Notícias da Saúde em Portugal 503

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

12 fatores para melhorar a saúde do cérebro

Notícias Saúde

Sabia que há 12 fatores importantes para melhorar a saúde do cérebro? Os mesmos foram descritos no artigo Emerging Issues in Neurology, desenvolvido pela Academia Americana de Neurologia e publicado na edição online de 16 de dezembro de 2024 da Neurology®.

  1. Sono: consegue dormir o suficiente para se sentir descansado?

  2. Afeto, humor e saúde mental: preocupa-se com o seu humor, ansiedade ou stress?

  3. Alimentos, dieta e suplementos: Está preocupado em obter alimentos suficientes ou saudáveis, ou tem alguma dúvida sobre suplementos ou vitaminas?

  4. Exercício: Encontra formas de encaixar o exercício físico na sua vida?

  5. Interações sociais de apoio: Tem contacto regular com amigos próximos ou familiares e recebe apoio suficiente por parte das pessoas?

  6. Evitar traumatismos: Usa cinto de segurança e cadeiras para crianças no automóvel? E capacete quando anda de bicicleta?

  7. Pressão arterial: Já teve problemas de pressão arterial elevada em casa ou em consultas médicas, ou tem alguma preocupação com o tratamento da pressão arterial?

  8. Riscos, fatores genéticos e metabólicos: Tem dificuldade em controlar o açúcar no sangue ou o colesterol? Existe alguma doença neurológica na sua família?

  9. Acessibilidade e adesão: Tem algum problema com o custo dos seus medicamentos?

  10. Infeção: Está atualizado sobre as vacinas e tem informação suficiente sobre estas?

  11. Exposições negativas: Fuma, bebe mais de uma ou duas bebidas por dia ou utiliza medicamentos não sujeitos a receita médica? Vive numa área com poluição conhecida do ar ou da água?

  12. Determinantes sociais e estruturais da saúde: Tem preocupações sobre como manter a sua habitação, transportes, acesso a cuidados de saúde?

Epidemia de gripe atinge a Europa e afeta sistemas de saúde

Euronews

Os casos de gripe estão a aumentar em toda a Europa após as férias, atingindo mais duramente as crianças com menos de 15 anos e os adultos com mais de 60 anos. Os hospitais de toda a Europa estão a enfrentar um período difícil, uma vez que os casos de gripe continuam a aumentar acentuadamente na sequência da época festiva.

"Infelizmente, a maioria dos casos graves envolve pessoas que não estão vacinadas", afirma Olivier Lucidarme, médico, sublinhando o papel fundamental das vacinas contra a gripe.

Enquanto a Europa luta contra esta epidemia sazonal, os médicos especialistas de todo o continente apelam aos cidadãos para que tomem precauções, incluindo a vacinação, para atenuar o impacto da gripe.

O que é a pneumonia, quais são os sintomas mais comuns e como tratá-la?

Euronews

A pneumonia é normalmente o resultado de uma infeção bacteriana ou viral e pode apanhar-se de alguém que já a tenha, tal como acontece com a constipação comum.

Quais são os sintomas?

A tosse, a falta de ar, a temperatura elevada e as dores no peito são os sintomas mais comuns. Mas alguns doentes podem também sentir dores, cansaço e perda de apetite.

Como é tratada?

Geralmente, os doentes recebem antibióticos para combater a infeção por pneumonia e a maioria das pessoas melhora em duas a quatro semanas.

No entanto, alguns doentes dos grupos de maior risco podem ser internados no hospital, onde geralmente recebem líquidos e antibióticos para combater a infeção e onde também pode ser administrado oxigénio para os ajudar a respirar.

Os grupos de risco mais elevado incluem os muito jovens, os doentes com mais de 65 anos e os que têm uma doença cardiovascular ou uma doença pulmonar de longa duração.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Quais são as causas?

  • Existe uma vacina contra a pneumonia?

  • Doença de David Sassoli

Bolsa de Formação Professor João F. C. Carvalho: candidaturas até 31 de março

OMD

Entre 1 de janeiro e 31 de março decorre o período de submissão de candidaturas à Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas, o apoio para a promoção da formação profissional e divulgação do conhecimento técnico-científico.

Esta bolsa homenageia também o professor João F. C. Carvalho, o primeiro presidente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas, cujo trabalho e legado contribuíram de forma decisiva para a afirmação da medicina dentária.

Pode consultar o Regulamento da Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas, que estabelece os projetos elegíveis, as condições de acesso e seleção, os prazos e candidaturas.

Para se candidatar, deverá preencher o formulário de candidatura que está disponível até 31 de março de 2025.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.