Notícias da Saúde em Portugal

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ACSS, I.P.

ACSS, I.P. publica relatório sobre pegada de carbono da saúde

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), através da equipa ECO@SAUDE da Unidade de Instalações e Equipamentos, disponibilizou, em janeiro, o relatório final da participação no projeto Operation Zero, promovido pela Health Care Without Harm.

A aplicação da metodologia prevista no projeto Operation Zero levou à produção do documento “Pegada de carbono do sector da saúde português e caminhos para a mitigação”, que apresenta as conclusões sobre a realidade do sector de saúde português, indicando caminhos de ação para a mitigação das emissões futuras.

O Operation Zero é um projeto inovador, que visa colocar o sector europeu de saúde no caminho para zero emissões líquidas de carbono, em linha com os compromissos climáticos europeus e internacionais.

INFARMED, I.P.

Utilização dos ingredientes Butylated Hydroxytoluene, Acid Yellow 3, Homosalate, HAA299 e Resorcinol em produtos cosméticos

A Comissão Europeia refletindo as preocupações crescentes com substâncias químicas que possam integrar a composição de produtos cosméticos e que possuam eventualmente potenciais propriedades desreguladoras do sistema endócrino, solicitou ao Comité Científico da Segurança dos Consumidores (CCSC) que realizasse avaliação de segurança das substâncias que se designam na Nomenclatura Internacional dos Ingredientes Cosméticos (INCI) como: Butylated Hydroxytoluene1, Acid Yellow 3, Homosalate3 e HAA2993.

Após avaliação pelo CCSC e considerando os dados enviados pelas empresas, através das associações do setor, e ouvidos os Estados Membros, a Comissão decidiu aplicar aos produtos que estão comercializados no mercado europeu as restrições constantes do Regulamento (UE) 2022/2195 publicado no dia 10 de novembro de 2022.

Para além das restrições, é ainda estabelecido que os produtos de coloração capilar oxidantes destinados à coloração de pestanas, loções capilares e champôs que contenham resorcinol, devem inserir na rotulagem a menção: “Não utilizar na coloração de pestanas ou sobrancelhas."

Notícias Magazine

Testar o sangue em três minutos

Dispositivo portátil para usar em qualquer situação e lugar, mesmo sem energia e sem Internet, venceu um prémio de inovação. A precisão ultrapassa os 99%. A ideia nasceu numa startup com sede em Braga.

Primeiro, o sangue. A amostra é colocada num cartucho, cada cartucho corresponde ao tipo de teste que se quer fazer, e é aí que acontecem as reações químicas entre o sangue e os reagentes. Segundo, visão computacional. O cartucho é inserido no dispositivo e os algoritmos personalizados analisam a reação em tempo real para obter um resultado seguro, confiável. Terceiro, hardware inteligente. Os resultados aparecem no ecrã e o wi-fi e o 5G permitem a partilha de dados de forma rápida e eficiente. Confiança, acessibilidade e rapidez são as palavras-chave desta inovação sem concorrência.

As vantagens estão descritas. Testes em três minutos em qualquer lugar, em qualquer situação, seja numa ambulância, seja em sítios de difícil acesso, sem acesso à Internet ou sem energia, graças à conetividade sem fios. Chega-se com rapidez a um resultado de compatibilidade em caso de urgência, permite reduzir a dependência em relação ao tipo de sangue O negativo. Respostas céleres em cenários complicados, o que significa muito, nomeadamente o controlo de doenças infeciosas. Sabe-se, por exemplo, que, por cada minuto de atraso na entrega de sangue a um doente com trauma, a mortalidade aumenta em 5%.

Just News

Unidade de Doenças Autoimunes do CHULC organiza 7.º Curso Clínico de Autoimunidade

Entre os dias 8 e 10 de março de 2023 realiza-se, no Hotel Mundial Lisboa, a 7.ª edição do Curso Clínico de Autoimunidade - CCAI 2023, organizado por um grupo de médicos da Unidade de Doenças Autoimunes do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC). Ao longo dos três dias serão abordados temas como as espondilartropatias, a esclerose sistémica, as miosites inflamatórias, a grávida com DAI ou a abordagem neuropsiquiátrica.

Reply

or to participate.