Notícias da Saúde em Portugal 561

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Pastilha elástica liberta milhares de microplásticos na saliva

Jornal de Notícias

Um estudo piloto da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), descobriu que a pastilha elástica pode libertar centenas a milhares de microplásticos por unidade na saliva, o que pode provocar a sua ingestão. Além disso, uma vez utilizada e deitada fora, a pastilha elástica é uma fonte de poluição ambiental.

Estima-se que cada pessoa consuma dezenas de milhares de microplásticos (entre 1 micrómetro e 5 milímetros de largura) todos os anos através de alimentos, bebidas, embalagens de plástico e processos de produção ou fabrico.

A pastilha elástica é feita a partir de uma base de pastilha elástica, adoçantes, aromatizantes e outros ingredientes. Enquanto a pastilha elástica natural utiliza um polímero de origem vegetal, como a seiva de árvore, outros produtos utilizam bases de pastilha elástica sintéticas feitas de polímeros derivados do petróleo.

Ao medir o número de microplásticos presentes em cada amostra de saliva, encontraram uma média de 100 microplásticos por grama de goma, embora alguns pedaços individuais de goma tenham libertado até 600 microplásticos por grama.

Um pedaço típico de pastilha elástica pesa entre 2 e 6 gramas, o que significa que um pedaço grande pode libertar até 3000 partículas de plástico. E se uma pessoa comum mastigar 160 a 180 pedaços pequenos de pastilha elástica por ano, os autores estimam que pode ingerir cerca de 30 mil microplásticos.

Recentemente, a Dra. Patrícia da Clínica São Sebastião participou na Meia Maratona de Nova Iorque, uma das provas mais emblemáticas do mundo, demonstrando o seu compromisso com um estilo de vida saudável e ativo. A sua participação nesta prestigiada corrida reflete a mesma dedicação e perseverança que aplica na sua prática profissional diária.

A MedSUPPORT congratula a Dra. Patrícia por esta conquista inspiradora, que reforça os valores de saúde e bem-estar que partilhamos.

Médico dentista português convidado para Conselho Consultivo da Harvard School of Dental Medicine

Sapo

O convite para o médico dentista Miguel Stanley partiu do Reitor da Universidade de Medicina Dentária da Universidade de Harvard, William V. Giannobile, sendo justificado “pela excelência da prática médica do português, nomeadamente na área da inovação”.

Dr. Miguel Stanley

“O Conselho Consultivo de Inovação da Harvard School of Dental Medicine (HSDM) vai desempenhar um relevante papel nas orientações e nas recomendações relacionadas com a visão clínica da universidade, promovendo a inovação na prestação de cuidados clínicos, na Educação clínica em Medicina Dentária, nos resultados no mercado de trabalho, e nas atividades de investigação clínica”, pode ler-se em nota à imprensa.

Miguel Stanley é Professor Associado da Escola de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia desde 2018. É também fundador da White Clinic, em Lisboa. Exercendo Medicina Dentária há 26 anos, é cofundador da Slow Dentistry Global Network com sede na Suíça, vice-presidente da Digital Dentistry Society e cofundador da Missing Link. Foi, ainda, apresentador do documentário “O Futuro do Sorriso” da National Geographic, com o podcast “Biting into Helthcare”.

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Secretariado/Receção – Silves

A Clínica de Pêra está à procura de uma pessoa para fazer Secretariado/Receção. Necessitamos de pessoa competente, experiente e com bom espírito de equipa.

As pessoas interessadas podem enviar o seu CV para o email [email protected]

Dia Nacional do Dador de Sangue: necessárias mais dádivas

Sapo

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se hoje e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.

Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar várias vidas e leva em média apenas 30 minutos.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

Em declarações à agência Lusa, Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), apelou à sociedade para que mais pessoas se tornem dadores regulares e deixou pedidos à tutela.

“É muito importante que as pessoas se tornem dadores regulares, isto é, que os homens, de três em três meses, façam a sua dádiva e as mulheres de quatro em quatro meses (…).”

Alberto Mota, Presidente FEPODABES

Este ano o Dia Nacional do Dador de Sangue tem como tema “A importância da Diversidade na Dádiva de Sangue”.

A FEPODABES salienta “o papel fundamental dos dadores de sangue que têm estado sempre presentes para colmatar as 1.000 a 1.100 unidades de sangue necessárias todos os dias”.

Este é também o apelo do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto que, em informação enviada à Lusa, soma ao pedido de doações regulares, o apelo à dádiva regular de plaquetas.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Direitos e deveres dos dadores de sangue

Cheque-dentista: informação sobre faturação anterior a 2024

OMD

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) que, no seguimento da reestruturação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), foi estabelecido um processo excecional de faturação para regularizar prestações de saúde oral relativas a períodos anteriores a 2024.

Nesse âmbito foram definidos prazos para submissão dos pedidos de pagamento e apresentação de faturas. Após essas datas, não serão aceites pedidos/faturas relativos ao período em causa.

Prazos a cumprir:

Os prestadores devem submeter no SISO os pedidos de pagamento referentes a serviços prestados entre 1/1/2021 e 31/12/2024, até ao dia 8 de junho de 2025. As faturas deverão ser submetidas ao CCMSNS Centro de controlo Monitorização do SNS) num ciclo único, impreterivelmente entre o dia 1 e o dia 10 de junho de 2025.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Principais pontos a ter em atenção

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.