- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 553
Notícias da Saúde em Portugal 553
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Bolsa de Formação com candidaturas até 31 de março
OMD
Entre 1 de janeiro e 31 de março decorre o período de submissão de candidaturas à Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o apoio para a promoção da formação profissional e divulgação do conhecimento técnico-científico.
Consulte o Regulamento da Bolsa de Formação da Ordem dos Médicos Dentistas, que estabelece os projetos elegíveis, as condições de acesso e seleção, os prazos e candidaturas.

A bolsa de formação a atribuir ao médico dentista constitui um prémio com natureza técnico-científica e traduz-se na concessão de financiamento, parcial ou total, à formação contínua do médico dentista, no âmbito da promoção da cultura e do conhecimento médico-dentário, em todas as valências principais ou conexas ao exercício da profissão, nos termos, condições e critérios aqui previstos. A bolsa atribuída será pessoal e intransmissível.
Para se candidatar, deverá preencher o formulário de candidatura que está disponível até 31 de março de 2025.
Autoridades alertam para risco de medicamentos de terapias avançadas não autorizados
SIC Notícias
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e os chefes das agências do medicamento alertaram para os perigos dos fármacos de terapias avançadas não regulamentados que estão a ser vendidos a doentes na União Europeia (UE).
Numa nota publicada no 'site' do INFARMED, I.P., o regulador explica que os Medicamentos de Terapias Avançadas (ATMP) são fármacos baseados em genes, tecidos ou células, que quando devidamente autorizados pela EMA ou aprovados por uma autoridade nacional, podem trazer benefícios importantes para os doentes.
Recorda que a UE estabeleceu diretrizes rigorosas para garantir que os ATMP cumprem elevados padrões de segurança e eficácia e avisa que várias empresas e clínicas têm comercializado estes medicamentos não regulamentados diretamente aos doentes, "muitas vezes sem estudos sobre a sua eficácia, qualidade e segurança".

Um dos exemplos é a comercialização de terapias com células dendríticas, que utilizam um tipo de célula do sistema imunitário para atacar células cancerígenas. As autoridades alertam que estes produtos não regulamentados podem colocar os doentes em risco, "causando efeitos secundários graves sem oferecer benefícios reais".
O INFARMED, I.P. acrescenta que, muitas vezes, estes produtos são vendidos em 'websites' ou redes sociais como uma "última esperança", explorando as preocupações dos doentes e das suas famílias.
O INFARMED, I.P. pede especial cuidado com os tratamentos anunciados 'online' e nas redes sociais e aconselha a que se fale sempre com o profissionais de saúde qualificados e, eventualmente, que se procure uma segunda opinião.
Dia Mundial da Incontinência Urinária
OF
A incontinência urinária afeta 1 em cada 5 portugueses com mais de 40 anos, comprometendo a sua qualidade de vida. Embora seja mais comum em mulheres, também pode atingir os homens.
O que precisa de saber sobre a incontinência urinária:

Pode ser prevenida.
Tem tratamento.
A Fisioterapia é a primeira opção para o tratamento da incontinência urinária de esforço.
Se sofre com este problema, procure um(a) fisioterapeuta da área da saúde pélvica. O acompanhamento adequado irá fazer toda a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida.
Cuidar da sua Saúde Pélvica é essencial. Pela sua Saúde, não ignore os sinais!
Simulacro na Faculdade de medicina do Porto explica como agir numa situação de paragem cardiorrespiratória
SIC Notícias
Filipe Pinto estava a correr junto à Faculdade de Medicina do Porto quando, subitamente, sofreu uma paragem cardiorespiratória. Por sorte, tinha por perto duas colegas de curso que desencadearam o processo de reanimação.

A existência de um desfibrilhador na Faculdade de Medicina e a rápida intervenção do INEM foram essenciais e permitiram salvar o Filipe. Tratou-se, como já se percebeu, da simulação de uma patologia que afeta milhares de pessoas, todos os anos, em Portugal.
"Há milhares ao ano de paragens cardiorespiratórias. A maior parte são de causa cardíaca, fora do hospital. Aquilo que nós devemos fazer é prevenir a paragem cardíaca.”

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply