Notícias da Saúde em Portugal 507

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Consulta pública: projeto do Regulamento do Provedor

OMD

Ontem foi publicado em 2ª série do Diário da República (DR) o Aviso 798/2025/2, de 9 de janeiro, relativo ao projeto do Regulamento do Provedor da Ordem dos Médicos Dentistas.

A consulta pública decorre pelo período de 30 (trinta) dias úteis, contados da data da publicação do presente aviso em DR.

Os comentários e sugestões podem ser enviados por escrito para os seguintes endereços:

  • Correio eletrónico: [email protected] ou

  • Avenida do Dr. Antunes Guimarães, nº 463, 4100-080 Porto.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

“A MedSUPPORT é uma empresa de confiança. Sabem muito bem o que fazem. Eficácia e alto nível de profissionalismo. O nosso projecto de clínica Algarve Dental Implants em Albufeira, foi desenvolvido em conjunto com a MedSUPPORT. Todo o processo de obras e legalização da clínica, demorou um ano e meio desde projecto até finalização da obra. Na minha perspectiva, tempo recorde. Nunca imaginei que tal pudesse ser tão simples e fluído. Continuamos a nossa parceria naturalmente para apoio na manutenção de licenciamento. Recomendo a 300% esta empresa. Não houve qualquer incidente com absolutamente ninguém da empresa nem parcerias em obras, direcionadas pela MedSUPPORT.”

Dra. Manuela Rodrigues  | Worldetails, Lda. - Albufeira

Útero bicórneo, uma condição congénita que muitas mulheres desconhecem

Sapo

As perturbações uterinas podem alterar o tamanho, a forma e/ou a estrutura do útero. Este órgão, em “forma de pera”, é constituído por duas partes: o colo do útero, que é a sua base, e o corpo, que forma a parte principal. Todos os meses, o revestimento do corpo do útero engrossa, preparando-se para uma possível gravidez. Caso esta não ocorra, o revestimento é expelido como fluxo menstrual. Algumas mulheres nascem com um útero bicórneo, uma forma rara que a maioria das mulheres desconhece.

Útero bicórneo: o que é?

O útero bicórneo forma-se quando os ductos de Müller, que dão origem ao útero, não se fundem completamente durante o desenvolvimento. Isto faz com que a parte superior do útero fique dividida em duas "cavidades", conferindo-lhe o característico formato de coração.

Embora a maioria das mulheres com esta condição não apresente sintomas, algumas podem experienciar períodos menstruais dolorosos, dor pélvica, dor abdominal, dor durante as relações sexuais , entre outros. Ainda assim, não é incomum que a condição permaneça por diagnosticar até que a mulher realize uma ecografia durante a gravidez ou procure tratamento para problemas de fertilidade.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Como afeta a gravidez?

  • Tratamento

Será que ver televisão perto do ecrã faz mesmo mal aos olhos?

Sapo

Questionada Eunice Guerra, Oftalmologista no Hospital CUF Tejo e na Clínica CUF Miraflores destaca que: "Ver televisão e utilizar dispositivos eletrónicos muito perto do ecrã é uma preocupação comum entre os utilizadores e a questão se isso faz mal à saúde é frequentemente levantada. A verdade é que esta questão tem elementos tanto de mito como de realidade. A principal preocupação não está necessariamente na distância em si, mas sim nos efeitos da exposição prolongada à luz azul emitida por estes dispositivos e no esforço visual contínuo".

Sobre a distância ideal para ver televisão ou usar dispositivos, a médica diz que "varia conforme o tamanho do ecrã e a resolução". "Para televisores grandes, recomenda-se uma distância mínima de 1,5 a 2,5 vezes o tamanho do ecrã. Para dispositivos móveis, manter uma distância de pelo menos 30 a 40 centímetros é o recomendado", esclarece.

Sublinha ainda a importância de "fazer pausas regulares, como a regra 20-20-20, que sugere que a cada 20 minutos de uso, se deve olhar para algo a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância durante 20 segundos".

Evite bebidas açucaradas: o impacto negativo na sua saúde

Notícias Saúde

Levante a mão quem bebe regularmente refrigerantes. E quem pede sempre bebidas açucaradas num restaurante. E quem tem sempre no frigorífico para beber ao lanche. A maioria bebe regularmente bebidas açucaradas e sabe-se que tem um efeito negativo na saúde. Mas qual o verdadeiro impacto?

O mais recente estudo realizado pela Universidade Tufts estima que cerca de 2,2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 e 1,2 milhão de novos casos de doenças cardiovasculares ocorrem a cada ano no mundo devido ao consumo de bebidas adoçadas com açúcar.

Porque as bebidas açucaradas fazem tão mal?

As bebidas adoçadas são rapidamente digeridas, o que provoca um pico nos níveis de açúcar no sangue com pouco valor nutricional. Quando consumidas regularmente durante muito tempo, pode provocar ganho de peso, resistência à insulina e um conjunto de problemas metabólicos relacionados com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Estas duas doenças foram as principais causas de morte no mundo.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.