- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Terça-feira, 31 de janeiro de 2023
DGS
DGS assinala Dia Escolar da Não Violência e da Paz
No Dia Escolar da Não Violência e da Paz - 30 de janeiro -, data instituída para assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, em colaboração com o Programa Nacional de Saúde Escolar, sensibilizam para o impacto da violência escolar na saúde e para a importância das escolas enquanto locais promotores de bem-estar, segurança, cidadania e direitos humanos.
É fundamental o envolvimento de toda a sociedade numa educação para a paz, promovendo a participação de crianças e jovens, reforçando valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, desde o início do ciclo de vida.
Para uma abordagem integrada e preventiva da violência escolar, divulga-se o Guia Prático “SCHOOL-BASED VIOLENCE PREVENTION”, lançado em 2019 pela Organização Mundial de Saúde.
Diário de Notícias
Decisão da OMS de manter nível máximo de alerta faz todo o sentido
O presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública considerou esta segunda-feira que a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de manter o nível máximo de alerta para a covid-19 "faz todo o sentido", porque os vírus estão em alteração permanente.
A Organização Mundial da Saúde divulgou esta segunda-feira as recomendações feitas pelo Comité de Emergência dos Regulamentos Internacionais de Saúde, entre as quais melhorar o reporte dos dados de vigilância do SARS-CoV-2 à OMS, para "detetar, avaliar e monitorizar variantes emergentes" e identificar alterações significativas na epidemiologia covid-19.
"Embora a eliminação deste vírus dos reservatórios humanos e animais seja altamente improvável, a mitigação do seu impacto devastador na morbilidade e mortalidade é viável e deve continuar a ser um objetivo prioritário", defendeu a OMS.
Just News
Atualização em Medicina Geral e Familiar 2023: projeto formativo arranca em Viseu
Viseu será a primeira cidade em 2023 a acolher o Programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar, um projeto formativo promovido pela LIVE MED IBERIA.
O evento decorrerá dia 18 de abril, no Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel e, à semelhança das anteriores edições, a inscrição é gratuita.
Em Portugal, a LIVE MED IBERIA deu início à sua atividade em 2016, precisamente com o Programa AAP. Este ano, decorrerá em seis cidades, estando previsto reunir mais de mil médicos de família, "com uma agenda de sessões centrada nas patologias com maior prevalência nas consultas de MGF, num formato interativo de casos clínicos".
Calendário previsto das sessões para 2023:
18 abril - VISEU (Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel)
30 maio - PORTO (Fundação Dr. António Cupertino de Miranda)
26 setembro - ÉVORA (Hotel Vila Galé Évora)
11 outubro - LISBOA (Centro de Congressos de Lisboa)
24 outubro - BRAGA (Hotel Meliá Braga)
09 novembro - COIMBRA (Hotel Vila Galé Coimbra)
Canal S+
Atividades do setor privado da saúde somaram 22 mil ME em 2021 – Estudo
As atividades desenvolvidas pelas empresas privadas de saúde em Portugal somaram 22.000 milhões de euros em 2021, tendo o setor gerado um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 6.300 milhões de euros, segundo um estudo ontem divulgado.
“Constata-se também que as empresas privadas de saúde recuperaram da atividade no pós-covid-19 e os níveis de atividade e de emprego suplantaram não apenas os valores de 2020, mas também os de 2019”, destaca o estudo.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Conselho Estratégico Nacional de Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CENS-CIP) afirmou que o estudo "confirma que o setor económico da saúde é cada vez mais relevante e um pilar da economia portuguesa e da competitividade", salientando o "potencial do setor e da sua capacidade de exportação".
Reply