- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 539
Notícias da Saúde em Portugal 539
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Mercado nacional perdeu 33% dos medicamentos genéricos essenciais na última década
Notícias Saúde
Em Portugal, 33% dos medicamentos genéricos essenciais foram retirados do mercado nos últimos dez anos, mostra o Generic Health Check Europe 3.0, uma avaliação realizada pela Teva. A análise confirma que, na União Europeia, entre 2014 e 2024, quase metade (46%) dos genéricos da lista de medicamentos essenciais da União Europeia (EU) eram disponibilizados por apenas um fornecedor, um número que quase duplica (83%) quando se analisam os fornecedores com mais de 60% de quota de mercado.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, a concentração dos medicamentos genéricos essenciais é três vezes mais rápida do que a dos outros medicamentos genéricos, o que constitui um risco real efetivo para a segurança do abastecimento na região.
Para garantir que os sistemas de saúde conseguem satisfazer as necessidades dos seus doentes é necessário um fornecimento diversificado de medicamentos genéricos essenciais por parte de diferentes fabricantes. No entanto, este estudo confirma que não é isso que acontece na maioria dos genéricos essenciais, em áreas, por exemplo, como a cardiologia, oncologia, saúde mental ou os antibióticos.
Falta de informação sobre a Zona em Portugal coloca população acima dos 50 em risco
Notícias Saúde
Sabe o que é a Zona? Conhece o risco de vir a desenvolver esta doença? Se a sua resposta for negativa, saiba que não está sozinho. Um inquérito internacional, feito junto de pessoas com mais de 50 anos, de nove países, um dos quais Portugal, confirma que mais de metade das pessoas desconhece esta doença.
Questionados sobre o que é a Zona, 63% dos inquiridos saudáveis em Portugal, que participaram neste estudo, dizem não ter grande conhecimento sobre o tema. Uma percentagem que é apenas ligeiramente inferior entre as pessoas com comorbilidades (60%), apesar de, para estas, o risco de desenvolver Zona ser ainda maior.

Semana de Sensibilização para a Zona
Entre 24 de fevereiro a 2 de março, realiza-se a Semana de Sensibilização para a Zona, e nesse âmbito a GlaxoSmithKline (GSK), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), lançam a campanha que tem como mote “Uma dor que marca: vozes de quem sentiu a Zona”, que pretende dar a conhecer os riscos e a gravidade da doença, partilhar mais informação sobre a doença e alertar para a importância da prevenção, que pode ser feita através da vacinação, do exercício físico e da gestão do stress, entre outros fatores.
Mas o que é a Zona? Trata-se de uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster, o vírus responsável pela varicela, e que, depois da manifestação da doença, que costuma acontecer na infância, permanece adormecido no corpo ao longo da vida. Com o envelhecimento natural do sistema imunitário, sobretudo a partir dos 50 anos, este vírus pode despertar, causando Zona.
Sofia Duque, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, considera que “apesar de uma parte considerável da população acima dos 50 anos não se sentir em risco, esta é uma doença que pode afetar portugueses que se consideram saudáveis e que devem estar alertas para a necessidade de prevenir esta doença e as suas complicações, que por vezes levam a um decréscimo acentuado da sua autonomia e alegria de viver”.

Oportunidades que Criam Futuro!
Bem-vindo à nova secção dedicada às oportunidades de Recursos Humanos no setor da saúde em Portugal!
Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!
Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.
Assistente de Medicina Dentária – Porto – Tempo completo
A Bocca Clínica, no Porto, está a recrutar um(a) assistente de Medicina dentária (m/f) em regime full-time. Para se candidatar envie o seu Curriculum Vitae para o email [email protected]
Passar mais uma hora em frente ao ecrã aumenta risco de miopia em 21%
Jornal de Notícias
Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21% maior de sofrer de miopia, segundo um estudo realizado por investigadores coreanos e publicado pela Jama Network Open.
Os autores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de 45 estudos previamente publicados envolvendo 335.524 crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 2 e os 19 anos (a idade média foi de 9,3 anos).

A prevalência da miopia está a aumentar e, segundo as previsões, quase metade da população mundial sofrerá com ela até 2050, aponta o estudo.
Os investigadores concluíram que o risco de miopia "aumentou significativamente de 1 a 4 horas de tempo de ecrã e, depois disso, o aumento tornou-se mais gradual". Estes resultados podem fornecer orientação a médicos e investigadores sobre o risco de miopia, explicou ainda a equipa de investigação.
O estudo estabelece uma associação entre a exposição aos ecrãs digitais e o risco de desenvolver miopia, mas "não é conclusivo quanto à causalidade", segundo o investigador espanhol Sergio Recalde, da Universidade de Navarra, num comentário à publicação, na qual não participou.
Resultados da Atividade Inspetiva em 2020-2024: Auditorias à governação da inovação em saúde
IGAS
Os resultados da atividade inspetiva da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), relativos ao período de 2020 a 2024, têm vindo a ser divulgados através de relatórios globais sobre os temas comuns a vários processos.

Neste período de quatro anos, a IGAS realizou cinco auditorias a diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o propósito de avaliar se os estabelecimentos de saúde do SNS utilizam modelos de governação da inovação que permitam melhorar a eficiência na utilização dos recursos públicos, a qualidade da prestação de cuidados de saúde e a capacidade de atração e retenção de talento. Os processos de auditoria foram realizados em 2022 (1), 2023 (1) e 2024 (3). Em 2020 e 2021 não foi realizado qualquer processo sobre este tema.
O presente relatório reúne as conclusões dos cinco processos de auditoria realizados entre 2022 e 2024 e as recomendações emitidas nos respetivos relatórios. O objetivo é partilhar com todas as entidades do SNS estas conclusões e recomendações para que, em situações idênticas ou similares, as lideranças possam introduzir melhorias nos respetivos sistemas de gestão.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply