Notícias da Saúde em Portugal 562

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Médicos chineses realizam primeiro transplante de fígado de porco num ser humano

SIC Notícias

Uma equipa médica realizou, pela primeira vez no mundo, um transplante de fígado de porco para um ser humano. O órgão do animal foi geneticamente modificado para reduzir a probabilidade de ser rejeitado pelo seu recetor.

O fígado geneticamente modificado foi transplantado para um paciente em morte cerebral, a 10 de março de 2024. Para a operação foi utilizado o fígado de um miniporco com seis genes modificados para se adaptar ao corpo humano.

O órgão foi "costurado" aos seus vasos sanguíneos, sem que os médicos retirassem o fígado original. O objetivo é que possa servir de "auxiliar" ao fígado humano, enquanto os pacientes aguardam por um órgão compatível, o que em alguns casos pode levar anos. O fígado de porco permaneceu 10 dias, até que os familiares do doente pediram que a experiência fosse interrompida.

Durante esse período, o fígado de porco manteve o fluxo sanguíneo estável e não apresentou sinais de rejeição. Ainda assim, a equipa médica garante que o fígado poderia ter funcionado ainda mais tempo, embora não saibam quanto.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"MedSUPPORT - rigor, conhecimento e dedicação de todos os técnicos que nela trabalham, fazem dela uma peça chave para qualquer empresa de sucesso na área da Medicina Dentária."

Dr. Daniel Azevedo | Clínica Dr. Daniel Azevedo - Medicina Dentária, Lda. - Vila Real

INFARMED, I.P. autoriza rotulagem em checo do Ozempic que está em rutura de stock

Observador

Numa circular informativa publicada no site, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED, I.P.) refere que “autorizou, a título excecional, a utilizaçãodeste medicamento, que tem como substância ativa o semaglutido, na forma solução injetável em caneta pré-cheia na dosagem 1 mg/0,74 ml.

Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.

O Ozempic é usado no tratamento da diabetes tipo 2, para o qual é comparticipado desde maio de 2021, mas revelou-se também eficaz na perda de peso em adultos obesos ou com excesso de peso com problemas de saúde associados, uma vez que suprime o apetite, o que levou a uma grande procura em vários países, incluindo Portugal.

Este medicamento consta da lista dos 91 medicamentos cuja exportação está probidade durante o mês de março.

Distúrbios da tiroide nas crianças. "Sintomas podem passar despercebidos", alerta médica

Sapo

Especialista em endocrinologia Maria João Oliveira alerta para a incidência das doenças da tiroide em idade pediátrica e os sintomas a ter em atenção.

Atraso no crescimento, aumento do volume da tiroide, do peso e dificuldade de concentração na escola são sintomas de alerta que podem indicar doenças da tiroide nas crianças. Estas disfunções "podem surgir devido a uma alteração na sua função — o hipotiroidismo ou hipertiroidismo, ou através de uma alteração na sua estrutura — bócio, nódulo(s) ou cancro”, segundo Maria João Oliveira, endocrinologista e porta-voz da Associação das Doenças da Tiroide (ADTI), que sublinha que "os sintomas podem passar despercebidos" nas crianças.

O aparecimento do bócio advém de um mau funcionamento da glândula e do aumento do volume da tiroide. Para a especialista existe a possibilidade “de surgirem nódulos da tiroide, que apesar de serem menos prevalentes nas crianças do que na idade adulta, a possibilidade de um nódulo deste tipo na criança ser maligno é consideravelmente maior”. Daí que seja importante reconhecer os principais sintomas, diagnóstico e tratamentos.

A diferença entre o hipotiroidismo e o hipertiroidismo, é que no primeiro o metabolismo desacelera, devido a uma produção de hormonas insuficiente e no segundo, acontece o contrário. Porém, o hipotiroidismo continua a ser o mais frequente, tanto nos adultos como nas crianças, pois este pode ser diagnosticado logo à nascença através do teste do pezinho.

Apesar destas disfunções “as crianças que sofram desta patologia da tiroide podem ter uma vida completamente normal, desde que sejam acompanhadas por um médico especialista e tomem a medicação prescrita regularmente”, alerta a endocrinologista.

Programa para inserir profissionais autistas na área tecnológica abre candidaturas

Observador

Estão abertas as candidaturas, até ao dia 04 de julho, para a quinta edição do Programa de Neurodiversidade da Critical Software, que procura inserir profissionais com Perturbação do Espetro de Autismo (PEA) no mercado tecnológico.

Nesta nova temporada, com vagas em Coimbra, Viseu, Braga, Porto e Lisboa, a expectativa é formar 14 candidatos e empregar pelo menos oito.

O Programa de Neurodiversidade foi criado em 2021, através de uma parceria entre a Critical Software e a Specialisterne, e já levou à contratação de 30 profissionais com diagnóstico dentro do espetro de autismo, que estão integrados na Critical Software e em outras empresas parceiras da iniciativa, nomeadamente a Critical TechWorks e a NOS.

Os interessados terão a possibilidade de participar em dias abertos nas empresas neuro-inclusivas aderentes e de conhecerem um pouco mais do ambiente em que podem vir a trabalhar, sendo esta também uma forma de assinalar o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, assinalado a 02 de abril.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.