Notícias da Saúde em Portugal 576

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Editorial

O Coelho da Páscoa e a Tradição do "Osterhase"

A tradição do "Osterhase" (coelho da Páscoa) tem raízes na cultura alemã, com a primeira menção escrita remontando ao século XVIII. O "Osterhase" aparece numa publicação chamada Deutsche Volkslieder (Canções Populares Alemãs), que menciona a prática das crianças criarem ninhos para o coelho da Páscoa depositar ovos. Foi nessa época que o coelho começou a ser associado à Páscoa, embora a ideia de um coelho colocar ovos seja uma construção simbólica e fantástica.

Na Europa pré-cristã, as festividades da primavera celebravam a fertilidade e a renovação da vida, com símbolos como o coelho e a lebre, conhecidos pela sua alta taxa de reprodução. Esses símbolos foram posteriormente integrados às celebrações cristãs da Páscoa, que celebra a ressurreição.

Portanto, o coelho da Páscoa não tem base científica ou histórica como um animal que realmente coloca ovos. Em vez disso, ele representa a abundância e a renovação da vida, com ovos, símbolo universal de fertilidade, associados ao coelho como uma parte encantada e simbólica da tradição.

A MedSUPPORT deseja a todos uma boa Páscoa! 🌟

UE regista recorde de mais de quatro mil alertas sobre produtos perigosos

Jornal de Notícias

A União Europeia registou no ano passado o número recorde de 4137 alertas sobre produtos perigosos, principalmente cosméticos, brinquedos e aparelhos elétricos, revelou ontem a Comissão Europeia, anunciando a primeira operação de fiscalização de segurança no bloco comunitário.

Por categoria, os cosméticos (36%) continuaram a ser no ano passado os produtos que mais frequentemente foram objeto de comunicação de riscos para a saúde, seguidos pelos brinquedos (15%), aparelhos elétricos (10%), veículos a motor (9%) e produtos químicos (6%).

Os ingredientes químicos foram a principal causa de risco em quase metade dos alertas, sendo que os produtos considerados perigosos e detetados incluem o cádmio, o níquel e o chumbo nas joias, bem como fragrâncias alergénicas nos óleos corporais e produtos químicos sintéticos utilizados para amaciar o plástico, por exemplo, em algumas peças de vestuário.

Cerca de 97% dos cosméticos notificados continham BMHCA, uma fragrância sintética proibida, que pode prejudicar o sistema reprodutor e causar irritação na pele.

Em Portugal, do total de mais de 4000 alertas, foram registados 27, que deram origem a 333 ações de acompanhamento, refere o relatório.

Autorizado fármaco para atrasar défice cognitivo em doentes com Alzheimer na União Europeia

SIC Notícias

A Comissão Europeia autorizou, ontem, a utilização de Leqembi, um medicamento para o tratamento do défice cognitivo nas primeiras fases da doença de Alzheimer, o primeiro fármaco deste tipo a ser permitido na União Europeia (UE).

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou a autorização do fármaco "sob condições restritas", estipulando que "o medicamento é para utilização em pessoas com apenas uma ou sem qualquer cópia do gene APOE4 e que têm placas de amiloide beta no cérebro".

A doença caracteriza-se pelo declínio gradual das capacidades cognitivas, incluindo perda de memória. As placas amiloide beta são características da doença de Alzheimer e 'asfixiam' a comunicação entre células nervosas.

A autorização da Comissão Europeia para a utilização do Leqembi advém de uma avaliação positiva feita pela Agência Europeia do Medicamente (EMA), "que concluiu que os benefícios deste fármaco se sobrepõem aos riscos", mas apenas dentro de uma "população de pacientes" e com medidas de "minimização de riscos aplicadas".

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Oportunidade – Seixal

A Clínica da Baía foca-se na prestação de cuidados de saúde em todas as idades. Tem como Missão, alcançar um atendimento em saúde no qual o foco seja proporcionar um ambiente acolhedor, familiar, seguro e que responda às expetativas de cada um dos nossos utentes, de forma personalizada. A nossa Missão tem origem na perceção de uma realidade de cuidados de saúde atual que tende a afastar-se de uma medicina centrada na pessoa, sendo mais fria e descaracterizada e é isso que pretendemos fazer diferente.

A Clínica da Baía - Seixal procura profissionais na área de saúde para reforçar a sua equipa em regime de prestação de serviços. Procura médicos especialistas nas seguintes áreas: Dermatologia; Ginecologia/ Obstetrícia; Pneumologia; Reumatologia; Gastrenterologia; Gastrenterologia; Pediátrica; Infeciologia; Consulta do Viajante e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Junte-se à equipa e partilhe o seu CV para o seguinte email: [email protected].

Recolha voluntária de lotes de Paroxetina toLife 20 mg comprimido

INFARMED, I.P.

A empresa Towa Pharmaceutical, S.A. irá proceder à recolha voluntária dos lotes indicados do medicamento Paroxetina toLife 20 mg Comprimidos, comprimido revestido por película, 60 unidade(s), por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

Prescrição Eletrónica Médica: novas funcionalidades disponíveis

OMD

No âmbito do processo de desenvolvimento da Prescrição Eletrónica Médica (PEM), a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde irá disponibilizar novas funcionalidades com impacto na prática clínica dos profissionais de saúde, tanto na aplicação utilizada no contexto do Serviço Nacional de Saúde (PEM SNS) como fora dele (PEM PP).

Nesse sentido, a partir de ontem será implementado um sistema que permite o cálculo da dose pediátrica do medicamento, com base em variáveis clínicas introduzidas pelo médico prescritor. Esta funcionalidade ficará acessível em ambas as aplicações PEM.

Durante o mês de abril, e de forma faseada, também serão ativadas ou atualizadas outras funcionalidades na aplicação PEM SNS, nomeadamente:

  • Ativação da Chave Móvel Digital como mecanismo adicional de autenticação e assinatura digital;

  • Atualização dos mecanismos de autenticação, permitindo autenticação forte com recurso ao Cartão de Cidadão, cédula profissional ou credenciais com duplo fator.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.