Notícias da Saúde em Portugal 574

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Bactérias ‘desenhadas’ emitem sinais que podem ser detetados à distância

Canal S+

Cientistas demonstraram que as bactérias concebidas e treinadas para que as sua células gerem combinações de cores únicas emitem sinais até 90 metros de distância.

"É uma nova forma de extrair informação da célula. Se estiver perto dela, não conseguirá ver nada a olho nu, mas a centenas de metros de distância, utilizando câmaras específicas, pode obter a informação quando esta é ativada."

Christopher Voigt, Autor Sénior

Num artigo publicado na Nature Biotechnology, os investigadores demonstraram que poderiam projetar dois tipos diferentes de bactérias para produzir moléculas que emitem comprimentos de onda de luz distintos nos espetros visível e infravermelho, que podem ser visualizados com câmaras hiperespectrais.

Estas moléculas indicadoras foram ligadas a circuitos genéticos que detetam bactérias próximas, mas esta abordagem também poderia ser combinada com qualquer sensor existente, como os de arsénio ou outros contaminantes, de acordo com os investigadores.

Atualmente, as câmaras hiperespectrais são utilizadas para aplicações como a deteção da presença de radiação. Nas zonas em redor de Chernobyl, estas câmaras têm sido utilizadas para medir as subtis alterações de cor que os metais radioativos produzem na clorofila das células vegetais.

São também utilizados para procurar sinais de desnutrição ou invasão de agentes patogénicos em plantas.

Detetada Legionella no hospital de Gaia, mas não há infetados

SIC Notícias

Foi detetada a presença de Legionella em três pontos de água de um dos edifícios do Hospital de Gaia. Por se tratar de um edifício antigo, dos anos 60, a unidade de saúde mantém um controlo mais apertado e faz análises a todos os pontos de água uma vez por mês.

Foi na última, que os técnicos detetaram a presença de Legionella em três pontos de água: no posto de enfermagem, numa casa de banho e numa copa de profissionais.

Os três pontos foram de imediato inativados e o hospital procedeu à desinfeção de toda a canalização do edifício.

Além disso, e porque a transmissão da bactéria se faz através da inalação de aerossóis, ou seja, gotículas de água, os utentes internados passaram a tomar banho de esponja ou com máscara cirúrgica.

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Oportunidade – Seixal

A Clínica da Baía foca-se na prestação de cuidados de saúde em todas as idades. Tem como Missão, alcançar um atendimento em saúde no qual o foco seja proporcionar um ambiente acolhedor, familiar, seguro e que responda às expetativas de cada um dos nossos utentes, de forma personalizada. A nossa Missão tem origem na perceção de uma realidade de cuidados de saúde atual que tende a afastar-se de uma medicina centrada na pessoa, sendo mais fria e descaracterizada e é isso que pretendemos fazer diferente.

A Clínica da Baía - Seixal procura profissionais na área de saúde para reforçar a sua equipa em regime de prestação de serviços. Procura médicos especialistas nas seguintes áreas: Dermatologia; Ginecologia/ Obstetrícia; Pneumologia; Reumatologia; Gastrenterologia; Gastrenterologia; Pediátrica; Infeciologia; Consulta do Viajante e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Junte-se à equipa e partilhe o seu CV para o seguinte email: [email protected].

Teste sanguíneo permite detetar precocemente doença de Parkinson

Jornal de Notícias

Em comunicado, a Universidade Hebraica de Jerusalém, que liderou o trabalho, refere que o teste "quantifica fragmentos específicos de ARN [molécula] no sangue, concentrando-se numa sequência repetitiva de ARN que se acumula nos doentes de Parkinson e num declínio do ARN mitocondrial, que se agrava à medida que a doença progride".

Segundo a universidade, "ao medir a proporção entre estes biomarcadores, o teste oferece uma ferramenta de diagnóstico preciso, não invasivo, rápido e acessível", potenciando "intervenções e tratamentos precoces que podem alterar o curso da doença".

A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa que afeta o controlo dos movimentos e não tem cura. Os tratamentos atuais, como medicamentos ou a cirurgia de estimulação cerebral, ajudam a melhorar os sintomas. Os sintomas motores, como tremores, rigidez, dificuldade em andar e lentidão dos movimentos, ocorrem com a morte de células no cérebro. O diagnóstico da doença é feito com base na análise de sintomas.

Registo Nacional de Utentes I Novas regras para inscrição melhoram qualidade dos dados

SPMS

No dia 1 de abril entraram em vigor as novas regras de organização e gestão do Registo Nacional de Utentes (RNU) e de inscrição de utentes nos Cuidados de Saúde Primários.

O RNU é a base de dados de referência para a identificação dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e um dos pilares do sistema de informação da saúde. O registo no RNU é obrigatório para todos os cidadãos que interagem com uma unidade de saúde do SNS, assegurando-lhes um Número Nacional de Utente (NNU), único e definitivo. Em nenhuma circunstância é atribuído um número provisório no SNS.

Os utentes têm sempre a possibilidade de atualizar os seus dados, bastando dirigir-se a uma unidade de saúde e apresentar a documentação necessária.

A inscrição nos Cuidados de Saúde Primários requer que o utente tenha um registo atualizado no RNU. Para o garantir, as Unidades Locais de Saúde (ULS) têm promovido a atualização e regularização dos registos, através do contacto direto com os utentes. As unidades de saúde do SNS vão continuar o processo de contactos com os utentes com dados obrigatórios incompletos. O processo inclui estes momentos diferenciados:

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.