Notícias da Saúde em Portugal 497

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Editorial

Caros leitores,

Chegou o momento de fazermos uma pausa natalícia nas edições da MedSUPPORT.news, voltamos na próxima quinta feira.

Desejamos a todos boas festas e Feliz Natal! 🎄🌟☃️🎁

A MedSUPPORT.news regressa a 26 de dezembro

A Equipa MedSUPPORT 🌟

Estudo revela os riscos de saúde escondidos por detrás de um "e viveram felizes para sempre"

Euronews

Trauma, raiva e alopécia - as princesas da Disney também adoecem e, por detrás dos finais felizes, escondem-se graves problemas de saúde. Investigadores dos Países Baixos elaboraram um estudo satírico, mas cientificamente fundamentado, para além dos ideais irrealistas dos espectadores.

Não é um campo muito abordado, para se ser justo, especialmente se considerarmos que a Aurora da Bela Adormecida não tem muita independência, a Cinderela deixa toda a gente passar por cima dela (incluindo os ratos) e a Rapunzel confia num completo estranho chamado Flynn.

Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões)

A Branca de Neve pode ser a primeira princesa da Disney, mas as suas "oportunidades de interação social são extremamente limitadas".

A investigação afirma que "uma visão geral das revisões sistemáticas encontra uma forte associação positiva entre a falta de interação social e as doenças cardiovasculares, a depressão e a ansiedade".

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Aurora (A Bela Adormecida)

  • Cinderela (Cinderela)

  • Belle (A Bela e o Monstro)

  • Jasmine (Aladino)

  • (…)

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Um serviço de altíssima qualidade e utilidade!"

Dr. João Pimenta  | João Pimenta, Lda. - Barcelos

UE proíbe uso do químico bisfenol A em produtos que contactem com alimentos

SIC Notícias

A Comissão Europeia proibiu ontem a utilização na União Europeia (UE) da substância química bisfenol A (BPA) em plásticos que contactam com alimentos, devido aos efeitos potencialmente nocivos para a saúde.

A proibição implica que o BPA não será permitido em produtos que entrem em contacto com alimentos ou bebidas, tais como revestimentos de latas de metal, garrafas de plástico reutilizáveis para bebidas, refrigeradores de água e outros utensílios de cozinha.

A proibição surge na sequência de um voto positivo dos Estados-membros da UE no início deste ano e de um período de análise pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, e tem em conta a mais recente avaliação científica da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA).

O BPA tem efeitos potencialmente nocivos para o sistema imunitário e o seu uso estava já interdito em produtos para bebés, como biberões.

Casos de gripe aumentam, com 386 positivos para o vírus na semana passada

Jornal de Notícias

Na semana passada foram identificados 386 casos positivos de infeção com o vírus da gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, informou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica da gripe divulgado pelo Insa, daquele total, 353 casos eram do tipo B e 33 do tipo A, tendo sido identificado o "subtipo A (H1N1) pdm09" em sete dos casos. Na semana anterior tinham sido reportados 260 casos positivos para o vírus da gripe.

Na semana de 9 a 15 "continuou a ser detetada a circulação de outros vírus respiratórios, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (RSV) o mais frequente". O boletim dá conta de uma "tendência estável" no número de casos internados por infeção por RSV em crianças menores de 24 meses.

Desde o início da época de vigilância, em 30 de setembro, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (Hospitais) identificaram 1440 casos de gripe e notificaram 27.351 casos de infeção respiratória.

Investigação releva importância da comunicação entre o sistema imunitário e os neurónios na dor pós-operatória

SIC Notícias

Uma investigação biomédica revelou a importância da comunicação entre o sistema imunitário e os neurónios na dor pós-operatória, resultados de um estudo que abre caminho a novos analgésicos indicados para o pós-operatório.

Um trabalho de investigação liderado por cientistas de diferentes áreas da Universidade de Granada, em colaboração com a Universidade de Barcelona, confirmou a importância da comunicação entre as primeiras células do sistema imunitário que chegam ao tecido danificado para reparar uma ferida e o neurónios.

A dor que ocorre poucas horas após a cirurgia, no pós-operatório imediato, costuma apresentar-se com intensidade muito elevada, e os medicamentos utilizados para tratá-la são insuficientes para controlá-la adequadamente, o que representa um problema clínico significativo.

O processo de reparação de uma ferida cirúrgica inicia-se imediatamente após a lesão. As células que constituem um tecido comunicam entre si através de sinais químicos que são alterados quando este é danificado, como acontece após uma cirurgia. Os responsáveis pelo estudo destacaram a importância dos neutrófilos na dor pós-operatória, algo que até agora passava despercebido. A investigação demonstrou que estas células mantêm uma comunicação muito próxima com os nociceptores, favorecendo a transmissão da dor.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.