Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

SNS

Portugueses em missão no Chile

Portugal enviou para o Chile este sábado, dia 11 de fevereiro, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para ajudar a combater os incêndios florestais que estão a fustigar aquele país, que integra também elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O apoio ao Chile acontece ao abrigo da solidariedade que deve presidir ao relacionamento entre países amigos, pelo que, considerando o cenário em causa, Portugal envia uma equipa com valências no combate aos incêndios florestais com meios terrestres e ferramentas manuais e onde se inclui ainda uma equipa de comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O Chile está a enfrentar uma vaga de incêndios florestais no centro e sul do pais e da qual há já a lamentar várias mortes, centenas de pessoas retiradas das suas habitações e danos consideráveis no edificado, sendo as regiões as regiões de Biobío, Ñuble e La Araucanía as mais afetadas. O estado de emergência no Chile foi já declarado em várias regiões.

Saúde Online

No ano passado, emergências representaram apenas 20% das chamadas para o 112

O número 112 recebeu uma média de 19.359 chamadas por dia no ano passado, totalizando mais de sete milhões, e cerca de 20% foram registadas como emergências, indicou a Polícia de Segurança Pública.

A PSP alerta para a importância dos cidadãos saberem em que situações podem recorrer ao número de emergência 112, o que contribui para o célere socorro.

Segundo a polícia, constituem emergências a reportar ao 112 as situações que envolvam pessoas em risco de vida ou com necessidade imediata de assistência média, crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada, incidentes graves, como inundações, incêndios florestais ou acidentes rodoviários graves, e descoberta de crianças ou idosos desaparecidos.

Just News

Universidade de Aveiro organiza Jornadas sobre «o que de melhor se faz na Psicologia»

Dias 27, 28 de fevereiro e 1 de março de 2023 realizam-se as XI Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro. De acordo com a Comissão Organizadora, temas incidirão "sobre o que de melhor se faz na Psicologia, no âmbito de áreas como a Psicologia Forense, Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Desporto, Psicologia das Organizações, entre outras mais".

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Aveiro e decorrerá no Campus Universitário de Santiago.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

Canal S+

Rede internacional de combate às faltas de medicamentos reuniu-se hoje em Roma

Uma rede internacional que envolve 22 países, entre os quais Portugal, reuniu-se hoje em Roma pela primeira vez para partilhar e promover as melhores práticas contra as ruturas no abastecimento de medicamentos.

As quebras no abastecimento de medicamentos são “uma questão atual e de extrema importância na saúde pública e na prestação de cuidados médicos, tanto a nível nacional como internacional” lembra o Infarmed.

A este nível, na passada terça-feira, o Infarmed alargou para 137 o número de medicamentos que estão com exportação suspensa, numa altura em que as farmácias registam uma estabilização da escassez de fármacos disponíveis.

Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes.

Maia apresenta programa de saúde de “referência nacional” para população sénior

A Câmara da Maia apresentou hoje um programa de saúde de “referencia a nível nacional” feito “a pensar no bem-estar” da população com idade superior a 60 anos que pretende “promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento”.

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ está dividido em várias áreas, desde o treino cognitivo, saúde oral, prevenção de quedas e primeiros socorros, otorrinolaringologista e saúde mental, e destina-se à população daquele concelho do distrito do Porto com mais de 60 anos que frequenta as Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI) e os centros de dia do município.

O projeto quer também “incentivar e promover hábitos de alimentação saudável e contribuir para a diversificação de refeições saudáveis”, promovendo ‘workshops’ na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Join the conversation

or to participate.