Notícias da Saúde em Portugal 499

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Saúde em 2024: as maiores descobertas e investigações médicas que nos deram esperança este ano

Euronews

Da investigação sobre novos medicamentos para perder peso ao impacto da inteligência artificial (IA) na medicina, o ano de 2024 foi marcado por importantes avanços científicos, especialmente na área da saúde.

Eis alguns dos progressos registados na área da saúde no último ano e os temas que mereceram mais atenção por parte dos investigadores.

Novos medicamentos para a diabetes associados a outros benefícios além da perda de peso

Uma classe de medicamentos para a diabetes, os agonistas dos receptores GLP-1, tem feito furor nos últimos anos e este ano não é exceção, com vários novos estudos que analisam o impacto destes medicamentos de sucesso.

Para além de ajudarem os doentes com diabetes tipo 2 e pacientes com obesidade, estes medicamentos estão agora associados a uma série de benefícios adicionais.

Injeção bienal contra o VIH funciona melhor do que um comprimido diário

Este ano foi divulgada uma nova investigação sobre uma injeção tomada duas vezes por semana contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH) que é mais eficaz do que o comprimido oral diário (profilaxia pré-exposição) na prevenção do vírus.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Novas análises ao sangue para detetar a doença de Alzheimer

  • IA e as terapias contra o cancro

  • Continuação das consequências da COVID e do impacto das alterações climáticas

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Bom trabalho, boa equipa e bastante competente"

Dr. Bruno Nicolau Costa  | Bruno Nicolau Costa, Lda. - Santiago do Cacém

Aviso de segurança relativo aos cartuchos de insulina Accu-Chek Spirit

INFARMED, I.P.

O fabricante Roche Diabetes Care GmbH identificou a possibilidade de ocorrência de derrames de insulina nos cartuchos de insulina Accu-Chek Spirit 3.15 ml cartridge system devido a um problema de fabrico ocorrido no período de 01-03-2024 a 31-10-2024 e associado a um fornecedor externo. Os derrames de insulina podem ocorrer na zona onde o cartucho se conecta com o conjunto de perfusão e não serem imediatamente detetados durante a utilização do Accu-Chek Spirit 3.15 ml cartridge system. Esta situação pode originar uma administração de insulina inferior ao desejado podendo ter impacto clínico, incluindo hiperglicemia grave ou cetoacidose diabética (CAD).

Assim que esteja corrigido o problema de fabrico responsável pela ocorrência de derrames de insulina, a Roche Diabetes Care GmbH fará a substituição de todas as unidades afetadas de cartuchos Accu-Chek Spirit 3.15 ml cartridge system que tenham sido distribuídas a utilizadores e profissionais de saúde. A disponibilização destas unidades de substituição está prevista para o final de janeiro de 2025.

Tendo em conta o acima exposto, o INFARMED, I.P. recomenda o seguimento:

  • interrompa de imediato a utilização das unidades de Accu-Chek Spirit 3.15 ml cartridge system fabricadas durante o período temporal afetado e mantenha-as na sua posse até que sejam fornecidas instruções adicionais;

  • caso não disponha de unidades fabricadas antes de 1 de março de 2024, consulte o seu médico ou equipa de saúde para adoção de um método terapêutico alternativo até que o Accu-Chek Spirit 3.15 ml cartridge system se encontre novamente disponível;

  • no caso de outras questões ou se for necessária assistência adicional, por favor contacte a linha de apoio a clientes do fabricante: 800 911 912 (Disponível 24h por dia).

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados através da plataforma REPORTE!, estando disponíveis também para qualquer questão os contactos: tel.: +351 21 798 71 45 e e-mail: [email protected].

Linha SNS 24 atendeu mais de 3,4 milhões de chamadas este ano, quase o dobro de 2023

Diário de Notícias

A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro comparativamente ao mesmo período de 2023, sendo dezembro o mês com maior número de atendimentos, revelam dados oficiais ontem divulgados à Lusa.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), gestor da Linha SNS 24, atribuem este "resultado histórico" de chamadas atendidas este ano, mais 87% face ao mesmo período de 2023, à "expansão de serviços" resultantes de iniciativas como o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas".

De acordo com os dados, em dezembro, até ao dia de Natal, o serviço atendeu mais de 390 mil chamadas, tendo ultrapassado o valor de novembro (388 mil). O recorde do ano foi atingido a 16 de dezembro, com 21.187 chamadas atendidas, "uma evolução que vai ao encontro do que tem sido o padrão de incidência das doenças respiratórias".

"O tempo médio de espera para este ano situa-se aproximadamente em um minuto e 48 segundos, pouco acima dos 57 segundos de 2023, apesar de o número de chamadas quase ter duplicado."

SPMS

Adiantam que em alturas específicas do ano, como o inverno, em horas de maior procura, poderá verificar-se um aumento pontual do tempo médio de resposta, mas a Linha "assegura sempre o atendimento, evitando deslocações desnecessárias e aumentando a segurança e o conforto dos utilizadores, que podem usufruir de atendimento e pré-triagem na sua própria casa".

Novo dispositivo ajuda pessoas com deficiência visual

Notícias Saúde

De acordo com um estudo do Imperial College London, o Shape, como se chama o dispositivo, tem um formato de tocha e curva-se para indicar quando a pessoa precisa de se mover e endireita-se para indicar que está na direção correta.

Esta ferramenta pode também ser utilizada por pessoas com visão natural, tanto que o estudo demonstrou que não encontrou nenhuma diferença significativa no desempenho entre participantes com deficiência visual que usaram o Shape e os participantes com visão natural.

Perante esta descoberta, o investigador principal do estudo do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrónica do Imperial College London, Ad Spiers, destaca que “o mais entusiasmante deste estudo é que se consegue demonstrar que o Shape pode ajudar pessoas com deficiência visual a realizar uma tarefa de navegação, assim como pessoas com visão. Isto é algo que nunca aconteceu com outros dispositivos de navegação”.

A diferença é que o dispositivo Shape usa a nossa capacidade de entender informações através do toque de uma forma, o que vai muito além do recurso à vibração, que era o mais habitual até então.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.