Notícias da Saúde em Portugal 646

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Editorial

🎥 Porquê um vídeo satírico com Trump e Musk? Uma estratégia pensada para informar com humor

Na MedSUPPORT, a nossa reputação baseia-se no rigor técnico, know how sólido e acompanhamento permanente de unidades de saúde no cumprimento da legislação portuguesa. No entanto, decidimos lançar um sketch satírico protagonizado por “Donald Trump” e “Elon Musk” com uma missão séria: demonstrar, com leveza e clareza, os desafios regulatórios do setor da saúde em Portugal — e como a MedSUPPORT oferece a solução ideal.

  1. Uma abordagem diferente para mensagens complexas

Apesar da seriedade dos temas sentimos que a forma mais eficaz de os tornar acessíveis é com humor bem dirigido. A sátira ajuda a fixar conceitos que, muitas vezes, passam despercebidos pela linguagem jurídica e técnica habitual.

  1. Um contraste inteligível: caos burocrático vs. solução MedSUPPORT

No vídeo, Trump exagera o caos burocrático em que os médicos portugueses se poderiam perder — preenchendo registos, preparando plantas arquitetónicas, contratos de resíduos ou controlando a limpeza, a desinfeção e a esterilização. Musk responde com explicações baseadas em factos: a obrigação de licença, os regimes de licenciamento simplificado ou ordinário, os riscos de incorrer em multas elevadas ou até suspensão da licença.

  1.  Mensagem central: médicos focados nas pessoas, profissionais para a regulação

O vídeo resume a mensagem central: os clínicos devem dedicar-se à prática clínica e à inovação, enquanto a MedSUPPORT assume os processos legais e operacionais. Desde o apoio à obtenção da licença de funcionamento na ERS, passando por visitas técnicas, até à emissão do Selo MedSUPPORT Controlo de Segurança, garantimos conformidade e tranquilidade.

  1.  Humor alinhado com rigor e credibilidade

Embora o tom seja satírico, todos os elementos do sketch têm uma base factual: a existência de regimes específicos de licenciamento para diferentes tipos de unidades, os requisitos legais para o controlo da qualidade, os processos obrigatórios e as consequências das não conformidades. O contraste com o caos exagerado reforça as vantagens concretas da MedSUPPORT.

📢 Conclusão

Este vídeo satírico não existe apenas para entreter — existe para fazer compreender. Através do humor, mostramos por que uma organização confiável, ética e técnica como a MedSUPPORT identificou humor como veículo para comunicar. Em setores tão complexos quanto o da saúde em Portugal, a comunicação eficaz precisa às vezes de um sorriso — desde que sustentado pela credibilidade.

Ficamos ao seu dispor para saber mais sobre os temas abordados no vídeo ou sobre os serviços da MedSUPPORT. Se ainda não viu o sketch aproveite agora! 

Dizia que era dentista e foi apanhada a fazer uma lipoaspiração em Cascais

Jornal de Notícias

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização num estabelecimento que, de forma ilegal, prestava cuidados de estética, no concelho de Cascais. Durante a ação os inspetores detetaram uma mulher, que se apresentava como médica dentista, a realizar uma lipoaspiração a uma cliente, já sob efeito de anestesia, mesmo sem possuir habilitações médicas ou inscrição na respetiva Ordem. A operação contou com a colaboração da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Foi instaurado um processo-crime pela prática do crime de usurpação de funções, tendo a responsável pelo estabelecimento, que era também a pessoa que realizava o tratamento, sido constituída arguida e sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência.

A ASAE apreendeu ainda 380 artigos clínicos e farmacológicos, incluindo medicamentos não autorizados pelo INFARMED, I.P. e com validade expirada. Entre esses, estavam duas canetas do medicamento Mounjaro, habitualmente utilizado no tratamento da diabetes, mas que estaria a ser administrado para a perda de peso.

A ASAE alerta para que a prestação de cuidados de saúde na área da estética ocorra exclusivamente por profissionais legalmente habilitados, que assegurem o cumprimento integral dos requisitos legais em matéria de qualidade, segurança e higiene.

Obesidade pode ser transmitida de pais para filhos. Mas quais são os genes mais importantes, os da mãe ou do pai?

Euronews

As crianças cujos pais são obesos têm mais probabilidades de também o serem, mas os genes das mães parecem ser particularmente importantes na determinação do peso das crianças, segundo um novo estudo.

Acredita-se que a obesidade é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Os genes transmitidos de pais para filhos afetam o apetite, a sensação de saciedade, o metabolismo, os desejos de comer, a distribuição da gordura corporal e muito mais.

O estudo, publicado na revista PLOS Genetics, indica que, embora as crianças recebam metade do seu ADN de cada progenitor, é a genética da mãe que tem mais importância no que diz respeito ao índice de massa corporal (IMC).

"A genética da mãe parece desempenhar um papel importante na influência do peso do seu filho, para além da genética da criança."

Liam Wright, Investigador da University College London

A equipa de Wright analisou dados genéticos e de saúde de mais de 2600 famílias britânicas com filhos nascidos entre 2001 e 2002, acompanhando-os desde o nascimento até aos 17 anos de idade.

O acesso aos genes das crianças e dos pais foi fundamental. Tal permitiu aos investigadores identificar os genes herdados pelas crianças, bem como os genes que os pais não transmitiram, mas que poderiam, ainda assim, influenciar a saúde dos filhos.

Pernas mais pesadas no verão? A culpa é do calor e da doença venosa crónica

Notícias Saúde

O calor e o verão são sinónimo de agravamento dos sintomas da doença venosa crónica (DVC), já que causam distensão das veias e aumento da permeabilidade dos capilares. Em entrevista ao Notícias Saúde, Joana Ferreira, médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, desmistifica os principais preconceitos sobre a doença venosa crónica e como podem aliviar os sintomas durante esta época mais quente.

  • Para começar, o que é exatamente a doença venosa crónica e quais os principais sinais de alerta?

A doença venosa crónica define-se como um conjunto de sinais e sintomas (queixas) que os doentes apresentam, resultante do mau funcionamento das veias.

Os sintomas (queixas) incluem: perna cansada e pesada, comichão, cãibras e inchaço nas pernas, particularmente junto ao tornozelo.

Os sinais da doença são: derrames vasculares (também conhecidos como aranhas vasculares — nome técnico: telangiectasias), varizes, inchaço nas pernas e alterações nas características da pele provocadas pela DVC.

Quais são os principais conselhos para aliviar os sintomas nos dias mais quentes?

Elevação dos membros inferiores, aplicação de cremes refrescantes ou chuveiros de água fria nas pernas, banhos de piscina e toma de medicamentos venoativos que atuam na parede das veias.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Qual destes sintomas são mais comuns durante o verão?

  • Por que razão o calor tende a agravar os sintomas da doença venosa crónica?

  • Existem grupos de risco mais vulneráveis nesta altura do ano?

  • Que práticas ajudam a prevenir ou a melhorar a doença venosa crónica?

  • O uso de meias de compressão é recomendado mesmo com temperaturas elevadas?

  • Há algum mito ou ideia errada que a população tenha sobre esta doença?

Vídeo do curso “Dor orofacial: muito mais do que DTM"

OMD

O médico dentista Fernando Exposto lecionou, no passado dia 30 de junho, o curso clínico “Dor orofacial: muito mais do que DTM”. Esta sessão foi transmitida online e em direto, encontrando-se atualmente disponível para visualização.

A formação teve como objetivo fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre as dores orofaciais crónicas mais comuns, capacitando os participantes a entenderem o diagnostico e tratamento dessas condições.

Em 2025, o programa de formação contínua da OMD é composto por 11 cursos clínicos, três de temas médicos e três socioprofissionais. Estas formações gratuitas decorrem online das 21h30 às 23h30. Consulte os cursos agendados para setembro.

DGS promove evento “Cuidados seguros para todos os recém-nascidos e todas as crianças”

DGS

No dia 17 de setembro de 2025 comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma iniciativa global promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que uma vez mais é assinalada pela Direção-Geral da Saúde, com o evento “Cuidados seguros para todos os recém-nascidos e todas as crianças”, pelas 14h30, no Auditório NERLEI, em Leiria.

A inscrição prévia obrigatória deve ser feita até 12 de setembro de 2025.

O Programa será disponibilizado em breve.

Se ainda não teve a oportunidade de ler o artigo da MedSUPPORT no Jornal Dentistry pode fazê-lo agora aqui:

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.