Notícias da Saúde em Portugal 498

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Secretárias de pé podem não ser a opção mais saudável para trabalhos sedentários

Euronews

As secretárias de pé têm sido vendidas como uma alternativa potencial para os trabalhadores de escritório reduzirem os efeitos adversos da posição sentada prolongada, mas até que ponto funcionam realmente?

Alguns afirmam que as secretárias de pé podem ajudar a perder peso, a baixar os níveis de açúcar no sangue ou mesmo a melhorar as dores de costas. No entanto, a ciência não é tão clara como o marketing. A posição de pé parece ter algumas vantagens em relação à posição sentada, afirma Kévin Desbrosses, investigador do Instituto Nacional Francês de Investigação e Segurança para a Prevenção de Acidentes e Doenças Profissionais (INRS).

Algumas vantagens em relação a estar sentado

"Para os humanos, a posição sentada é uma posição de repouso, enquanto que a posição de pé é uma posição de alerta", disse, acrescentando que, enquanto estão de pé, as pessoas gastam mais energia e têm um melhor fluxo sanguíneo, "desde que a postura não seja prolongada".

“O que é importante não é apenas a quantidade total diária de tempo passado [sendo] sedentário, é também a duração de cada período passado numa postura sentada.”

Kévin Desbrosses, Investigador INRS

"Descobrimos que os períodos prolongados de pé estavam associados a um maior risco de doenças circulatórias, como varizes e trombose venosa profunda, devido ao tempo prolongado passado numa postura estática que provoca a acumulação de sangue nas extremidades inferiores", acrescentou.

Recolha voluntária de lotes de medicamentos Duloxetina toLife

INFARMED, I.P.

A empresa Towa Pharmaceutical, S.A., irá proceder à recolha voluntária dos lotes abaixo indicados de medicamentos Duloxetina toLife, Duloxetina, cápsula gastrorresistente, nas dosagens de 30mg e 60mg por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza.

Nº de Registo

Nome

DCI

Dosagem

Embalagem

N.º Lote

Prazo de Validade

5634670

Duloxetina toLife

Duloxetina

30 mg

28 unidade(s)

221556

30/06/2025

5634670

Duloxetina toLife

Duloxetina

30 mg

28 unidade(s)

230408

31/07/2025

5634738

Duloxetina toLife

Duloxetina

60 mg

28 unidade(s)

240672

30/11/2026

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

Vacinação contra a Gripe: recorde na adesão das pessoas com 85 ou mais anos de idade

DGS

Entre 20 de setembro e 22 de dezembro de 2024, foram vacinadas mais de 285 mil pessoas com 85 ou mais anos de idade contra a Gripe, a maior adesão registada desde o outono de 2022, correspondendo a uma cobertura de 83,58%. Simultaneamente, mais de 220 mil pessoas nesta faixa etária foram vacinadas contra a COVID-19.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala que este é o grupo mais vulnerável a complicações graves que podem resultar das infeções respiratórias no outono-inverno, tratando-se de um marco positivo na prevenção de hospitalizações e óbitos no âmbito da Resposta Sazonal em Saúde, tendo beneficiado, pela primeira vez, do alargamento da gratuitidade da vacinação contra a Gripe de dose elevada.

Universidade de Coimbra integra projeto europeu de diagnóstico precoce e monitorização da esquizofrenia

Notícias Saúde

Desenvolver ferramentas mais avançadas e económicas para o diagnóstico da esquizofrenia, melhorando a qualidade de vida dos doentes (e dos seus familiares), e otimizar as estratégias de tratamento e monitorização desta doença mental são os principais objetivos do projeto europeu VOLABIOS, que reúne 18 parceiros de 11 países, entre os quais a Universidade de Coimbra (UC), e que acaba de receber um financiamento de oito milhões de euros no âmbito do programa Horizonte Europa.

O projeto Validation and Comparative Multi-Omics Benchmarking of Fluid-Derived Volatilomics Biomarkers for the Prevention and Early Detection of Schizophrenia arranca oficialmente a 1 de janeiro de 2025, com a ambição de revolucionar o diagnóstico precoce e o tratamento da esquizofrenia, doença mental crónica que afeta aproximadamente 1% da população mundial (cerca de 80 milhões de pessoas) e está entre as 15 principais causas de incapacidade a nível global, reduzindo a esperança de vida em 10-15 anos.

Da Universidade de Coimbra, participam no VOLABIOS equipas de investigação coordenadas por vários especialistas que, ao longo dos quatro anos e meio de duração do projeto, vão atuar em dois planos distintos: por um lado, estudar a mecânica molecular da esquizofrenia; e, por outro, utilizar novas tecnologias para facilitar o diagnóstico precoce da doença.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.