- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 630
Notícias da Saúde em Portugal 630
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


A caminho da costa? Banhistas correm risco de contrair bactérias com o aumento do calor, segundo as autoridades
Euronews
As bactérias Vibrio, que podem causar infeções graves, são frequentemente encontradas no Mar Báltico, mas também apareceram no Mar do Norte e em zonas balneares fechadas.
Com os veraneantes a afluírem às praias europeias este verão, as autoridades sanitárias estão a alertar para os riscos crescentes para a saúde provocados por bactérias que se desenvolvem em águas quentes e salobras.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) emitiu um alerta sobre a bactéria Vibrio, que se encontra frequentemente no Mar Báltico, mas que está agora a aparecer em toda a Europa à medida que a temperatura do mar aumenta.

"A bactéria vive naturalmente em águas costeiras salobras, onde a água salgada e a água doce se misturam, especialmente quando as temperaturas são elevadas e a salinidade é mais baixa."
As infeções bacterianas por Vibrio, designadas por vibriose, podem causar graves problemas de saúde. As pessoas podem ser infetadas pela ingestão de marisco cru ou mal cozinhado, em particular ostras, ou por nadar em águas com muitas bactérias enquanto têm um corte ou outra ferida aberta. Quem tem um sistema imunitário enfraquecido ou doenças crónicas do fígado correm um risco mais elevado de complicações como a sépsis, infeções da corrente sanguínea, doenças que comem carne ou mesmo a amputação de membros.
A agência aconselhou as pessoas a "estarem conscientes dos riscos e a consultarem um médico se surgirem sintomas após o contacto com o tipo de água onde a bactéria Vibrio se desenvolve".
Entidade Reguladora da Saúde suspende estabelecimento na área da estética
ERS
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de forma a garantir o direito de acesso dos utentes à prestação de cuidados de saúde adequados, de qualidade e com segurança, e verificar o cumprimento dos requisitos de funcionamento em vigor, encetou, ações de fiscalização a estabelecimentos localizados no concelho da Marinha Grande, no seguimento da receção de um conjunto de denúncias que visavam a prática de cuidados de saúde na área da estética por profissionais não habilitados.
Através da observação efetuada no local, bem como da prova recolhida, foi possível apurar que num desses espaços eram realizados atos de medicina e/ou de medicina dentária por profissional sem as devidas habilitações e qualificações e, à revelia das mais elementares normas de qualidade e segurança. Os procedimentos realizados eram os seguintes:
procedimentos que requerem o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos cuja embalagem/bula/folheto informativo contém a indicação/ advertência de uso exclusivo por médico – aplicação de toxina botulínica, ácido hialurónico injetável e medicamentos anestésicos e,
procedimentos invasivos de injeção/inserção de produtos na pele – designadamente, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurónico injetável com recurso a agulha.

Perante os factos apurados e o perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes, a ERS decretou uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade prosseguida num dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética.

Oportunidades que Criam Futuro!
Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!
Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.
![]() | Oportunidade – Seixal A Clínica da Baía foca-se na prestação de cuidados de saúde em todas as idades. Tem como Missão, alcançar um atendimento em saúde no qual o foco seja proporcionar um ambiente acolhedor, familiar, seguro e que responda às expetativas de cada um dos nossos utentes, de forma personalizada. A nossa Missão tem origem na perceção de uma realidade de cuidados de saúde atual que tende a afastar-se de uma medicina centrada na pessoa, sendo mais fria e descaracterizada e é isso que pretendemos fazer diferente. A Clínica da Baía - Seixal procura profissionais na área de saúde para reforçar a sua equipa em regime de prestação de serviços. Procura médicos especialistas nas seguintes áreas: Dermatologia; Ginecologia/ Obstetrícia; Pneumologia; Reumatologia; Gastrenterologia; Gastrenterologia; Pediátrica; Infeciologia; Consulta do Viajante e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Junte-se à equipa e partilhe o seu CV para o seguinte email: [email protected]. |
Mais de 14 milhões de crianças ficaram por vacinar no ano passado, alerta OMS
SIC Notícias
Mais de 14 milhões de crianças continuam a não ser vacinadas, apesar de a cobertura global de vacinação continuar estável.
Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostraram que cerca de 115 milhões de crianças receberam, no ano passado, pelo menos uma dose da vacina contra a difteria, o tétano e a tosse convulsa (DTP), ou mais 171.000 crianças que em 2023, enquanto 109 milhões receberam as três doses.

No ano passado, 89% dos bebés em todo o mundo receberam pelo menos uma dose da vacina DTP e 85% completaram as três doses no ano passado, mas apesar dos progressos, a OMS alertou que "existem quase 20 milhões de crianças que não receberam uma única dose de vacina DTP no ano passado, incluindo 14,3 milhões de crianças que nunca receberam uma única dose de qualquer vacina".
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que "é encorajador ver um aumento contínuo do número de crianças a serem vacinadas", mas admitiu que ainda existe "muito trabalho a fazer".
De acordo com o relatório, dados de 195 países mostram que 131 conseguiram vacinar pelo menos 90% das crianças com a primeira dose da vacina DTP desde 2019, mas não houve nenhum movimento significativo na expansão deste grupo.
No entanto, em 47 países, o progresso está a estagnar ou a piorar, incluindo 22 países que atingiram e ultrapassaram o objetivo de 90% em 2019, mas que desde então diminuíram.
Investigadores portugueses alertam para os perigos dos microplásticos na saúde infantil
SIC Notícias
A exposição a plastificantes e microplásticos constitui um perigo para o normal funcionamento da tiroide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto(FMUP).
Em causa estão os ftalatos, substâncias químicas utilizadas principalmente em produtos de plástico, como PVC (plástico de cloreto de polivinil), para torná-los mais flexíveis.

A equipa da FMUP analisou dados de mais de 5.600 crianças e adolescentes de vários países e reuniu, lê-se no resumo enviado à Lusa, "evidências suficientes para concluir que a exposição aos ftalatos causa alteração na função da glândula tiroide com um aumento nos níveis de hormona T3 e uma diminuição nos níveis hormona T4 total".
"Ao longo das décadas que usamos plásticos, começou-se a perceber que estes ftalatos têm impacto na saúde humana e em quase todos os organismos vivos. Infelizmente, vivemos com eles por todo o lado. É quase impossível comprar algo no supermercado sem um plástico. Até os suminhos das crianças têm um plástico à volta."
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Riscos dos ftalatos para o neurodesenvolvimento das crianças
Produtos com ftalatos podem ser encontrados no mercado da UE
Utentes vão ser notificados para atualizar dados no Registo Nacional de Utentes
SPMS
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em articulação com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), vai notificar os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a necessidade de completarem os dados em falta no Registo Nacional de Utentes (RNU), condição obrigatória para manter a inscrição nos cuidados de saúde primários (CSP). A operação contactos, que decorrerá entre 15 e 31 de julho, realiza-se no âmbito da iniciativa “Para um SNS + próximo, fique + próximo”.

Esta iniciativa visa notificar, através do envio de SMS, os utentes do SNS com dados obrigatórios em falta no RNU, alertando-os para a necessidade de se dirigirem às respetivas unidades de saúde e completarem a informação em falta.
1,1 milhões de cidadãos com informação em falta no RNU serão contactados por SMS (251 mil estão inscritos em CSP). Caso os dados não sejam atualizados durante este período, será realizada uma nova operação de contacto 90 dias depois.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply