Notícias da Saúde em Portugal 522

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

MedSUPPORT apoia as XX Jornadas de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho

MedSUPPORT

A MedSUPPORT, empresa líder na área da Engenharia Clínica em Portugal e certificada ISO9001:2015 no Desenvolvimento e Prestação de Serviços nesta área, será um dos principais patrocinadores das XX Jornadas de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho, que decorrem de 3 a 7 de fevereiro de 2025 no campus de Gualtar, em Braga.

O evento, dinamizado pelo Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica (GAEB), é um marco no panorama académico e científico da Engenharia Biomédica em Portugal, reunindo especialistas, investigadores e estudantes para discutir os mais recentes avanços tecnológicos e desafios do setor.

"Para a MedSUPPORT, é fundamental apoiar eventos que impulsionam a formação e a investigação em Engenharia Biomédica, garantindo que as novas gerações de profissionais estejam preparadas para os desafios do futuro na saúde. Estas jornadas são uma plataforma essencial para a partilha de conhecimento e inovação, e estamos orgulhosos por fazer parte desta iniciativa."

Luís Guerreiro, MedSUPPORT

Para mais informações sobre o evento, visite https://gaeb.pt.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Venho agradecer-vos pelo excelente trabalho que fazem e pela excelente formação hoje de manhã. Não têm sido fáceis estes últimos tempos, quer a nível de saúde quer a nível de desafios da clínica, mas vocês têm sido uma “lufada de ar fresco”, como se costuma dizer, e aquilo que eu realmente precisava para organizar e por tudo em ordem. Agradeço-vos de coração, também pela paciência e longas viagens."

Dr. Bruno Nicolau Costa   | Bruno Nicolau Costa, Lda. - Santiago do Cacém

INFARMED, I.P. aprovou valor recorde de 91 novos medicamentos inovadores em 2024

CNN

O INFARMED, I.P. aprovou no ano passado 91 novos medicamentos inovadores, um valor recorde, num total de 376 processos concluídos de financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo dados divulgados.

A informação a que a Lusa teve acesso indica que a área da Oncologia é a mais representativa, com 30 novos fármacos financiados, seguida pela Cardiologia (10), sistema nervoso central (9) e anti-infeciosos (8).

O ano que mais se aproximou dos valores atingidos de 2024 foi 2019, com novos 74 medicamentos inovadores financiados.

A Autoridade Nacional do Medicamento recorda que os tempos de avaliação estão associados quer à exigência científica na avaliação farmacoterapêutica e farmacoeconómica, quer à “necessidade de obter as melhores condições de financiamento para o SNS através de processos de negociação, por vezes complexos, mas necessários para assegurar a sustentabilidade” do Serviço Nacional de Saúde.

Bombas automáticas de insulina disponíveis nas farmácias nos próximos dias

Saúde Online

As farmácias iniciam nos próximos dias a dispensa das bombas automáticas de insulina para o tratamento da diabetes tipo 1, depois de concluída a necessária atualização dos sistemas informáticos e a rede logística para permitir a disponibilização aos utentes.

“Esperamos que nos próximos dias a situação das [bombas automáticas de insulina] esteja estabilizada e que já seja possível fazer essa encomenda através das farmácias.”

Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF)

Até agora essas bombas eram disponibilizadas através dos centros de tratamento. “Neste momento, estamos a preparar o processo, que é algo complexo, uma vez que implica atribuir códigos informáticos a cada uma das bombas e a cada um dos consumidores das bombas”, adiantou Ema Paulino.

Além disso, está a ser adaptada a cadeia logística, ou seja, estão a ser “criadas as pontes” entre a indústria, os distribuidores farmacêuticos e as próprias farmácias, referiu a presidente da ANF, ao adiantar que também “é preciso assegurar o sistema de prescrição”.

A prescrição destes dispositivos só poderá ser realizada por especialistas em Medicina Interna, Endocrinologia e Pediatria, desde que devidamente autorizados e identificados pelos centros de tratamento, reconhecidos pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da consulta onde o utente é acompanhado.

Tuberculose: DGS promove curso on-line gratuito

DGS

O Programa Nacional para a Tuberculose (PNT) da Direção-Geral da Saúde (DGS) desenvolveu um curso online com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre esta doença. Esta formação é dirigida a todas as pessoas interessadas e já está disponível.

O curso abordará os seguintes conteúdos:

  • o que é a tuberculose e como é transmitida;

  • como identificar os sintomas da doença;

  • a importância do tratamento e prevenção.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.