- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 495
Notícias da Saúde em Portugal 495
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025
Jornal de Notícias
A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.
Entre as principais medidas, destaca-se que "os beneficiários suportarão um custo máximo de 500 euros por qualquer cirurgia realizada no Regime Convencionado, assumindo a ADSE todo o restante valor".

Além disso, aumenta o reembolso pago aos beneficiários pelas consultas no Regime Livre, bem como o valor pago aos prestadores no Regime Convencionado, pelas consultas de especialidade, clínica geral, psicologia clínica e nutrição.
No regime livre, o reembolso das consultas presenciais aumenta de 20,45 euros para 25 euros, enquanto o reembolso das consultas de psicologia clínica aumenta para 16 euros. Passa também a incluir consultas de nutrição (reembolso de 16 euros) e teleconsultas (reembolso de 20 euros).
Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da DGS
DGS
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia 18 de dezembro de 2024.
Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro.

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:
a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Apelo à doação de sangue na época festiva face a baixas reservas
Jornal de Notícias
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou ontem a todos os dadores saudáveis, nomeadamente os mais jovens, para doarem sangue entre o Natal e o Ano Novo, alertando para os baixos níveis das reservas nesse período.
"Com o inverno, o frio e as gripes, nesta altura do ano temos sempre uma baixa na reserva de sangue."

Alberto Mota salientou que "a dádiva de sangue é segura" e que estão elegíveis para dar sangue pessoas com mais de 18 anos, com mais de 50 quilogramas (kg) e saudáveis. A FEPODABES voltou a lembrar que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias.
"O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas."
No final de outubro, a FEPODABES alertou que as reservas de sangue já estavam pouco acima de metade do que seria ideal.
Viagem pelos 100 anos da Bial, única farmacêutica em Portugal a produzir e vender fármacos de investigação própria
SIC Notícias
A maior farmacêutica portuguesa está a celebrar 100 anos. Criada em abril de 1924, a Bial é a primeira e única empresa do ramo em Portugal a produzir e vender fármacos de investigação própria e de patente nacional.
Gerida pela família Portela há quatro gerações, a Bial ocupa agora uma área de 24 hectares, na Trofa. Foi já a partir destas instalações que, em 2009, lançou no mercado um medicamento para o tratamento da epilepsia, o primeiro fármaco totalmente desenvolvido em Portugal.

Internacionalização que deu um forte impulso à empresa mas que de início causou também algum nervosismo a quem participava na produção dos primeiros lotes deste medicamento, que custou mais de 300 milhões de euros.
Com presença em 50 países, a Bial tem como principais mercados Espanha e os Estados Unidos. Apesar do próximo presidente norte-americano ameaçar impor tarifas a todas as importações, António Portela não prevê que o negócio da empresa possa ser prejudicado.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply