- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 568
Notícias da Saúde em Portugal 568
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Cientistas desenvolvem o pacemaker mais pequeno do mundo: do tamanho de um grão de arroz
Euronews
A engenharia biomédica está a avançar a passos largos com inovações que transformam a medicina tal como a conhecemos. Os investigadores da Northwestern University desenvolveram um pacemaker temporário extraordinariamente pequeno e auto-dissolvente que é alimentado por fluidos corporais.
O novo dispositivo, mais pequeno do que um grão de arroz, representa um avanço significativo na miniaturização médica. O seu tamanho extraordinariamente pequeno (apenas 1,8 milímetros de largura, 3,5 milímetros de comprimento e 1 milímetro de espessura) permite-lhe ser introduzido no corpo através de uma seringa de forma não invasiva.

Este pequeno pacemaker responde a uma necessidade médica particularmente sensível: recém-nascidos com defeitos cardíacos congénitos. Cerca de 1% das crianças nascem com algum tipo de defeito cardíaco, independentemente de viverem em países com recursos limitados ou ricos em recursos.
"A nossa principal motivação foram as crianças. A boa notícia é que estas crianças só precisam de estimulação temporária após a cirurgia. Em cerca de sete dias, o coração da maioria dos doentes estará a reparar-se a si próprio. Mas esses sete dias são absolutamente críticos.”
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Funcionamento inovador com ativação por luz
Tecnologia biodegradável
Bateria alimentada por fluidos corporais
Versatilidade e aplicações futuras
7 de abril - Dia Mundial da Saúde
ERS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala anualmente o Dia Mundial da Saúde a 7 de abril. Em 2025, o tema escolhido é focado na saúde materna e neonatal - “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) junta-se a esta iniciativa, com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no sistema de saúde para os direitos de todas as mulheres em matéria de proteção na preconceção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no pós-parto.
No âmbito das suas competências, a ERS assegura que os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde cumprem estes direitos, por forma a que todas as mulheres tenham acesso a cuidados adequados em tempo considerado clinicamente aceitável, com qualidade e em segurança. Só assim, é que "inícios saudáveis" poderão resultar em "futuros esperançosos".

O que deve saber sobre estes direitos:
- A Lei n.º 15/2014, de 21 de março, prevê os direitos que assistem a todas as mulheres em matéria de proteção na preconceção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no pós-parto.
- Todas as mulheres têm direito:
à informação, ao consentimento informado, ou à recusa informada, e ao respeito pelas suas escolhas e preferências;
à confidencialidade e à privacidade;
a serem tratadas com dignidade e com respeito;
a serem bem tratadas e estarem livres de qualquer forma de violência;
(…)
Estes direitos adquirem particular relevância em situações de especial vulnerabilidade (como, por exemplo, nos casos de interrupção da gravidez; mães, nascituros ou crianças com deficiência; vítimas de violência doméstica; pessoas nos extremos da idade reprodutiva; pessoas migrantes e refugiadas).

Oportunidades que Criam Futuro!
Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!
Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.
![]() | Médico(a) Dentista – Portimão A Clínica Lúcio Faria em Portimão está a admitir, para entrada imediata, médico(a) dentista para consultas de higiene oral, pelo menos 2 a 3 vezes por semana. As pessoas interessadas podem enviar o seu currículo para o email [email protected]. Para mais informações pode consultar https://luciofaria.com/pt/. |
IPO Porto inicia programa de cirurgia robótica com operação à próstata
SIC Notícias
O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) iniciou um programa de cirurgia robótica, com uma prostectomia radical, tornando-se o primeiro centro oncológico do país a integrar um robot cirúrgico nas suas operações.
A primeira cirurgia realizada com auxílio de um robot cirúrgico, uma prostectomia radical num homem de 54 anos, aconteceu a 28 de março. Entretanto já foram realizadas pelo menos mais três: duas na área da ginecologia e uma segunda na urologia.

Sobre cirurgias que, na estreia, são realizadas na presença de tutores, Lúcio Lara Santos contou que as vantagens passam por "poder observar de vários ângulos o objeto a operar", garantir "mais firmeza e segurança do tratamento dos tecidos em casos mais minuciosos", bem como conseguir "uma redução muito grande de lesão dos tecidos".
"No caso da próstata, é importante garantir menor lesão nos nervos importantes para manter a função do aparelho urogenital. E, em geral, acreditamos que estas práticas contribuem para uma redução do tempo de internamento. Há uma retoma da função e da sua vida social e profissional mais rápida."
Ordem dos médicos cria observatório para proteger doentes de procedimentos que podem colocar em risco a saúde
SIC Notícias
A Ordem dos Médicos (OMD) criou um observatório para proteger os utentes contra procedimentos que podem colocar em risco a sua saúde, alegando também a necessidade de inverter a degradação dos cuidados prestados em Portugal.
Segundo Luís Cunha Miranda, o coordenador do Observatório do Ato Médico, este novo órgão, criado por iniciativa do bastonário Carlos Cortes e que será esta segunda-feira apresentado, é "fundamental", numa altura em que se verifica cada vez mais "ofertas diversificadas e variadas de pseudo saúde" a cargo de pessoas sem formação clínica.
Para isso, e sempre que se justificar, serão feitas "participações, intervenções e recomendações" por parte da Ordem dos Médicos, com o contributo técnico do novo observatório.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply