- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 556
Notícias da Saúde em Portugal 556
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Rastreio do cancro do intestino a decorrer gratuitamente no Porto esta semana
SIC Notícias
Até sexta-feira, a Associação de Doentes Europacolon está a promover o rastreio ao cancro do intestino, na estação da Trindade, no Porto. É a segunda causa de morte por cancro em Portugal, mas a doença pode ser prevenida. Numa fase inicial, a probabilidade de cura é quase total.

Um teste simples e indolor permite detetar a presença de sangue, um possível indicador de cancro do intestino ou de lesões pré-malignas, como pólipos.
Durante três dias, os kits são distribuídos gratuitamente na estação da Trindade, no Porto. Um dos critérios é ter mais de 50 anos. Em caso de teste positivo, deve ser realizada uma colonoscopia.
Em 2023, mais de 227 mil pessoas foram rastreadas, através do teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Mais de 15 mil utentes tiveram resultado positivo. 685 foram encaminhados para tratamento.
Dia Mundial da Saúde Oral | Quando um sorriso saudável é mais importante do que a estética
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Cuidar da saúde oral significa mais do que manter os dentes brancos e alinhados. As doenças da boca constituem um sério problema de saúde que afetam uma parte significativa da população e que são alvo de “combate” no Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL). Por lá, já passaram mais de 21 mil crianças e jovens, em quase cinco anos de existência.
Esta quinta-feira, dia 20 de março, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma data que é comemorada anualmente com campanhas de sensibilização e promoção da saúde da boca e dos dentes. Mas no SOL, a efeméride é sinalizada todos os dias. Em quase seis anos de existência, 21. 536 utentes de 76 nacionalidades distintas entraram já no número 219 da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, para aprender a cuidar da saúde oral e tratar de algumas das principais doenças, como a cárie dentária e as doenças periodontais. Os números são significativos, crescem de ano para ano e traduzem-se numa média de 180 consultas diárias a decorrer nos cerca de 10 gabinetes das instalações deste equipamento da Misericórdia de Lisboa.

Dia Mundial da Saúde Oral
O Dia Mundial da Saúde Oral é uma iniciativa da World Dental Federation, destinando-se a alertar para a importância da saúde oral ou não estivessem as doenças da boca e dos dentes entre as patologias crónicas mais comuns a nível mundial. Os números não deixam margem para dúvidas: 90% da população de todo o mundo está em risco de sofrer de algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie e doenças periodais até ao cancro oral.
Uma boca saudável é fundamental para a saúde em geral. Mais do que uma questão estética, uma dentição completa, gengivas e ossos sãos permitem boas funções de fonação, mastigação e mímica facial.
Apenas metade dos imigrantes inscritos nos centros de saúde tem médico de família
Observador
Apenas um em cada dois imigrantes inscritos nos cuidados primários tinha médico de família em 2023, com a maioria dos centros de saúde a registarem uma procura crescente por consultas de doença aguda e cuidados materno-infantis.
Os dados constam de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre o acesso de imigrantes aos cuidados de saúde primários (CSP), esta quinta-feira divulgado, e que concluiu que, nos últimos três anos, 88,8% das unidades registaram um aumento na procura.
Segundo o regulador, entre os mais de 844 mil imigrantes inscritos nos CSP em 2023, apenas cerca de 419 mil (49,7%) tinham médico de família atribuído, uma taxa consideravelmente inferior aos 83,5% de todos os utentes inscritos a nível nacional.

As consultas devido a casos de doença aguda e os cuidados materno-infantis são os cuidados de saúde mais procurados e foram considerados como muito frequentes por 51,9% e 49,2% das unidades funcionais (UF) dos cuidados primários.
De acordo com a ERS, a maioria das unidades identificou diferenças significativas na procura entre imigrantes em situação regular e irregular, com a inscrição nos CSP (82,6%) e a atribuição de médico de família (76,5%) a serem os principais fatores que contribuem para essas diferenças.
Perante estas conclusões, a ERS reiterou a recomendação já emitida à ACSS, para uma efetiva melhoria no registo, tratamento e monitorização dos dados e informações sobre cada um dos cidadãos estrangeiros que acede aos cuidados de saúde no SNS.
Especialistas revelam os melhores e piores alimentos para a sua saúde
Notícias Saúde
Há coisas que todos podem fazer para prevenir ou diminuir a gravidade das doenças crónicas, garantem os especialistas em ciência da nutrição. Basta uma mudança nos alimentos que ingerimos, gesto simples que tem impacto mesmo entre os que apresentam um risco genético elevado para cancro ou doenças cardíacas.
Michelina Witte, professora de cinesiologia e ciências do desporto; Arlette Perry, professora de cinesiologia e ciências do desporto; Tracy Crane, professora associada de oncologia médica e nutricionista; Paola Rossi, diretora do programa clínico de estilo de vida, são especialistas da Universidade de Miami e partilham algumas dicas sobre quais os alimentos que podem ajudar a prevenir doenças crónicas ou a evitar que se repitam.

Dieta baseada em vegetais e alimentos integrais
Este é a melhor alternativa, garantem. “Sabemos, graças à investigação, que existe uma relação direta entre a alimentação e o cancro quando não ingerimos fibras suficientes”, refere Witte.
As fibras encontram-se naturalmente em frutas e vegetais, incluindo legumes e leguminosas. E a quantidade importa, pelo que devemos ingerir entre 20 a 35 gramas de fibra por dia. Na lista de boas opções encontram-se frutos secos e sementes, vegetais crucíferos e folhas verdes, cenouras, abacates, batatas e batata doce, proteínas magras (frango, peixes gordos e brancos, tofu, requeijão e iogurte grego), cereais integrais (pão de trigo, tortilhas, aveia, quinoa e arroz integral), frutas (frutos vermelhos, maçãs, laranjas, goiabas e papaias).
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
A questão da proteína
O tempero que ajuda a combater doenças
O que deve ser evitado

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply