- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 552
Notícias da Saúde em Portugal 552
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Suspensão imediata da comercialização dos produtos cosméticos 'Sente Senas Naturais"
INFARMED, I.P.
O INFARMED, I.P., no âmbito da avaliação de uma denúncia, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca “Sente Senas Naturais”, que não cumpriam com vários requisitos do Regulamento (CE) n.º 1223/2009 de 30 de novembro, nomeadamente com o disposto nos artigos 4º (Pessoa Responsável), 5º (Obrigações da Pessoa Responsável), 8º (Boas Práticas de Fabrico), 10º (Avaliação de Segurança), 11º (Ficheiro de Informação sobre os produtos), 12º (Amostragem e análises), 13º (Notificação) e 19º (Rotulagem).

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:
As entidades que eventualmente disponham destes produtos não os devem disponibilizar.
Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“Competentes e antecipam problemas. Descanso é o que sinto.”
Rui Santos Ivo eleito Presidente da EMA
SNS
Rui Santos Ivo, Presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.), foi eleito ontem Presidente do Conselho de Administração (Management Board) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em reunião do organismo.

Após ter sido nomeado vice-presidente do órgão que agora passa a presidir, em outubro de 2024, esta eleição reforça ainda mais o reconhecimento da sua vasta experiência e liderança na área da regulação do medicamento. A nomeação reflete a confiança dos Estados-Membros da União Europeia na sua capacidade de contribuir para a Rede Europeia de Regulação do Medicamento, que integra as autoridades nacionais dos Estados-Membros e a EMA.
“É uma grande honra ser nomeado para liderar o Conselho de Administração da EMA. Os tempos em que vivemos, marcados por rápidas mudanças, um ambiente cada vez mais complexo e importantes desenvolvimentos legislativos e regulamentares, demonstram a importância de a EMA ser ágil e eficiente, assumindo plenamente a liderança e a responsabilidade na salvaguarda dos elevados padrões da UE na proteção da saúde humana e animal, ao serviço dos cidadãos europeus. Como presidente, e com os meus colegas do Conselho de Administração, darei prioridade à parceria essencial entre a EMA, as agências nacionais e a Comissão Europeia, enquanto juntos mantemos a forte reputação internacional da EMA como autoridade reguladora de referência.”
Parkinson: identificada proteína que poderá ser a chave para desenvolver novos medicamentos
SIC Notícias
Uma equipa de cientistas resolveu um mistério relacionado com a doença de Parkinson ao identificar uma proteína que poderá ser a chave para ajudar a desenvolver novos medicamentos para tratar a doença neurodegenerativa
A PINK1 é uma proteína diretamente ligada à doença de Parkinson, a doença neurodegenerativa que mais cresce no mundo e a mais comum depois da doença de Alzheimer.

Nunca ninguém tinha visto o aspeto desta proteína humana, a forma como se liga à superfície das mitocôndrias danificadas ou como é ativada, mas agora uma equipa de investigadores australianos do Centro de Investigação da Doença de Parkinson do Walter and Eliza Hall Institute (WEHI) conseguiu fazê-lo.
Identificados novos marcadores para deteção precoce de Parkinson
A autora principal do estudo, Sylvie Callegari, explica que o PINK1 atua em quatro etapas distintas, as duas primeiras das quais nunca tinham sido vistas antes.
O PINK1 deteta primeiro os danos nas mitocôndrias, depois liga-se às mitocôndrias danificadas e, uma vez ligado, marca a ubiquitina, que se liga a uma proteína chamada Parkin para que as mitocôndrias danificadas possam ser recicladas.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Doença de Parkinson: sintomas e prevalência global
Auditoria à assistência prestada a pessoas estrangeiras não residentes nos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde
IGAS
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) publicou o memorando do plano de auditoria à assistência prestada a pessoas estrangeiras não residentes nos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde.
O objetivo desta auditoria é avaliar a forma como foi prestada a assistência a pessoas estrangeiras não residentes em Portugal nos serviços de urgência dos hospitais das unidades locais de saúde, nos anos de 2023 e 2024.

Em 2025, a IGAS prevê auditar as seguintes entidades: Unidade Local de Saúde do Algarve, E.P.E.; Unidade Local de Saúde do Oeste; E.P.E. e Unidade Local de Saúde de São José, E.P.E.
As auditorias serão iniciadas no mês de março.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply