Notícias da Saúde em Portugal 607

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

TikTok remove mais de meio milhão de conteúdos prejudiciais à saúde

Jornal de Notícias

Citado pelo jornal americano, o porta-voz do TikTok, Paolo Ganino, confirmou a ação afirmando: “Bloqueamos os resultados de pesquisa para "#SkinnyTok" desde que se tornou vinculado a conteúdo de perda de peso não saudável", acrescentando que esta decisão faz parte de “uma revisão regular” das medidas de segurança da plataforma para responder aos riscos atuais.

A tendência "SkinnyTok" contou com mais de meio milhão de publicações, com muitos vídeos a incentivarem a perda de peso e com mensagens indutoras de culpa que reforçavam imagens corporais tóxicas, levando inclusive os reguladores europeus a alertarem para o impacto negativo da tendência na saúde mental dos jovens utilizadores.

Uma pesquisa atual pela hashtag redireciona os utilizadores para conteúdos de suporte à saúde mental.

INFARMED, I.P. ordena a suspensão imediata de colírio para alergias

SIC Notícias

O INFARMED, I.P. anuncia, em comunicado, a recolha voluntária do lote n.º 331670A do medicamento Bilaxten (bilastina) 6 mg/ml, colírio, solução, após a deteção de partículas visíveis no produto.

O lote em questão, com prazo de validade até agosto de 2027, corresponde a embalagens de um frasco de 5 ml, anteriormente identificado incorretamente como frasco injetável de 5 ml.

O INFARMED, I.P. determina ainda a suspensão imediata da distribuição do referido lote.

Medidas a adotar:

  • As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;

  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.

Noutro comunicado, o INFARMED, I.P. ordena também “a recolha do lote n.º 322950B do Lergonix (bilastina) 6 mg/ml, colírio, solução nº de registo 5843750 (um frasco de 5 ml), com o prazo de validade até ao final de maio de 2027”.

Beber café associado a um envelhecimento saudável nas mulheres

Notícias Saúde

Um novo estudo, que contou com a participação de quase 50.000 mulheres, acompanhadas ao longo de 30 anos, sugere que uma chávena de café matinal pode fazer mais do que apenas aumentar a energia: pode ainda ajudar as mulheres a manterem-se atentas, fortes e mentalmente saudáveis ​​à medida que envelhecem.

A análise constatou que as mulheres que consumiram esta bebida na meia-idade apresentaram uma maior probabilidade de envelhecerem de forma saudável. No entanto, os investigadores não encontraram qualquer relação com o chá ou café descafeinado. Já a ingestão de mais refrigerantes de cola foi associado a uma probabilidade significativamente menor de envelhecimento saudável.

“Embora estudos anteriores tenham relacionado o café com resultados individuais de saúde, o nosso estudo é o primeiro a avaliar o seu impacto em múltiplos domínios do envelhecimento ao longo de três décadas.”

Sara Mahdavi, Especialista

Consumo moderado pode ser protetor

Após 30 anos de seguimento, os investigadores estimaram como a probabilidade de envelhecimento saudável se alterava por cada 80 mg de cafeína que os participantes do estudo consumiam por dia. Também examinaram bebidas específicas como chá, descafeinado (por chávena de 240 ml) e refrigerante de cola (por copo de 355 ml), análises que tiveram em conta outros fatores que podem influenciar o envelhecimento saudável, como o peso corporal, o tabagismo, o consumo de álcool, a atividade física, o nível de escolaridade e a proteína na dieta.

Os investigadores observam que, em geral, até duas chávenas por dia devem ser seguras e potencialmente benéficas para a maioria das pessoas. Além disso, beber mais pode oferecer benefícios adicionais para alguns, mas pode não ser saudável para outros.

Dia Mundial do Ambiente centrado na poluição por plástico

RTP

O Dia Mundial do Ambiente centra-se esta quinta-feira na luta contra a poluição de plásticos, um produto que já contaminou água, alimentos e ar e que cuja produção continua a aumentar, este ano 516 milhões de toneladas.

Na página oficial sobre a efeméride a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que a poluição por plásticos está presente em todos os cantos do planeta mas também nos corpos humanos, sob a forma de microplásticos, e explica que o Dia tem como objetivo encorajar pessoas, organizações e indústrias a adotarem práticas sustentáveis que conduzam a uma mudança sistémica.

"A poluição por plásticos está a sufocar o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem."

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

A ONU destaca na página dedicada ao Dia Mundial do Ambiente a dispersão do plástico, ainda que não o diabolize, afirmando que o material trouxe benefícios inegáveis, desde a poupança de energia à conservação de materiais.

Segundo estimativas da organização até 2060 o consumo global anual de plástico deve atingir mais de 1,2 mil milhões de toneladas.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.