Notícias da Saúde em Portugal 633

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Investigadores criam aplicação que deteta risco de diabetes tipo 2 através da voz

Sapo

À margem da conferência Medica AI, que decorreu na quarta-feira na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Yan Fossat mostrou aos jornalistas como, com alguns dados como género, idade, altura e peso, a aplicação consegue calcular a probabilidade de ter diabetes após se dizer em inglês a frase "Olá como estás? Qual é o meu nível de glucose agora?".

Segundo explicou o cientista, a diabetes, como outras doenças, danifica o organismo, no caso as cordas vocais, e provoca alterações na voz, todas impossíveis de detetar pelo ouvido humano, mas que são identificadas pela tecnologia usada na aplicação.

A equipa liderada por Yan Fossat, da Klick Labs, já estava a estudar a voz como marcador para algumas doenças, nomeadamente psiquiátricas e neurodegenerativas, quando decidiu olhar para uma doença metabólica, no caso a diabetes tipo 2.

Com recurso a aprendizagem automática, inteligência artificial e análise de sinais, os cientistas desenvolveram um modelo preditivo, que "é essencialmente um 'software' que pega numa nova voz e diz se essa pessoa tem ou não probabilidade de ser diabética".

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Sistema é 89% fiável no caso das mulheres e 86% nos homens

  • "A barreira é apenas o tempo"

INFARMED, I.P. suspende lote de medicamento para a hipertensão

SIC Notícias

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), I.P. determinou ontem a suspensão imediata da comercialização de um lote específico do medicamento Telmisartan Alter Genéricos, 80 mg, na sequência de uma recolha voluntária pela empresa Alter Genéricos – Comercialização de Produtos Genéricos Lda.

Numa nota publicada no site da INFARMED, I.P., em causa está o facto de terem sido detetados valores fora de especificação no ensaio de dissolução, durante os estudos de estabilidade.

O lote em questão é o A001A, com validade até fevereiro de 2027.

De acordo com o INFARMED, I.P., as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo devolvê-lo ao fabricante.

os doentes que usem este medicamento devem manter o tratamento, mas deslocar-se ao médico para trocar o lote por outro ou considerar um equivalente terapêutico.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Empresa de confiança. Estou descansado com o acompanhamento realizado pela MedSUPPORT à minha clínica."

Dr. Jorge Silveira - Dr. Jorge Silveira, Lda. - Canedo

Novas linhagens da variante Ómicron levam a aumento de casos de Covid-19 em Portugal

Euronews

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou, na quarta-feira, que tem havido um aumento de novos casos de infeção por Covid-19, na sequência da circulação de três novas linhagens da variante Ómicron.

“Este aumento coincide com a deteção de novas linhagens da variante Ómicron em Portugal, como no resto da Europa, incluindo a NB.1.8.1., a LP.8.1. e a XFG.”.

DGS

No entanto, de acordo com o mesmo organismo, a NB.1.8.1., a LP.8.1. e a XFG não são “novas variantes de preocupação”.

Segundo as autoridades de saúde internacionais, o ECDC [Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças] e a OMS [Organização Mundial de Saúde], “estas linhagens não aparentam estar associadas a um aumento da gravidade da infeção, em comparação com linhagens anteriores, nem com uma redução da efetividade das vacinas contra formas graves da doença”, adiantou a DGS à agência Lusa.

Por outro lado, alertou que as pessoas com comorbilidades ou que nunca foram infetadas, podem desenvolver sintomas graves.

A DGS acrescentou que a vacinação “continua a oferecer proteção” e que as pessoas devem contactar o SNS 24 (808 242 424), se desenvolver sintomas, bem como o reforço de medidas de proteção individual, como a utilização de máscara.

Oportunidades que Criam Futuro!

Sabemos que o talento certo pode fazer toda a diferença numa clínica. Por isso, criamos este espaço para conectar profissionais de saúde com as clínicas que precisam deles. Seja para expandir a equipa, reforçar o atendimento ou encontrar aquela peça-chave para o sucesso!

Se está à procura de novas oportunidades ou se a sua clínica precisa de reforços, esta secção é para si! Fique atento e acompanhe as oportunidades que podem mudar o seu futuro profissional.

Oportunidade – Seixal

A Clínica da Baía foca-se na prestação de cuidados de saúde em todas as idades. Tem como Missão, alcançar um atendimento em saúde no qual o foco seja proporcionar um ambiente acolhedor, familiar, seguro e que responda às expetativas de cada um dos nossos utentes, de forma personalizada. A nossa Missão tem origem na perceção de uma realidade de cuidados de saúde atual que tende a afastar-se de uma medicina centrada na pessoa, sendo mais fria e descaracterizada e é isso que pretendemos fazer diferente.

A Clínica da Baía - Seixal procura profissionais na área de saúde para reforçar a sua equipa em regime de prestação de serviços. Procura médicos especialistas nas seguintes áreas: Dermatologia; Ginecologia/ Obstetrícia; Pneumologia; Reumatologia; Gastrenterologia; Gastrenterologia; Pediátrica; Infeciologia; Consulta do Viajante e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Junte-se à equipa e partilhe o seu CV para o seguinte email: [email protected].

Consumismo dos jovens: Armários cheios, sensação de alma vazia

Jornal de Notícias

O consumismo entre os jovens aumenta de forma alarmante. Em quatro anos, estima-se que a fast fashion possa crescer 80 milhões de euros. O que começa por ser vontade e impulso pode transformar-se em patologia e - alertam especialistas – levar a um colapso emocional e financeiro.

O consumo como fuga à exclusão

Por trás dos números, podem esconder-se problemas que convém, segundo os especialistas, identificar. Como alerta a psicóloga Patrícia Graça, “a busca constante por bens materiais como uma fonte de satisfação ou felicidade momentânea pode gerar ansiedade, frustração e até depressão, especialmente quando os jovens se comparam com os outros ou sentem que não conseguem acompanhar”. Cristina Santos descreve a obsessão por estar sempre “na moda” como algo efémero: “Trata-se de ciclos viciantes, em que a insatisfação alimenta os processos de consumo. A dependência da sensação que os indivíduos sentem de não terem alcançado a plena saciação é o sentimento que garante a prosperidade da sociedade, que tem conseguido assegurar a sua sobrevivência, ao 'alimentar' a manutenção do ciclo de consumo.”

A investigadora do CIES sublinha que “o consumo não torna os indivíduos mais felizes. Aliás, quanto mais os sujeitos detêm valores materialistas, maior a sua tendência para a compra compulsiva”. A socióloga aponta os sentimentos controversos que esta prática pode gerar nos jovens: “O consumo é uma atividade ambivalente: agradável, mas também stressante e frustrante. Uma ida às compras pode representar um momento de satisfação pessoal, acentuando-se a valorização do hedonismo.”

A moda pode ser uma forma de expressão, mas quando se torna uma obsessão tende, como adverte a terapeuta Patrícia Graça, a ser uma forma de preencher um vazio. “Ajudar os jovens a desenvolver uma autoimagem positiva, baseada em competências, valores e relações saudáveis, é essencial para que não dependam tanto da aparência ou do consumo para se sentirem bem consigo próprios”, aconselha.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Procurar o consumo mais consciente

  • O dilema do dinheiro e do autocontrolo

  • Do consumismo à oneomania

Nascimentos aumentam no primeiro semestre deste ano

Diário de Notícias

O número de nascimentos subiu no primeiro semestre deste ano, quando foram rastreados 42.250 recém-nascidos, mais 966 do que no período homólogo, segundo dados baseados no "teste do pezinho" divulgados ontem, 17 de julho.

De acordo com os dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o mês de janeiro (7.670) foi aquele em que mais recém-nascidos foram rastreados no primeiro semestre deste ano.

Coordenado pelo INSA, através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, o PNRN rastreia, desde 1979, 28 patologias: hipotiroidismo congénito, fibrose quística, drepanocitose, atrofia muscular espinal e 24 doenças hereditárias do metabolismo.

O "teste do pezinho" é efetuado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido, através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.