Notícias da Saúde em Portugal 513

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Francisco Miranda Rodrigues é o novo diretor executivo da OMD

OMD

O psicólogo Francisco Miranda Rodrigues, ex-bastonário da Ordem dos Psicólogos, é o novo diretor executivo da Ordem dos Médicos Dentistas. O especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações assume, desde 6 de janeiro, a gestão e liderança da estrutura interna da instituição.

Detém mais de duas décadas de experiência como cofundador e na direção de diversos projetos e organizações associativas e empresariais. Durante este período, liderou iniciativas estratégicas, algumas reconhecidas internacionalmente, incluindo a implementação de sistemas digitais pioneiros e programas de bem-estar organizacional. Entre outros, é autor do livro “Como Gerir Pessoas”.

O novo diretor executivo da OMD acompanhou a Ordem dos Psicólogos desde a sua criação, inicialmente nas funções de tesoureiro e diretor executivo, tendo sido eleito bastonário em dezembro de 2016, cargo que exerceu até final de 2024.

Linha SN24 reduz mais de 2200 atendimentos nas urgências do Oeste

Jornal de Notícias

O projeto “Ligue Antes, Salve vidas” resultou numa diminuição de 2282 atendimentos nas urgências da Unidade Local de Saúde do Oeste, registando-se, segundo a administração, uma redução de 16% no primeiro mês de implementação do sistema.

As urgências gerais, básica e pediátrica dos três hospitais da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste registaram, entre os dias 12 de dezembro de 2024 e o dia 12 deste mês “uma redução homóloga de 2282 atendimentos”, informou hoje a presidente de conselho de administração, Elsa Baião, num balanço do primeiro mês de implementação do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.

O sistema que incentiva os utentes a ligarem para a linha SN24 antes de se dirigirem aos hospitais resultou numa diminuição dos 10.433 atendimentos efetuados entre as mesmas datas de 2023/24 para 8777 atendimentos neste primeiro mês do projeto. Na prática verificou-se uma diminuição média de 74 atendimentos por dia, reduzindo a pressão hospitalar em 16%.

“Resultados muito positivos e promissores”, considerou Elsa Baião, aludindo à “resposta determinante” da linha SN24 que durante um mês encaminhou uma média de 72 utentes por dia para unidades de cuidados de saúde primários, “o que em parte justifica a diminuição de 40% das pulseiras verdes (pouco urgentes) e azuis (não urgentes) nas urgências hospitalares”.

'Jennie', o cão-robô concebido para confortar idosos com demência

SIC Notícias

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem, mas para muitas pessoas que vivem com Alzheimer e outras formas de demência, as exigências de cuidar de um cão ou animal de estimação podem ser um desafio.

Mas 'Jennie', um cãozinho robótico realista da Tombot, que encantou o público da feira de tecnologia CES 2025, em Las Vegas, foi concebido para mudar tudo isto, proporcionando companhia e amor incondicional àqueles que não conseguem cuidar de um animal verdadeiro sozinhos.

“Inspirado pela minha mãe, que depois de ter sido diagnosticada com demência de Alzheimer, tive de levar o seu cão por razões de segurança. Procurei substitutos para animais de companhia vivos. Ela não gostou de nada do que eu trouxe para casa. E foi nessa altura que percebi que havia uma lacuna muito grande no mercado."

Tom Stevens, Empresário Californiano

Stevens explicou que existem mais de 300 milhões de idosos em todo o mundo que sofrem de demência ou de défice cognitivo ligeiro e são incapazes de cuidar de animais vivos. Isto levou Tombot a criar 'Jennie' – uma companheira robótica concebida para aliviar sintomas comportamentais e psicológicos, como a solidão, a ansiedade e a depressão.

Publica várias vezes ao dia nas redes sociais? Estudo aponta que pode tornar-se mais propenso à raiva

SIC Notícias

A publicação frequente em redes sociais como X (antigo Twitter), Instagram e TikTok pode estar ligada a níveis mais elevados de irritabilidade, especialmente entre os mais jovens, de acordo com um estudo recentemente publicado na revista JAMA Network Open.

Os utilizadores que publicam várias vezes por dia tendem a ser mais propensos a sentirem-se zangados ou com raiva, sobretudo quando se envolvem em debates ou interações intensas nas plataformas digitais.

Os utilizadores do X e do TikTok são os mais afetados. Além disso, a investigação sugere que o conteúdo partilhado tem um impacto significativo, especialmente quando envolve temas polémicos e controversos.

No entanto, o estudo aponta que os utilizadores mais velhos parecem menos propensos a ficarem chateados.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.