- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 648
Notícias da Saúde em Portugal 648
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Prescrição de injetáveis e sensores para diabetes restrita a cinco especialidades
Diário de Notícias
Medicamentos injetáveis e sensores para diabetes só poderão ser prescritos, a partir desta sexta-feira, por algumas especialidades médicas, uma medida que os especialistas saúdam, mas consideram tardia e temem não resolver as dificuldades de acesso ao tratamento.

Apenas os médicos das especialidades de endocrinologia, nutrição, medicina interna, pediatria e medicina geral e familiar estão autorizados a prescrever sensores de monitorização da glicose intersticial e medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 (semaglutido, dulaglutido, liraglutido e exenatido).
Nesta classe de fármacos inclui-se o Ozempic, desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, mas que está também a ser usado para combater a obesidade e ajudar à perda de peso.
No despacho que institui a medida, o Ministério da Saúde justifica a decisão com “as dificuldades amplamente reconhecidas" no acesso a estas terapêuticas e com os relatos de uso indevido destes recursos, sendo o objetivo “regular e corrigir essas distorções, promovendo um acesso efetivo e adequado a essas ferramentas essenciais à saúde”.
‘O Rim não Dói’: campanha alerta para doença silenciosa que afeta quase 10% da população
Notícias Saúde
Exames e consultas frequentes, alterações e restrições alimentares, cansaço, cãibras, ansiedade, stress e, em muitos casos, necessidade de diálise. É assim o dia a dia das pessoas com doença renal crónica, um problema cuja gestão e tratamento, segundo Paulo Urbano, Presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), “tem um elevado impacto nas rotinas quotidianas e um impacto emocional, estando associada a altos níveis de ansiedade, stress e depressão”.
Apesar de, como refere o Professor Edgar Almeida, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) “ser muito prevalente – atinge quase 10% da população – é pouco conhecida”. Para mudar este cenário que nasce a campanha ‘O Rim não Dói’ [orimnaodoi.pt], uma iniciativa da APIR, com o apoio científico da SPN e o apoio institucional da Boehringer Ingelheim, para reforçar a importância da saúde renal e do diagnóstico precoce.

Uma exigência ainda maior tendo em conta que se trata de uma doença que tem como principais desafios “a ausência de sintomas na fase inicial ou sintomas pouco específicos, pouca cultura preventiva, reduzida consciencialização na sociedade em geral, principalmente em grupos de risco, como pessoas com diabetes, hipertensão ou histórico familiar de doença renal e dificuldade de acesso aos cuidados de saúde primários”, explica Paulo Urbano.
Porque, acrescenta ainda, “o diagnóstico precoce é um fator determinante para a qualidade de vida do doente renal, pois com um acompanhamento médico adequado e alterações alimentares poderá ser possível evitar ou atrasar a progressão da doença para estádios mais graves, reduzir o aparecimento de comorbilidades, preparar com tempo a opção por um tratamento substitutivo (caso se venha a verificar necessário), facilitando a sua adaptação e minimizando os riscos associados”.
E a campanha vai ter com os portugueses onde estes mais se encontram no verão – as praias -, para os alertar para os cuidados renais.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Uma doença silenciosa
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“A MedSUPPORT permite que me dedique ao meu trabalho sem me preocupar com as questões técnicas e legais que uma clínica exige."
Até o desporto pode aumentar risco de morte cardíaca súbita: o impacto do culturismo na saúde
Notícias Saúde
O desporto é (e sempre será) benéfico para a sua vida, tanto para prevenir como para combater vários problemas de saúde. No entanto, a morte cardíaca súbita é responsável por uma proporção alta de mortes em profissionais de culturismo em todo o mundo..
A morte cardíaca súbita ocorre quando alguém morre repentinamente e inesperadamente devido a um problema cardíaco. No entanto, tal não deveria acontecer a pessoas jovens e saudáveis.

O mais recente estudo sobre o tema veio evidenciar o número crescente de mortes prematuras em pessoas que praticam culturismo, demonstrando a lacuna existente na compreensão dos riscos deste desporto a longo prazo para a saúde das pessoas.
“Como médico do desporto e do exercício, aproximei-me do mundo do culturismo, o que me deu a oportunidade de ver não apenas os muitos aspectos positivos, como a promoção do desporto e da atividade física, bem como da autodisciplina, mas também alguns dos desafios e riscos inerentes a essa disciplina.”
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Morte cardíaca súbita em culturistas
Como praticar exercício físico de forma saudável?
Oeste com projeto de Telereabilitação Inovador
SNS
A Unidade Integrada de Fisioterapia, da Unidade Local de Saúde do Oeste, iniciou um projeto de telereabilitação na Unidade de Hospitalização Domiciliária de Torres Vedras, inspirado numa metodologia previamente validada em contexto hospitalar e nos Cuidados de Saúde Primários.

O projeto pretende reforçar a qualidade e segurança dos cuidados domiciliários através da utilização de tecnologia interativa e acompanhamento remoto, assegurando a continuidade dos cuidados de fisioterapia no domicílio dos doentes, reforçando o acompanhamento em todos os concelhos que compõem a Unidade Local de Saúde (ULS) e reduzindo a necessidade de deslocações às unidades de saúde, aumentando assim a adesão terapêutica.
“License to Laugh: Clinics Under Control” — A Série de Animação da MedSUPPORT
MedSUPPORT
Depois do entusiasmo e do feedback fantástico que recebemos com o episódio piloto, temos o prazer de anunciar o lançamento de uma série de animação em quatro breves episódios, sob o título “License to Laugh: Clinics Under Control”. A premissa é simples: humor, cenários satíricos e muita imaginação.
Quando e onde?
A partir de agora, todas as terças-feiras de agosto, às 18h00, um novo episódio será transmitido na MedSUPPORT TV.

Ainda não viste o piloto? Não te preocupes — esta é a oportunidade perfeita para recuperares o atraso e entrares nesta jornada divertida e esclarecedora!
O que esperar dos episódios:
Humor: personagens satíricos e conversas espirituosas, tudo ambientado num universo de clínicas, regulamentos e histórias divertidas.
Conteúdo informativo e leve: cada episódio aborda temas críticos — licenciamento junto da ERS, exigências legais como a Portaria 99/2024/1, e o selo de segurança MedSUPPORT Controlo de Segurança.
Data Primeira terça de agosto Todas as terças de agosto, às 18h00 | Episódio Piloto (já disponível) Episódios novos na MedSUPPORT TV |

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply