Notícias da Saúde em Portugal 549

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Apreendidas mais de 1.700 unidades de suplementos alimentares num valor superior a 28 mil euros

SIC Notícias

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta ontem, mais de 1.700 unidades de suplementos alimentares, que estavam a ser vendidos de forma ilícita na Área Metropolitana do Porto. O valor total da apreensão rondará os 28.000.00 euros.

De acordo com o comunicado da ASAE, foi identificado um suspeito de nacionalidade estrangeira, que de "forma camuflada" e "não identificada", importava, comercializava e distribuía os referidos suplementos alimentares. Estes tinham como destino final vários ginásios e espaços destinados à prática de culturismo.

"Como resultado da operação, foram apreendidas 1.720 unidades de suplementos alimentares, os quais se encontravam a ser comercializados de forma ilícita, sem a devida comunicação à entidade competente e apresentando diversas irregularidades ao nível da sua rotulagem, designadamente a existência, na sua composição, de substâncias medicamentosas não autorizadas, tais como esteroides androgénicos anabolizantes."

ASAE

A operação deu origem a um processo criminal.

Consulta pública do INFARMED, I.P.: dispensa de idioma português em dispositivos médicos de uso profissional

OMD

Encontra-se em consulta pública a proposta de dispensa de apresentação de informação em língua portuguesa nas interfaces gráficas de dispositivos médicos de utilização profissional.

De acordo com a circular informativa do INFARMED, I.P. (Nº 014/CD/100.20.200), está em causa o nº3, do artigo 40º do Decreto-Lei nº29/2024 (Assegura a execução, na ordem jurídica interna, do Regulamento (UE) 2017/745, relativo aos dispositivos médicos) sobre o idioma dos documentos, elementos e informações.

A proposta de decisão favorável do INFARMED, I.P. deve aplicar-se quando se verificarem simultaneamente as seguintes condições: “a língua utilizada na interface gráfica do dispositivo médico, em alternativa à língua portuguesa, deverá ser a língua inglesa”; “deverão ser disponibilizadas instruções de utilização em língua portuguesa, nas quais deverá ser incluída a tradução da informação disponibilizada na interface gráfica do dispositivo médico”; e “não deverá existir evidência de ocorrência de incidentes/reclamações resultantes (relação causal) da utilização de interface gráfica noutra língua que não a língua oficial do país do utilizador dos dispositivos médicos em questão”.

O documento será alvo de deliberação do Conselho Diretivo do INFARMED, quando terminar o período de consulta pública.

Podem participar nesta auscultação as instituições e ordens da saúde (sendo que a OMD vai remeter os seus contributos), bem como os profissionais e associações de profissionais de saúde. Até dia 9 de abril, os contributos podem ser remetidos para o e-mail de contacto: [email protected], devendo ser indicado no assunto: “Consulta – Artigo 40 do DL 29/2024”.

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Técnico(a) de Prótese Dentária – Porto

A Dental Evolution, no Porto, está a recrutar um(a) técnico(a) de Prótese Dentária (m/f) para desenho em Exocad. Será dada preferência aos candidatos com experiência. Caso pretenda candidatar-se a esta vaga envie um email para [email protected] com o seu curriculum vitae.

Universidade de Évora vê "chumbada" proposta para curso de Medicina

CNN

A proposta da Universidade de Évora (UÉ) para abrir um curso de Mestrado Integrado em Medicina foi ‘chumbada’ pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), mas a academia vai reformular e submeter novo projeto.

A reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar referiu que a academia alentejana vai “ter em conta” as críticas apontadas na fundamentação da decisão da A3ES para “tentar corrigir naquilo que é de corrigir e ressubmeter, proximamente, uma nova formação em Medicina”.

O ‘chumbo’ do curso de Medicina na UÉ foi noticiado hoje pelo Jornal de Notícias (JN), tendo a Lusa consultado o processo na página de Internet da A3ES, que foi publicado no dia 28 de fevereiro deste ano.

Na deliberação, a A3ES faz reparos ao corpo docente e aos membros da equipa de coordenação e alega que “a visão da instituição sobre o projeto educativo está ainda pouco desenvolvida, sendo necessária uma abordagem mais estruturada”.

A UÉ submeteu há cerca de um ano a proposta de Mestrado Integrado em Medicina, que engloba licenciatura e mestrado, agora chumbada pela A3ES.

Cérebro de pessoa que nasce sem parte do corpo é capaz de reorganizar funções sensoriais

SIC Notícias

Uma equipa internacional de investigadores tem vindo a testar como o cérebro reorganiza os seus mapas sensoriais na ausência de estímulos táteis.

Como é que o cérebro reorganiza os mapas sensoriais

Uma equipa de investigação do Instituto de Neurociências (IN) - um centro conjunto do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) de Espanha e da Universidade Miguel Hernández (UMH) em Elche - descobriu que o cérebro em desenvolvimento é capaz de reorganizar os seus mapas sensoriais quando o sentido do tato é afetado.

O laboratório liderado pela investigadora Guillermina López Bendito descobriu que o córtex somatossensorial, a parte do cérebro que nos permite sentir o mundo à nossa volta, pode modificar a sua estrutura e funcionalidade em resposta à ausência de estímulos desde o nascimento, referiu o CSIC, em comunicado.

O estudo, que contou com a colaboração de investigadores do Instituto Friedrich Miescher de Investigação Biomédica, na Suíça, foi realizado com recurso a um modelo de um rato que nasceu sem os bigodes principais, que são tão cruciais para eles como as mãos para os humanos, explicou a investigadora Mar Aníbal Martínez, primeira autora do artigo.

Observaram que, na ausência dos bigodes principais, a região do cérebro que normalmente processa esta informação desaparece quase por completo e a região dos bigodes do lábio superior, que são mais pequenos, mais numerosos e têm funções secundárias no processamento tátil, expande-se para ocupar o seu território, um processo que ocorre apenas se a perda sensorial ocorrer antes do nascimento.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Alterações no perfil genético

Se ainda não teve a oportunidade de ler o artigo da MedSUPPORT no Jornal Dentistry pode fazê-lo agora aqui:

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.