Notícias da Saúde em Portugal 533

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Como prevenir complicações pós-cirurgia ao coração? Investigadores portugueses descobrem a resposta

SIC Notícias

Investigadores portugueses identificaram alterações no organismo indicadoras de complicações pós-cirurgia cardiovascular, como lesões nos órgãos, sobretudo nos rins, uma descoberta que abre caminho a respostas alimentares e medicamentosas que evitem ou minimizem estes efeitos.

Cada vez mais realizadas, a um ritmo de dois milhões por ano em todo o mundo, as cirurgias cardiovasculares são operações que acarretam riscos, sobretudo se efetuadas com recurso a circulação extracorporal, a qual assegura as funções do coração e pulmões enquanto o coração está parado para o procedimento cirúrgico.

Quais os impactos a nível metabólico?

"Tentámos perceber quais eram os impactos a nível molecular, especialmente ao nível metabólico, que estes procedimentos tinham e que, potencialmente, de que forma é que poderíamos intervir para minorar as consequências da cirurgia."

Luís Ferreira Moita, Investigador

A equipa de investigadores descobriu que a cirurgia cardíaca com circulação extracorporal induz uma perturbação no metabolismo, maior do que os restantes tipos de cirurgia, caracterizada por um aumento do metabolismo proteico, que é o conjunto de processos bioquímicos envolvidos na síntese, degradação e utilização das proteínas no organismo.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • É possível descobrir os doentes que têm maior probabilidade de vir a sofrer disfunções nos órgãos

  • Dieta pode ter impacto

15 anos de regulação

Jornal Dentistry

Impressiona pensar que, há 15 anos, pedir uma Licença de Funcionamento era pouco mais do que separar a bancada da esterilização com um vidro, adaptar o WC à mobilidade reduzida e fazer uma assinatura digital no pedido de licença (enquanto preenchíamos uns formulários da DGS para “registar o RX”).

É uma simplificação grotesca, mas nostálgica, atendendo à realidade que temos hoje.

Agora, a complexidade é “sofisticada”. Passámos da fase da checklist para a fase da gestão. Está definitivamente virada a página do pedido da licença e nada mais é preciso fazer para a fase em que gerir o licenciamento para funcionamento precisa de lugar na agenda. A obtenção da licença é apenas o início de um processo contínuo de conformidade e melhoria.

Cientistas estão a transformar desperdício alimentar em alimentação sustentável

Notícias Saúde

Costuma dizer-se que ‘o lixo de uns é o tesouro de outros’, máxima que um grupo de cientistas do Texas decidiu adotar como sua ao apostar na reutilização do que costuma ir para o lixo e do desperdício para o transformar em… comida.

Reza Ovissipour é cientista alimentar e sabe que o desperdício de uma indústria pode ser a solução de outra para alimentar uma população em crescimento. E quer fazê-lo através do aperfeiçoamento do processo de fermentação.

No seu laboratório no Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar da Faculdade de Agricultura e Ciências Biológicas da Texas A&M, procuram-se formas de transformar resíduos alimentares em produtos nutritivos que podem tornar-se o seu novo snack favorito.

Pense em barras de proteína feitas de grãos de cerveja e borras de café ou bolachas cheias de proteína proveniente de insetos. Com o poder da ciência da fermentação, Ovissipour e a sua equipa de investigadores estão a transformar o que antes era considerado desperdício em alternativas sustentáveis, saborosas e surpreendentemente criativas.

Juntos, obtêm proteínas a partir de materiais abundantes e subutilizados, incluindo subprodutos tradicionalmente vistos como resíduos, e incorporam-nos em produtos originais.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Nada se perde: lanches com recurso a desperdício

  • Bolachas que vão dar que falar

Liga Contra a Sida distribui preservativos (masculino e feminino) e incentiva rastreios

SIC Notícias

Para assinalar o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados, a Liga Portuguesa Contra a Sida distribuiu preservativos no metro da Alameda, em Lisboa. O objetivo é sensibilizar para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

“Entregamos os materiais preventivos: o preservativo feminino e masculino, o gel, e passamos a mensagem que as pessoas têm de facto de se proteger.”

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa contra a Sida.

Uma prevenção que os números mostram urgente. Em 2023 nasceram em Portugal 14 bebés com sífilis. É o maior número registado na União Europeia.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.