Notícias da Saúde em Portugal 514

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

'Blue Monday': existe mesmo uma justificação científica ou é apenas mais uma estratégia de marketing?

SIC Notícias

A terceira segunda-feira de janeiro é conhecida como 'Blue Monday' (segunda-feira triste, em inglês), por ser, supostamente, “o dia mais triste do ano”. O termo foi criado em 2004 pelo psicólogo Cliff Arnall e desde então é assinalado em todo o mundo. Mas haverá mesmo uma justificação científica ou não passa apenas de uma estratégia de marketing?

Por detrás dos motivos que levam as pessoas a estarem mais deprimidas neste dia está o frio, o mau tempo e os dias curtos de inverno, os gastos referentes ao período do Natal e Ano Novo, a falta de motivação ou a distância até ao pagamento do próximo salário.

Existe mesmo um dia mais triste do ano?

"Não há nem mesmo provas de que janeiro tenha registado um aumento de casos referentes a problemas de saúde mental, embora possa parecer."

Dr. Philip Clarke

Por outro lado, o académico considera que a Blue Monday está a levar as pessoas a falarem mais sobre saúde mental e procurarem saber como podem combater a ansiedade ou a depressão.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Como nasceu o conceito de 'Blue Monday'?

Proteção Civil decreta alerta laranja para cinco distritos de Portugal continental devido ao mau tempo

Sapo

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Beja e Faro estarão sob alerta laranja devido à precipitação, ao vento e à agitação marítima a partir das 20:00 de ontem e até hoje, indicou a Proteção Civil.

Num briefing feito ontem a propósito da previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, o adjunto de operações nacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Carlos Mata, disse que se prevê precipitação, que pode ser forte, acompanhada ocasionalmente de granizo e de trovoada, nas regiões do centro e sul e no litoral norte.

Nesse sentido, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas causadas por “acumulação de águas pluviais, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro” e cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras.

Quanto à agitação marítima, prevê-se que seja forte, a partir de terça-feira, na costa ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro e no barlavento algarvio, onde as ondas poderão chegar aos cinco metros e meio, devido aos efeitos da depressão GAROE.

Carlos Mata alertou que o piso rodoviário deverá estar bastante escorregadio devido à formação de lençóis de água, para possíveis acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e recomendou “a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, para que o escoamento se processe de uma forma eficaz”.

O coordenador adjunto vincou que as pessoas devem “estar, acima de tudo, atentas às informações da meteorologia e indicações das autoridades”.

INFARMED, I.P. aplicou coimas no valor total de 215 mil euros em 2024

INFARMED, I.P.

Em 2024, o INFARMED, I.P. aplicou coimas num montante total de 215 mil euros, resultado de 139 processos de contraordenação instaurados no âmbito das suas atividades de regulação e fiscalização.

Os processos de contraordenação referidos foram instaurados na sequência de ações de fiscalização a farmácias, distribuidores por grosso de medicamentos e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (LVMNSRM), bem como no âmbito de situações de incumprimento relacionadas com as obrigações inerentes às taxas de comercialização.

Alunos do Entroncamento desenvolvem kit de rastreio do cancro da mama

SIC Notícias

O projeto, intitulado “Prints for Pink”, foi orientado por uma professora de Biologia e destacou-se num concurso ibérico que envolveu cerca de 2 mil projetos de estudantes do ensino secundário de Portugal e Espanha.

O objetivo do kit é ser simples de utilizar e fácil de transportar, contribuindo para aumentar a capacidade de rastreio da doença.

O trabalho destes quatro alunos já foi reconhecido internacionalmente, com apresentações em Barcelona e nos Estados Unidos, onde se sagraram vencedores do concurso. No entanto, com a transição dos estudantes para o ensino superior, o projeto encontra-se atualmente parado.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.