- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 542
Notícias da Saúde em Portugal 542
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Descoberto mais um benefício do chá: elimina metais pesados da água
SIC Notícias
Tradicionalmente, o chá é conhecido pelos mais variados benefícios que traz à saúde e, agora, um novo estudo revela que, através da infusão de chá, é possível remover metais pesados da água.
Preparar chá absorve naturalmente metais pesados, como o chumbo e o cádmio, filtrando eficazmente os contaminantes perigosos das bebidas, de acordo com os investigadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, que mostraram que os iões de metais pesados aderem ou são absorvidos na superfície das folhas de chá, onde permanecem retidos até que o saco de chá utilizado seja descartado.

A equipa destacou que a preparação de chá preto, em condições normais, resulta na remoção de uma fração significativa de chumbo da água potável, mas que este valor depende muito do tempo de infusão. Benjamin Shindel, um dos autores do estudo, adianta que uma chávena de chá preto preparada durante cinco minutos reduziu a concentração de iões de chumbo na água em cerca de 15%.
Segundo o The Guardian, investigações anteriores sugeriram que as pessoas que bebem chá podem ter um menor risco de acidente vascular cerebral, demência e mesmo de morte.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
O processo de investigação
Como é feita a absorção?
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“Com a MedSUPPORT consigo ter a tranquilidade de me dedicar à componente clínica da actividade, com a confiança de os problemas serem resolvidos com competência.”
Recolha de lote de Pomalidomida Viatris
INFARMED, I.P.
Por ter sido detetada a presença de pó nos alvéolos dos blisters, o INFARMED, I.P. determina a recolha do lote 8190882 do medicamento Pomalidomida Viatris, 4mg, cápsulas, 21 unidades, n.º de registo 5869409, com a validade 05/2026, do titular de autorização de introdução no mercado Viatris Limited, IE.

Assim, o INFARMED, I.P. determina a suspensão imediata da distribuição deste lote.
Face ao exposto, e atendendo a que este medicamento é utilizado apenas em meio hospitalar, as entidades que dele disponham não o poderão dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
O divórcio do sono: a insónia crónica
SIC Notícias
O mais comum é a insónia crónica que é diagnosticada quando ocorre três vezes por semana ao longo de, pelo menos, três meses consecutivos. Os dois tipos de insónia mais comuns são a precoce e a terminal. Na primeira, a dificuldade em dormir surge no início da noite, já na segunda são os despertares a meio da noite que interrompem o sono.
"O perfeccionismo, a tendência para responder ao stress com falta de sono, ser trabalhador por turnos, que é algo bastante perturbador do ritmo de sono e vigília".
A limpeza cerebral
Se a fase REM é determinante para a consolidação das memórias e do equilíbrio emocional, é na fase de sono profundo que o cérebro liberta o lixo neurológico acumulado durante o dia. Detritos como as placas de beta-amilóide, presentes na doença de Alzheimer. Há anos que se sabe que esse lixo é despejado durante o sono. Mas só recentemente foi descoberto o processo de separação dos resíduos. A chamada limpeza cerebral ou o "clearance" cerebral.

Entre 10 a 13 horas para as crianças entre os três e os cinco anos; nove a 12 horas é o tempo aconselhado a crianças com idades entre os seis e os 12 anos e, por fim, as oito a 10 horas diárias de sono recomendadas aos adolescentes entre os 13 e os 18 anos.
Numa primeira consulta do sono é provável que o médico lhe pergunte se faz a higiene do sono. Uma rotina que induz o surgimento da melatonina, a hormona que ajuda a dormir. Implica cumprir horários regulares de deitar e levantar, evitar atividades muito excitantes, excetuando o sexo, que até pode ser terapêutico, evitar comer antes de dormir e afastar a luz azul dos olhos e os conteúdos mais perturbadores dos ecrãs. Será esse o primeiro passo para noites bem sucedidas.
Na Grande Reportagem SIC, O Divórcio do Sono, conheça as outras duas terapêuticas e os efeitos metabólicos das noites em claro.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Levar o peso dos dias para a cama
A hormona que embala a noite
Novo Guia da DGS reúne “Orientações para oferta alimentar e prática de atividade física em eventos sociais e reuniões de trabalho”
DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica o guia com "Orientações para a oferta alimentar e prática de atividade física em eventos sociais e reuniões de trabalho".
Os eventos são muitas vezes acompanhados por coffee breaks que promovem uma oferta quase exclusiva de alimentos não saudáveis, bem como por um elevado tempo de comportamento sedentário, pelo que este documento pretende alertar para a importância de promover uma alimentação saudável nestes contextos e de criar oportunidades de ativação física e interrupção de tempo sedentário.
O documento apresenta um conjunto de estratégias a serem consideradas na organização ou contratualização de serviços de alimentação para eventos e reuniões, contribuindo para que a oferta alimentar seja mais saudável sem descurar o seu sabor. Este guia pode ser assim um documento de apoio à contratualização de serviços de catering, podendo ser enviado previamente para as empresas de catering para orientar a elaboração de propostas de coffee breaks saudáveis.
O guia "Orientações para oferta alimentar e prática de atividade física em eventos sociais e reuniões de trabalho" está disponível aqui:

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply