Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

ACSS

Oportunidades de Financiamento Europeu na área do Cancro

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), vão realizar, no dia 7, uma sessão sobre as oportunidades de financiamento na área do cancro.

A iniciativa, que surge em sequência do Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), realiza-se no âmbito do Horizonte Europa e do EU4Health Programme.

A European Health Digital Executive Agency (HADEA), agência da Comissão Europeia responsável pela coordenação dos programas anteriormente referidos, marcará também presença no evento.

A sessão decorrerá em formato online, no dia 7 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00.

OF

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas recebe Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado

A Ordem dos Fisioterapeutas (OF) e a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado reuniram-se no dia 26 de janeiro para discutir várias questões relacionadas com o ensino da fisioterapia e decorrentes da relação com as instituições de ensino superior.

No início do encontro, liderado pelo Presidente António Lopes, foram partilhadas as informações mais atualizadas sobre os processos de registo e os dados demográficos dos associados, cujo registo atualizado está disponível no site da Ordem dos Fisioterapeutas.

Estiveram ainda na ordem do dia os objetivos do Plano de Atividades para 2023 com particular relevância para as instituições de ensino superior, como o Código de Ética e o Regulamento Disciplinar, em processo de submissão a consulta pública.

Entre as propostas já aprovadas pelo Conselho Geral para 2023 contam-se a criação de um sistema de avaliação, acreditação e acreditação de formação contínua e pós-graduada e a criação de um quadro de especialidades em Fisioterapia, que será divulgado oportunamente.

ARS Centro

Conferência “Saúde no Aces Baixo Vouga – Horizonte 2030”

A Conferência “Saúde no ACeS Baixo Vouga – Horizonte 2030” vai decorrer no próximo dia 23 de fevereiro, no Cineteatro de Estarreja, pelas 9h45. O evento, destinado aos profissionais de saúde do ACeS Baixo Vouga, visa discutir os principais problemas e objetivos de saúde em Portugal até 2030, com principal destaque para a Região de Aveiro.

A Conferência vai contar com a presença da Dr.ª Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, e do Dr. Raul Marques Pereira, médico especialista em Medicina Geral e Familiar na Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Ordem de trabalhos:

  • 9h45: Sessão de Boas-vindas

  • 10h00: Diagnóstico da situação do ACeS Baixo Vouga e Plano Local de Saúde 2023-2030 – Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga

  • 10h40: Principais desafios de saúde em Portugal e qual o papel do Plano Nacional de Saúde 2021-2030 – Dra. Graça Freitas (Direção Geral da Saúde)

  • 11h20: Operacionalização da resposta a desafios em saúde – perspetiva clínica duma Unidade Local de Saúde – Dr. Raul Marques Pereira (ULS Alto Minho)

ARS Lisboa e Vale do Tejo

3ª Edição Pós-Graduação “Cibersegurança”_Parceria SUCH e Business School (ISCAC)

A nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, momentos únicos e marcantes e, de entre esses momentos, nunca, como agora, os ataques à segurança informática se tornaram tão sistemáticos e com tão grande impacto no nosso quotidiano.

Prevenir é, mais do que nunca, a palavra de ordem!

É importante que os colaboradores e respetivas entidades tenham o conhecimento e a formação necessários, de forma a garantir uma boa segurança informática dos dados dos seus colaboradores, assim como os dados dos seus clientes, fornecedores, utentes, entre outros.

Nesse sentido, a Academia SUCH em parceria com a Coimbra Business School (ISCAC), vem por este meio, informar, que irá iniciar a 06 de março do pp, a 3ª Edição, Online, da Pós-Graduação em “Cibersegurança”.

Agradeço que preencham o documento abaixo e o devolvam até dia 07 de fevereiro para [email protected].

SNS

CHUSJ com cirurgia robótica

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou, no dia 30 de janeiro, a sua primeira cirurgia robótica. De acordo com a CHUSJ, a aquisição deste robô visa a melhoria de qualidade da atividade cirúrgica da instituição, estimando-se que este equipamento permita a realização de 846 cirurgias por ano.

A implementação da cirurgia robótica vai permitir ao CHUSJ um significativo avanço na modernização da atividade cirúrgica, bem como assumir-se como um centro de referência na formação de novos cirurgiões e minimizar o risco de erro associado a qualquer intervenção cirúrgica pela uniformização dos procedimentos. Outra vantagem prende-se com a melhoria dos resultados alcançados por esta tipologia de intervenção, particularmente na doença oncológica.

Reply

or to participate.