- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 507
Notícias da Saúde em Portugal 507
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
Consulta pública: projeto do Regulamento do Provedor
OMD
Ontem foi publicado em 2ª série do Diário da República (DR) o Aviso 798/2025/2, de 9 de janeiro, relativo ao projeto do Regulamento do Provedor da Ordem dos Médicos Dentistas.
A consulta pública decorre pelo período de 30 (trinta) dias úteis, contados da data da publicação do presente aviso em DR.
Os comentários e sugestões podem ser enviados por escrito para os seguintes endereços:
Correio eletrónico: [email protected] ou
Avenida do Dr. Antunes Guimarães, nº 463, 4100-080 Porto.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“A MedSUPPORT é uma empresa de confiança. Sabem muito bem o que fazem. Eficácia e alto nível de profissionalismo. O nosso projecto de clínica Algarve Dental Implants em Albufeira, foi desenvolvido em conjunto com a MedSUPPORT. Todo o processo de obras e legalização da clínica, demorou um ano e meio desde projecto até finalização da obra. Na minha perspectiva, tempo recorde. Nunca imaginei que tal pudesse ser tão simples e fluído. Continuamos a nossa parceria naturalmente para apoio na manutenção de licenciamento. Recomendo a 300% esta empresa. Não houve qualquer incidente com absolutamente ninguém da empresa nem parcerias em obras, direcionadas pela MedSUPPORT.”
Útero bicórneo, uma condição congénita que muitas mulheres desconhecem
Sapo
As perturbações uterinas podem alterar o tamanho, a forma e/ou a estrutura do útero. Este órgão, em “forma de pera”, é constituído por duas partes: o colo do útero, que é a sua base, e o corpo, que forma a parte principal. Todos os meses, o revestimento do corpo do útero engrossa, preparando-se para uma possível gravidez. Caso esta não ocorra, o revestimento é expelido como fluxo menstrual. Algumas mulheres nascem com um útero bicórneo, uma forma rara que a maioria das mulheres desconhece.
Útero bicórneo: o que é?
O útero bicórneo forma-se quando os ductos de Müller, que dão origem ao útero, não se fundem completamente durante o desenvolvimento. Isto faz com que a parte superior do útero fique dividida em duas "cavidades", conferindo-lhe o característico formato de coração.
Embora a maioria das mulheres com esta condição não apresente sintomas, algumas podem experienciar períodos menstruais dolorosos, dor pélvica, dor abdominal, dor durante as relações sexuais , entre outros. Ainda assim, não é incomum que a condição permaneça por diagnosticar até que a mulher realize uma ecografia durante a gravidez ou procure tratamento para problemas de fertilidade.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Como afeta a gravidez?
Tratamento
Será que ver televisão perto do ecrã faz mesmo mal aos olhos?
Sapo
Questionada Eunice Guerra, Oftalmologista no Hospital CUF Tejo e na Clínica CUF Miraflores destaca que: "Ver televisão e utilizar dispositivos eletrónicos muito perto do ecrã é uma preocupação comum entre os utilizadores e a questão se isso faz mal à saúde é frequentemente levantada. A verdade é que esta questão tem elementos tanto de mito como de realidade. A principal preocupação não está necessariamente na distância em si, mas sim nos efeitos da exposição prolongada à luz azul emitida por estes dispositivos e no esforço visual contínuo".
Sobre a distância ideal para ver televisão ou usar dispositivos, a médica diz que "varia conforme o tamanho do ecrã e a resolução". "Para televisores grandes, recomenda-se uma distância mínima de 1,5 a 2,5 vezes o tamanho do ecrã. Para dispositivos móveis, manter uma distância de pelo menos 30 a 40 centímetros é o recomendado", esclarece.
Sublinha ainda a importância de "fazer pausas regulares, como a regra 20-20-20, que sugere que a cada 20 minutos de uso, se deve olhar para algo a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância durante 20 segundos".
Evite bebidas açucaradas: o impacto negativo na sua saúde
Notícias Saúde
Levante a mão quem bebe regularmente refrigerantes. E quem pede sempre bebidas açucaradas num restaurante. E quem tem sempre no frigorífico para beber ao lanche. A maioria bebe regularmente bebidas açucaradas e sabe-se que tem um efeito negativo na saúde. Mas qual o verdadeiro impacto?
O mais recente estudo realizado pela Universidade Tufts estima que cerca de 2,2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 e 1,2 milhão de novos casos de doenças cardiovasculares ocorrem a cada ano no mundo devido ao consumo de bebidas adoçadas com açúcar.
Porque as bebidas açucaradas fazem tão mal?
As bebidas adoçadas são rapidamente digeridas, o que provoca um pico nos níveis de açúcar no sangue com pouco valor nutricional. Quando consumidas regularmente durante muito tempo, pode provocar ganho de peso, resistência à insulina e um conjunto de problemas metabólicos relacionados com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Estas duas doenças foram as principais causas de morte no mundo.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply