Notícias da Saúde em Portugal 509

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Se ainda não leu …

3 Fatores Críticos para o sucesso da sua clínica

MedSUPPORT

Em 2025, a MedSUPPORT destaca, como principais fatores de sucesso a simplificação das operações, a capaz preparação das equipas e a garantia de que os utentes estão no centro dos processos. Quem der a devida atenção a estes três fatores estará melhor posicionado para proporcionar atendimentos de excelência.

Semana de muito frio desce a temperaturas negativas

Jornal de Notícias

As temperaturas vão descer a partir desta ontem, em especial as mínimas, sendo de -2 graus Celsius em algumas regiões do interior.

“Vamos ter uma descida gradual dos valores de temperatura, principalmente da mínima e esta descida será até quarta-feira, dia 15. Dependendo um pouco da localização para ontem a descida será entre 4 a 8 graus Celsius. Descem um pouco mais na região do litoral porque as regiões do interior têm estado mais baixas nos últimos dias.”

Patrícia Gomes, Meteorologista

Para hoje, segundo Patrícia Gomes, está prevista nova descida da mínima, com os valores a serem mais baixos nas regiões do interior. Estão previstas para Bragança e Guarda -4 graus, Vila Real -1, Évora 2 graus e Lisboa e Viana do Castelo 4”, disse.

A partir de quarta-feira está prevista uma variação nas temperaturas, com subidas em alguns locais e descidas noutros.

Regulador da saúde alerta prestadores para confirmarem dados das reclamações de utentes

Observador

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou esta terça-feira os prestadores dos setores privado, cooperativo e social para a necessidade de verificarem se os utentes preenchem corretamente a identificação do prestador antes de submeterem reclamações dos utentes ao regulador.

Num alerta de supervisão esta terça-feira emitido, a ERS diz que tomou conhecimento da submissão de folhas do livro de reclamações sem o preenchimento dos elementos relativos à identificação e ao local do estabelecimento prestador de cuidados de saúde e avisa que os prestadores são obrigados a fornecer toda a informação necessária à sua correta identificação.

Além disso, refere o documento, os prestadores de cuidados de saúde do setor privado, cooperativo e social, são obrigados a confirmar que o consumidor ou utente preencheu todos os dados corretamente.

A violação destas obrigações constitui contraordenação leve, que implica uma coima entre os 150 euros e os 500 euros ou entre 250 euros e 12.000 euros, consoante o infrator seja pessoa singular ou coletiva, acrescenta o regulador.

Há cada vez menos utentes a vacinarem-se contra a covid-19

SIC Notícias

Os dados da Direção Geral da Saúde (DGS) mostram uma quebra de cerca de 17% em relação ao ano passado. Feitas as contas, vacinaram-se contra a covid-19 menos 300 mil pessoas, uma diminuição que é transversal a todas as idades.

No entanto, e em declarações ao jornal Observador, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Bernardo Gomes, diz que esta quebra não é “surpreendente”, mas que pode ter impacto, nomeadamente no aumento dos casos graves.

A DGS admite que há uma fadiga vacinal. No total, este inverno, já foram vacinados contra o coronavírus mais de um milhão e meio de utentes.

No caso da vacinação contra a gripe, o cenário é exatamente o oposto. Já mais de dois milhões de utentes foram vacinar-se. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 0,2%.

“Em relação à covid, conseguimos manter os níveis da cobertura vacinal da população com mais de 85 anos, mais vulnerável, mas na população com mais de 60 anos, de forma geral, a cobertura vacinal decresceu em relação ao ano anterior cerca de 7%, acompanhando o fenómeno que se tem vindo a verificar a nível nacional.”

Luís Renato Figueiredo, Diretor da ULS São João

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.