Notícias da Saúde em Portugal 546

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Descoberto mecanismo pelo qual a aspirina previne a metástase em ratos

Jornal de Notícias

Os autores do estudo, publicado na quarta-feira na revista "Nature", alertaram que as suas descobertas vão apoiar os ensaios clínicos em curso para analisar a eficácia da aspirina na prevenção da propagação do cancro em humanos, mas em nenhum caso isso significa que uma pessoa com cancro deva tomar este medicamento sem receita médica.

Nos humanos, o uso de aspirina pode ter efeitos secundários graves, uma vez que pode alterar o revestimento do estômago e aumentar o risco de hemorragia intestinal.

No caso das experiências com ratinhos conduzidas para este estudo, a descoberta de que a aspirina pode impedir a propagação do cancro foi “um acaso”, uma vez que os autores procuraram compreender melhor como o sistema imunitário responde à metástase.

Os investigadores analisaram 810 genes em ratinhos e descobriram que 15 deles influenciavam a metástase do cancro. Especificamente, descobriram que os ratinhos sem um gene que produz a proteína ARHGEF1 sofreram menos metástases de cancros primários nos pulmões e no fígado. A explicação é que a proteína ARHGEF1 suprime as células T imunes, que reconhecem e eliminam eficazmente as células cancerígenas metastáticas.

“A aspirina impediu que os cancros se espalhassem nos ratinhos ao diminuir o TXA2 e libertar as células T da sua supressão.”

Rahul Roychoudhuri, Investigador da Universidade de Cambridge

Os fatores que mais afetam a fertilidade feminina e como preveni-los

Notícias Saúde

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, especialistas em fertilidade alertam para a importância da informação sobre os fatores que podem impactar a capacidade reprodutiva ao longo dos anos. Para muitas mulheres, a maternidade é um objetivo de vida, mas a fertilidade pode ser afetada por diversos elementos, tornando essencial a adoção de medidas preventivas.

De acordo com Nisa Félix, especialista em Ginecologia/Obstetrícia na Ferticentro, “o principal fator que impacta a fertilidade feminina é a idade. O pico da fertilidade ocorre por volta dos 20 anos e começa a diminuir após os 30. A partir dos 35-40 anos, a redução torna-se mais acentuada e, depois dos 45, a fertilidade é praticamente nula”.

Contudo, outros fatores podem também comprometer a fertilidade, como o tabagismo, o consumo de álcool, dietas restritivas, carências vitamínicas e prática excessiva e desequilibrada de exercício físico.

Além disso, determinadas condições médicas, como doenças oncológicas, patologias ginecológicas e doenças autoimunes, podem ter um impacto na capacidade reprodutiva. A reserva ovárica, que representa a quantidade de óvulos disponíveis nos ovários, vai diminuindo ao longo da vida e pode ser avaliada através de exames específicos.

Consequentemente, uma das soluções que tem ganho destaque nos últimos anos é a criopreservação de óvulos, um procedimento que permite às mulheres preservar a sua fertilidade para o futuro.

“A criopreservação de óvulos deve ser considerada por toda as mulheres que não têm intenção de ser mãe antes dos 35 anos, pelos mais diversos motivos, sejam estes profissionais, pessoais, condições médicas, ausência de parceiro/a de momento ou até mesmo o facto de não se sentirem ainda preparadas para a maternidade.”

Nisa Félix, Médica

O processo consiste na estimulação dos ovários, recolha dos óvulos e posterior congelamento para uso futuro. “Não é uma garantia absoluta de gravidez, mas aumenta significativamente a probabilidade de sucesso numa fase mais tardia da vida”, acrescenta.”

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • O impacto dos estilos de vida na fertilidade

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Técnico(a) de Prótese Dentária – Porto

A Dental Evolution, no Porto, está a recrutar um(a) técnico(a) de Prótese Dentária (m/f) para desenho em Exocad. Será dada preferência aos candidatos com experiência. Caso pretenda candidatar-se a esta vaga envie um email para [email protected] com o seu curriculum vitae.

Está a pensar fazer uma tatuagem? Estudo alerta para possível aumento do risco de cancro

SIC Notícias

De acordo com o estudo, intitulado de "A Tatuagem é Principalmente Cultural: Um estudo representativo de gémeos sobre os determinantes da tatuagem", da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) e da Universidade de Helsínquia, a tinta das tatuagens acumula-se nos gânglios linfáticos - cuja principal função é filtrar substâncias nocivas - ao mesmo tempo que se pode espalhar a outras partes do corpo.

Os investigadores temem assim que a tinta das tatuagens desencadeie uma inflamação crónica dos gânglios linfáticos e possa levar a um aumento do risco de cancro.

"Podemos ver que as partículas de tinta se acumulam nos gânglios linfáticos e suspeitamos que o corpo as considera como substâncias estranhas. Isto pode significar que o sistema imunitário está constantemente a tentar responder à tinta, e ainda não sabemos se esta tensão persistente pode enfraquecer a função dos gânglios linfáticos ou ter outras consequências para a saúde."

Henrik Frederiksen, Professor Clínico na SDU

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Tamanho das tatuagens pode influenciar

  • Estudo envolveu quase 6 mil pares de gémeos

Projeto Quantum disponibiliza primeiros resultados para avançar a qualidade e utilidade dos dados de saúde 

SPMS

A SPMS participa no projeto europeu QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU“, que tem como objetivo criar um sistema comum na União Europeia (UE) para rotular a qualidade e utilidade dos dados de saúde para fins de investigação.

O QUANTUM procura estabelecer as normas para a criação do rótulo, garantido que o mesmo seja adotado como parte dos descritores dos conjuntos de dados de saúde, que serão disponibilizados para fins de investigação, inovação médica e regulamentação – utilização secundária – através da plataforma HealthData@EU.

A criação do rótulo visa assegurar um mecanismo harmonizado de transparência, que permita aos investigadores, inovadores e reguladores conferirem a qualidade e utilidade de um conjunto de dados para os seus trabalhos, promovendo a transparência e a confiança na partilha de dados de saúde em toda a UE, para fins de utilização secundária.

Recentemente, foram publicadas as primeiras especificações técnicas para a implementação deste sistema de rotulagem:

  • Especificações do rótulo de qualidade e utilidade dos conjuntos de dados

  • Especificação da avaliação da maturidade dos detentores de dados

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.