Notícias da Saúde em Portugal 645

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Filha doa fígado à mãe em primeiro transplante totalmente robótico em Portugal

SIC Notícias

Uma filha de 38 anos doou parte do fígado à mãe, de 65, no primeiro transplante hepático de dador vivo totalmente robótico realizado em Portugal, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, anunciou ontem a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José.

No transplante de fígado, realizado há um mês no Centro Hepatobiliopancreático e da Transplantação da ULS São José, foram utilizados dois robôs cirúrgicos em simultâneo, adianta a instituição.

"Enquanto uma equipa utilizava um robô para extrair parte do fígado da dadora, operando através de pequenos orifícios, outra equipa utilizou um segundo robô para extrair o fígado da mãe, colocando depois por esta via o órgão parcial doado."

ULS São José

Segundo a ULS São José, a dadora e a recetora, que sofria de doença hepática crónica, com doença oncológica, "recuperaram sem problemas".

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • "Portugal é um dos países pioneiros nesta técnica"

INFARMED, I.P. manda retirar do mercado lote do antidepressivo Fluoxetina toLife

SIC Notícias

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.) ordenou ontem a retirada do mercado de um lote do medicamento Fluoxetina toLife, para o tratamento da depressão, porque foi encontrada uma impureza, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Numa nota disponível no site, o INFARMED, I.P. adianta que a empresa Towa Pharmaceutical, S.A. irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 23KN163A do medicamento Fluoxetina toLife 20 mg, de 60 cápsulas, "por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza".

A autoridade do medicamento apela às entidades que possuam este lote de medicamentos em "stock" para não o vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

Aconselha os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes a não interromper o tratamento e contactar o médico logo que possível, para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.

Britânico morre depois de se ter sentido mal numa clínica de transplantes capilares na Turquia

SIC Notícias

Um cidadão britânico morreu depois de se ter sentido mal numa clínica especializada em transplantes capilares, na Turquia. Ex-professor e a trabalhar atualmente na área da defesa, Martyn Latchman, de 38 anos, ter-se-á sentido mal ainda durante a fase de preparação para o transplante. A clínica, na cidade de Besiktas, alega não saber o que poderá ter estado na origem do mal-estar.

O britânico tinha escolhido a clínica "Dr Cinik" para um segundo transplante capilar, avaliado em cerca de 1.720 euros. De acordo com a clínica, foram realizados todos os exames médicos exigidos antes do procedimento.

A polícia local abriu uma investigação à morte do britânico. Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido confirma que está a prestar apoio à família e a acompanhar o caso em colaboração com as autoridades turcas.

A "Dr Cinik", conhecida por ter tratado figuras do mundo do futebol, como Rio Ferdinand e Rivaldo, garante estar a colaborar com as autoridades e sublinha que o tratamento ainda não tinha começado quando Martyn se sentiu mal.

Manter-se seguro na água: dicas de segurança para a praia e a piscina

Notícias Saúde

As praias e piscinas oferecem um refúgio bem-vindo face ao calor do verão. No entanto, a água, embora refrescante e divertida, também pode ser perigosa se não forem tomadas as devidas precauções de segurança. O Centro do Hackensack Meridian Jersey Shore University Medical Center deixam conselhos para que as famílias possam garantir uma experiência segura e agradável na água.

Segurança na Praia:

O oceano é um ambiente dinâmico com condições em constante mudança. As correntes podem ser um grande perigo. Aprenda a identificá-las: costumam aparecer como zonas mais escuras e calmas entre as ondas que se quebram, ou como zonas com água agitada e descolorada que se deslocam em direção ao mar. Se for apanhado por uma corrente, não entre em pânico. Nade paralelamente à costa até sair da corrente e, em seguida, nade de volta para a praia em ângulo. Nunca nade diretamente contra uma corrente.

“Nade sempre em praias com a presença de nadadores-salvadores. Obedeça às instruções e preste atenção aos avisos sobre as condições da água. Nunca nade sozinho, mesmo que seja um bom nadador. As crianças mais pequenas devem ser sempre supervisionadas por um adulto, de preferência ao alcance do braço, sobretudo perto da beira da água. As ondas podem derrubar até os nadadores experientes.”

Eric Costanzo, Especialista em Medicina de Urgência.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Cuidados com o sol

  • Segurança na Piscina

Autoridades de saúde alertam para riscos de onda de calor até dia 13

Jornal de Notícias

As autoridades de saúde emitiram recomendações para a população por causa da onda de calor que atinge Portugal continental e deverá prolongar-se até dia 13, alertando para os riscos nos mais idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos.

Numa nota conjunta, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) alertam para os impactos da manutenção de temperaturas elevadas na saúde da população e chamam a atenção para a necessidade de as pessoas se manterem hidratadas, bebendo pelo menos o equivalente a oito copos de água por dia.

Alertam igualmente para a importância de se evitarem bebidas alcoólicas e com cafeína e avisam a população que deve permanecer em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia, mantendo janelas, persianas e estores fechados nos períodos de maior calor, ou em zonas com risco de poeiras dos incêndios.

Aconselham igualmente a população a evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, usar sempre protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a aplicação a cada duas horas, inclusive após banhos na praia ou em piscinas.

Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca, as autoridades aconselham a população a contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, ou a ligar para o número europeu de emergência 112.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.