- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 643
Notícias da Saúde em Portugal 643
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Vem aí uma onda de calor "consideravelmente severa". Várias zonas do país vão superar os 40ºC
CNN
Um "episódio de tempo quente", previsto até quarta-feira em Portugal continental, deverá ser "consideravelmente severo" pela duração e temperaturas máximas previstas, entre 36 e 44 graus Celsius, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Este episódio de tempo quente deverá ser consideravelmente severo, quer pela sua duração, quer pelos valores das temperaturas máximas que serão muito elevados", avisa o IPMA, indicando que a partir de domingo as máximas deverão variar entre os 36 e 40 graus Celsius, com exceção apenas de alguns locais da faixa costeira, onde serão inferiores.

Devido às previsões, o IPMA já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09:00 e as 18:00 de domingo, devido à "persistência de valores muito elevados de temperatura máxima".
Até à manhã de domingo, os 17 distritos - Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga - estarão sob aviso amarelo, também devido aos valores elevados de temperatura máxima. O distrito de Faro estará sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 18:00 de domingo, igualmente devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Denúncia leva regulador a encerrar clínica de estética em Cascais
Jornal de Notícias
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) anunciou a suspensão de um estabelecimento na área da estética, no concelho de Cascais, devido à prática de cuidados de saúde por um profissional sem habilitações para tal.
A decisão resultou de ações de fiscalização realizadas pela ERS, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a estabelecimentos nos concelhos de Cascais e Lisboa alvo de denúncias sobre "a prática de cuidados de saúde na área da estética por profissionais não habilitados", indica a entidade em comunicado.

Comprovadas as infrações, "a ERS decretou uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade" do estabelecimento, "com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética, bem como no incumprimento grave dos requisitos legais aplicáveis ao reprocessamento dos dispositivos médicos de uso múltiplo e à gestão dos resíduos hospitalares".
A ERS adianta que a medida cautelar decretada "só será declarada extinta quando for comprovada a eliminação do perigo para a saúde e segurança dos utentes", bem como que o caso foi comunicado ao Ministério Público e à Autoridade Tributária e Aduaneira.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"A parceria com a MedSUPPORT tem sido verdadeiramente excecional. O profissionalismo, dedicação e prontidão em responder às nossas necessidades dão-nos uma confiança inestimável no dia a dia da clínica. Com a sua experiência e apoio constante, conseguimos focar-nos inteiramente no que mais importa: os nossos pacientes. Saber que temos uma equipa tão competente e comprometida ao nosso lado dá-nos uma tranquilidade inigualável. É um privilégio contar com a MedSUPPORT."
Número de médicos residentes em Portugal mais do que duplicou em 33 anos
Observador
A região de Coimbra era zona do país com o rácio de médicos residentes por 1.000 habitantes mais elevado (13,6). Apenas 29 dos 308 municípios portugueses apresentavam um rácio superior à média nacional.
Nas estatísticas do pessoal de saúde, o Instituto Nacional de Estatística (INE) realça que, em 1991, estavam inscritos 148,8 médicos do sexo masculino por 100 mulheres, enquanto em 2024, a relação era de 71,5 homens por 100 mulheres.

“Do total de médicos inscritos, quase dois terços (62,4%) eram detentores de uma ou mais especialidades, subespecialidades ou competências. Do total de 39.945 médicos especialistas, 23,3% eram detentores da especialidade Medicina geral e familiar, seguindo-se a Medicina interna (8,9%) e a Pediatria (6,2%).”
No ano passado, 26,6% dos médicos tinham mais de 65 anos e 15,8% tinham menos de 31 anos. O INE realça também que estavam inscritos 12.490 profissionais na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o triplo do observado em 2002 (4.134).
Em 2024, estavam inscritos na Ordem dos Enfermeiros (OE) 85.499 profissionais, o dobro do número de inscritos em 2002 (41.799). Cerca de 83% dos enfermeiros inscritos na ordem eram mulheres e, em particular, 36% eram mulheres dos 31 aos 45 anos, e, do total, 29,4% eram especialistas. O número de profissionais correspondia a oito enfermeiros por 1.000 habitantes, sendo mais elevado na Região de Coimbra (14,6).
No ano último ano, estavam inscritos na Ordem dos Farmacêuticos 17.101 profissionais, o que representa mais do dobro em relação a 2002 (7.962), com a proporção de mulheres a manter-se estável, nos últimos 20 anos, em torno de 80%.
Rastreio do cancro do pulmão abrange fumadores e ex-fumadores dos 55 aos 74 anos
TVI Notícias
O rastreio do cancro do pulmão vai abranger fumadores e ex-fumadores dos 55 aos 74 anos, que tenham fumado um maço por dia durante 20 anos, em projetos-piloto a arrancar nas regiões de Lisboa e do Norte, anunciou a Direção-Geral da Saúde(DGS).
“Não é um rastreio para toda a população de uma faixa etária, como é, por exemplo, o rastreio do cancro do colón e reto, é para uma população de risco”, disse à agência Lusa o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, no Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala todos os anos a 1 de agosto.
Peralta Santos salientou que o cancro do pulmão é o quarto tumor maligno mais comum em Portugal, sendo detetados anualmente cerca de 5.000 mil novos casos.

Perante esta realidade, realçou a importância de, pela primeira vez, Portugal e outros países da União Europeia estarem a testar um rastreio para o cancro do pulmão “com um exame relativamente comum, uma TAC de tórax, só que de baixa dose”.
Segundo o subdiretor-geral da Saúde, as pessoas a abranger pelo rastreio têm entre os 55 e os 74 anos “são fumadoras ou deixaram de fumar há menos de 10 anos e tenham fumado um maço por dia durante pelo menos 20 anos”.
Quem for rastreado e o exame for negativo será reavaliado anualmente. Já os casos positivos terão de ser referenciados para uma consulta da especialidade em menos de 30 dias para que seja diagnosticado corretamente “qualquer problema que possa existir”.
Basta um refrigerante adoçado artificialmente por dia para aumentar risco de diabetes em mais de um terço
Notícias Saúde
Um estudo australiano descobriu que beber apenas uma lata de refrigerante adoçado artificialmente por dia pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 38%. Surpreendentemente, este risco para os refrigerantes adoçados artificialmente é ainda maior do que para aqueles que consomem bebidas açucaradas, como os refrigerantes comuns, onde o risco foi 23% maior.
A investigação, conduzida por uma equipa da Universidade Monash, em conjunto com a Universidade RMIT e o Conselho de Cancro de Victoria, acompanhou mais de 36.000 adultos australianos ao longo de quase 14 anos. E contribui para a crescente preocupação global com os efeitos na saúde das bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente.

“Beber uma ou mais destas bebidas por dia — adoçadas com açúcar ou substitutos artificiais — foi associado a uma probabilidade significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2.”
O que, conclui Barbora de Courten, autora sénior do estudo, desafia a suposição comum de que as bebidas adoçadas artificialmente são uma escolha mais segura.
Embora a associação entre os refrigerantes açucarados e a diabetes possa ser amplamente explicada pela obesidade, a ligação entre as bebidas adoçadas artificialmente e a diabetes tipo 2 manteve-se forte mesmo após o ajuste para o peso corporal, sugerindo um efeito potencialmente direto no metabolismo.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply