro.
As categorias são:
Prémio “Médico de Família ao Longo da Vida”
Prémio “Médico de Família do Ano”
Prémio “Melhor Artigo Científico”
Prémio “Melhor Tese de Doutoramento”
(…)
A entrada é gratuita mas sujeita à capacidade da sala.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply