- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 540
Notícias da Saúde em Portugal 540
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Cientistas desenvolvem ‘pijamas inteligentes’ para monitorizar distúrbios do sono
Notícias Saúde
A equipa, liderada pela Universidade de Cambridge, desenvolveu sensores de tecido impresso que podem monitorizar a respiração e detetar pequenos movimentos na pele, mesmo quando o pijama é mais folgado. O trabalho foi descrito na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os sensores incorporados nos pijamas inteligentes foram treinados através do recurso a um algoritmo de inteligência artificial (IA) “ligeira” e podem identificar seis estados de sono diferentes com 98,6% de precisão, ignorando os movimentos regulares do sono, como virar-se na cama e revirar-se. Para isso, os sensores de eficiência energética requerem apenas alguns exemplos de padrões de sono.

Os investigadores dizem que os seus pijamas inteligentes podem ser úteis para milhões de pessoas que lutam contra os distúrbios do sono, uma vez que permitem monitorizar o sono e perceber como este pode ser afetado por alterações no estilo de vida.
O impacto do sono
O sono é essencial para a saúde humana, mas mais de 60% dos adultos apresentam uma má qualidade do sono, o que leva à perda de 44 a 54 dias úteis anuais e a uma redução estimada de 1% do PIB global.
“A falta de sono tem efeitos enormes na nossa saúde física e mental, e é por isso que a monitorização adequada do sono é vital.”
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
IA ao serviço da identificação de distúrbios do sono

![]() | Hoje partilhamos um artigo do Dr. Ricardo Sousa Dias da Clínica Atelier sobre “Inteligência Artificial na Medicina Dentária: o futuro já chegou.“ |
A inovação na medicina dentária nunca foi tão empolgante! A Inteligência Artificial (IA) está a transformar diversas áreas da saúde, e a medicina dentária não é exceção. Mas até onde podemos chegar?
Com algoritmos cada vez mais sofisticados, a precisão no diagnóstico pode aumentar significativamente, reduzindo erros e otimizando os nossos planos de tratamento. Mas há algo que a tecnologia nunca substituirá: o olhar humano, a empatia e o toque de confiança que cada paciente merece.
Aqui na Clínica Atelier, acreditamos que a IA é uma aliada poderosa, mas a empatia e a comunicação continuam a ser a essência do nosso trabalho. Porque mais do que tratar, cuidamos de pessoas.
A tecnologia avança, mas o que realmente faz a diferença é a forma como usamos essa inovação para criar uma experiência mais segura, acolhedora e personalizada para cada paciente. O futuro da medicina dentária é digital, mas o cuidado será sempre humano.
Começam a beber mais cedo e há mais situações de embriaguez severa: os jovens portugueses e o álcool
CNN
A idade de início do consumo de álcool entre os jovens portugueses agravou-se em 2023, assim como as situações de embriaguez severa, dos consumos de risco elevado e da dependência, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.
Os dados constam do relatório anual sobre a situação do país em matéria de drogas e toxicodependências e álcool referente ao ano de 2023, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).

Segundo o documento, que analisa dados de 2022 e 2023, “verificaram-se agravamentos ao nível das idades de início dos consumos, das prevalências do consumo recente e atual, das de embriaguez severa e dos consumos de risco elevado/nocivo e da dependência”, o que reforça “a tendência de aumento da dependência desde 2012, que quase quadruplicou em dez anos”.
Os números apontam que entre os jovens de 18 anos houve “uma descida do consumo recente e atual em 2023” (normalmente contabilizam os dados referentes ao ano e último consumo), embora os valores da embriaguez severa nos últimos dois anos (2022 e 2023) tenham sido os mais altos desde 2015, salienta o documento.
O relatório destaca também que a experiência de problemas relacionados com o consumo de álcool sofreu, nos últimos três anos, “um aumento relevante” face aos anos pré-pandemia, havendo um agravamento nas mulheres.

Oportunidades que Criam Futuro!
Bem-vindo à nova secção dedicada às oportunidades de Recursos Humanos no setor da saúde em Portugal!
Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!
Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.
Assistente de Medicina Dentária – Porto – Tempo completo
A Bocca Clínica, no Porto, está a recrutar um(a) assistente de Medicina dentária (m/f) em regime full-time. Para se candidatar envie o seu Curriculum Vitae para o email [email protected]
O desafio da reabilitação auditiva para que nenhuma voz fique esquecida no silêncio
SIC Notícias
O Dia Internacional do Implante Coclear celebra a primeira cirurgia de implante coclear realizada com sucesso em 25 de fevereiro de 1957 pelo dr. André Djourno e pelo dr. Charles Eyriès em Paris. Este marco histórico revolucionou o tratamento da perda auditiva severa a profunda, oferecendo a possibilidade de restabelecer a perceção sonora a milhares de pessoas em todo o mundo.
Indicado para pessoas com surdez neurossensorial severa a profunda, que não apresentem benefícios com próteses auditivas, o implante coclear é um dispositivo médico eletrónico, implantado cirurgicamente, que transforma os sinais sonoros em sinais elétricos. Estes sinais vão estimular diretamente o nervo auditivo promovendo uma sensação auditiva, permitindo à pessoa ter uma audição útil.
A cirurgia dá início ao processo de reabilitação, seguindo-se a ativação do implante, que ocorre 3 a 4 semanas depois. Num primeiro momento surgem as sensações auditivas. Com o tempo, o cérebro procura a melhor adaptação ao estímulo e a qualidade da perceção auditiva aumenta.

Contudo, a reabilitação auditivo-verbal e comunicacional, para que o cérebro interprete o som que recebe através do implante coclear, é realizada durante várias semanas ou até meses, sendo o envolvimento e trabalhos diários fundamentais para atingir os resultados desejados e dar continuidade ao trabalho dos terapeutas.
Em Portugal, a primeira cirurgia de implante coclear foi efetuada em 1985, em Coimbra. E este ano, celebra-se a data tão especial dos 40 anos, que é uma marca cheia de significado para a Saúde Auditiva em Portugal.
Já o Dia Mundial da Audição, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é celebrado anualmente a 3 de março. Esta data visa aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde auditiva e promover ações para prevenir a perda auditiva e melhorar os cuidados auditivos a nível global.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Perda Auditiva: estatísticas globais e nacionais
Outras tecnologias assistivas

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply