- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 519
Notícias da Saúde em Portugal 519
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h
"É mais uma arma importante": ULS Santa Maria fez a primeira cirurgia robótica
SIC Notícias
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria realizou na segunda-feira a primeira cirurgia robótica da sua história, no serviço de Urologia, envolvendo um doente oncológico, anunciou, ontem, o hospital.
A ULS de Santa Maria explica, em comunicado, que se tratou de uma prostectomia radical (remoção da próstata) num doente oncológico, um procedimento que o recurso ao robô cirúrgico permite fazer com melhor visão, mais agilidade técnica, e uma recuperação mais rápida para o doente.
"É mais uma arma importante, um valor acrescentado na agilização do tratamento destes doentes, que vem permitir altas mais precoces, além de nos mantermos atualizados com o que é considerado o estado da arte."
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Cirurgia robótica noutras especialidades
Como a memória pode estimular os desejos alimentares
Notícias Saúde
No início do ano, todos fizemos uma lista de objetivos para cumprir e um deles era ter uma alimentação saudável, certo? No entanto, poucas semanas depois, já viu esse objetivo a resvalar? Uma equipa de investigadores do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos da América, descobriu, pela primeira vez, que a memória influencia o que comemos e a quantidade.
O sistema de memória alimentar específico do cérebro tem um papel importante na alimentação excessiva e na obesidade, devido à dieta. Mas como? “Atualmente, somos constantemente bombardeados com anúncios e gatilhos para nos recordar de experiências alimentares prazerosas”, refere Guillaume de Lartigue, autor do estudo.
E acrescenta: “Identificámos uma população específica de neurónios no hipocampo capazes de formar memórias relacionadas com comida.” Isto é, os neurónios responsivos ao açúcar influenciam apenas a memória e ingestão relacionadas com o açúcar; o mesmo acontece com a gordura.
O mais surpreendente neste estudo é que se verificou que estas memórias também têm impacto no nosso comportamento alimentar, sendo que “esta conexão pode ter implicações significativas para o peso corporal e a saúde metabólica”. Por outro lado, se existir a inibição destes neurónios, é possível prevenir o ganho de peso.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
A associação entre a memória e o metabolismo.
Promova uma alimentação saudável
Coca-Cola recolhe bebidas na Europa por elevados níveis de clorato
Jornal de Notícias
O engarrafador europeu da Coca-Cola na Bélgica anunciou, esta segunda-feira, uma recolha em larga escala de produtos na Europa devido ao teor excessivo de clorato.
A recolha diz respeito a latas e garrafas de vidro de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu, Royal Bliss e Trópico, que foram distribuídas na Bélgica, nos Países Baixos, no Reino Unido, na Alemanha, em França e no Luxemburgo, que estão em circulação desde o final de novembro.
“A maioria dos produtos não vendidos em causa já foram retirados das prateleiras das lojas e continuamos a tomar medidas para retirar do mercado todos os restantes produtos”, avançou a empresa.
O engarrafador, que apresentou as suas desculpas, pede que os produtos em causa não sejam consumidos e acrescentou que podem ser devolvidos ao ponto de venda para reembolso.
Cientistas descobrem como se forma e desenvolve cancro da pele mais comum
RTP Notícias
Uma equipa internacional de cientistas, coliderada por uma investigadora da Fundação Champalimaud, descobriu mecanismos de iniciação e progressão do cancro da pele mais comum nos seres humanos, o carcinoma basocelular, informou ontem a instituição portuguesa.
"O carcinoma basocelular é, de longe, o cancro de pele mais frequente nos seres humanos."
Embora raramente desenvolva metástases e seja normalmente tratado com uma cirurgia, este tumor "pode, em alguns casos, tornar-se metastático ou localmente muito agressivo".
" (…) a descoberta de que a Survivina é necessária para a conversão de lesões pré-neoplásicas em tumores invasivos é relevante, uma vez que pode ser explorada terapeuticamente".
Os dados obtidos pelos cientistas "mostram que a administração a curto prazo de um inibidor da Survivina leva à diminuição e eliminação de lesões pré-neoplásicas e previne a progressão do carcinoma basocelular", indica o estudo.
Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply