Notícias da Saúde em Portugal 647

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

DGS alerta para poeiras do deserto em Portugal e deixa recomendações

SIC Notícias

Uma nova massa de poeiras vinda dos desertos do Norte de África está a passar por Portugal Continental esta quinta-feira, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS). O organismo do Ministério da Saúde aconselha cuidados redobrados na população mais sensível.

De acordo com o organismo, "prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar". Estas partículas, denominadas PM10, "têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações", sublinha a DGS.

Assim, enquanto esta massa de ar estiver a passar por Portugal, a "população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes".

Já no caso dos grupos de maior vulnerabilidade, como as crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos (designadamente asmáticos) ou do foro cardiovascular, recomenda-se que, além de cumprirem as recomendações para a população em geral, permaneçam "no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas".

Além disto, os "doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso". Em caso de agravamento de sintomas, aconselha-se o contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Gripe das aves detetada em Setúbal

SIC Notícias

A gripe das aves foi detetada numa capoeira doméstica no concelho de Alcácer do Sal, em Setúbal, tendo sido aplicadas as medidas de controlo, informou ontem a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

"(…) Foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica situada na freguesia de Santa Maria do Castelo e Santiago e Santa Susana, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal."

DGAV

Os animais afetados foram abatidos e procedeu-se à limpeza e desinfeção do espaço. As explorações com aves nas zonas de restrição, num raio de até 10 quilómetros em redor deste foco, estão sob vigilância.

Devem assim ser evitados os contactos entre as aves domésticas e selvagens e reforçados os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais.

Regulador da saúde alerta prestadores sobre o direito à informação e liberdade de escolha

ERS

Considerando o direito à informação dos utentes dos serviços de saúde, nos termos do qual aqueles devem ser informados sobre todos os aspetos essenciais da prestação de cuidados de saúde, incluindo as suas implicações administrativas, logísticas e financeiras.

Considerando o direito dos utentes dos serviços de saúde de escolherem livremente a entidade prestadora de cuidados de saúde.

Considerando que entre estes dois direitos fundamentais se estabelece uma relação de interdependência e de complementaridade, na medida em que a liberdade daqueles utentes no processo de escolha da entidade prestadora de cuidados de saúde pressupõe o conhecimento prévio, efetivo e pleno de todos os elementos fundamentais e necessários para a sua decisão, incluindo as implicações administrativas, logísticas e financeiras da prestação de cuidados de saúde.

Considerando a vasta intervenção da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) nesta matéria, no exercício dos seus poderes de regulação, de supervisão (através da emissão de ordens, instruções e recomendações), e sancionatórios (por via da aplicação de coimas em múltiplos processos de contraordenação), e bem assim de produção de conteúdos informativos.

Considerando que, apesar das suprarreferidas intervenções, a ERS tem tomado conhecimento de um volume significativo de reclamações de utentes dos serviços de saúde, nas quais são descritas situações de não transmissão ou de transmissão de informação incorreta ou insuficiente sobre as implicações administrativas, logísticas e financeiras da prestação de cuidados de saúde, com claro prejuízo para a liberdade de escolha dos utentes.

Batatas podem aumentar o risco de diabetes tipo 2. Mas o modo de as preparar é importante, diz estudo

Euronews

Comer três porções de batatas fritas por semana pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 20%, segundo um novo estudo.

Mas os amantes da batata não precisam de desesperar. As pessoas que comiam quantidades semelhantes de batatas assadas, cozidas ou em puré não corriam um risco significativamente maior de desenvolver a doença crónica.

As batatas têm sido associadas a um maior risco de diabetes tipo 2, tensão arterial elevada e aumento de peso. No entanto, as últimas descobertas sublinham que a forma como preparamos os nossos alimentos é muito importante para a nossa saúde.

O estudo incluiu mais de 205 000 pessoas nos Estados Unidos da América (EUA), tendo os investigadores acompanhado as suas dietas ao longo de mais de três décadas. Durante este período, mais de 22 000 pessoas foram diagnosticadas com diabetes tipo 2.

Os resultados sugerem que as pessoas devem dar prioridade aos cereais integrais e limitar a quantidade de alimentos fritos que consomem, "incluindo opções que possam parecer inicialmente saudáveis, como as batatas", afirmou Cristóbal Morales, especialista em endocrinologia e nutrição no Hospital Vithas Sevilla, em Espanha, que não esteve envolvido no estudo.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • O que significa o estudo para as dietas saudáveis

INFARMED, I.P. com 51 novos medicamentos inovadores

SNS

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. concluiu, no primeiro semestre de 2025, o financiamento público de 51 medicamentos inovadores, num total de 188 medicamentos, abrangendo diversas áreas, com destaque para a Oncologia, Sangue, Sistema Nervoso Central, Cardiovascular e Endocrinologia.

Para além dos 51 medicamentos inovadores, foram também financiadas 41 novas apresentações ou dosagens de medicamentos já financiados, o que permite uma melhor adaptação dos tratamentos às necessidades dos doentes. Já os 89 medicamentos genéricos e os sete medicamentos biológicos similares aprovados asseguram o tratamento com a mesma substância ativa dos medicamentos de referência, a um custo inferior.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.