Notícias da Saúde em Portugal 649

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Gripe das aves: "As pessoas não se devem aproximar de aves mortas"

SIC Notícias

Vasco Peixoto, médico de saúde pública, alerta a população para não se aproximar nem tocar em aves selvagens mortas. Em declarações explica que o vírus da gripe das aves não se transmite facilmente entre animais e humanos, mas que é preciso e importante manter as medidas de segurança.

A gripe das aves foi detetada numa ave selvagem na Costa da Caparica, em Almada, no mesmo mês em que foi confirmado um foco numa capoeira doméstica em Setúbal, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Os animais afetados foram abatidos e procedeu-se à limpeza e desinfeção do espaço.

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

SPMS

A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24.

Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados, cujos sistemas também se encontram em evolução tecnológica. Lembra-se, por exemplo, que só estão disponíveis os atestados médicos de incapacidade multiuso que tenham sido registados de forma eletrónica.

Mais reforçamos que não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta nos sistemas de informação que suportam as atividades diárias de entidades e profissionais de saúde.

Como proceder em caso de dificuldades de acesso à App SNS 24?

  1. Terminar a sessão (logout);

  2. Verificar se está instalada a versão mais recente da App (disponível nas lojas iOS, Android ou Huawei) e, se necessário, atualizar;

  3. Iniciar sessão novamente através de um dos métodos disponíveis: Chave Móvel Digital ou Número de Utente do SNS;

Se persistirem dificuldades no acesso ou na utilização de serviços da App SNS 24 (como a consulta de receitas, resultados de exames, boletim de vacinas, entre outros), contactar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, selecionar a opção 5 (serviços administrativos), explicar o problema com o máximo de detalhe possível e seguir as orientações fornecidas. Lembramos que se trata de um serviço gratuito e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Usa lentes de contacto? Este fabricante está a recolher lotes de produto de desinfeção após queixas de utilizadores

SIC notícias

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), I.P. informou, que o fabricante DISOP, S.A. está a proceder à recolha de vários lotes do Sistema de Peróxido a 3% para a Desinfeção de Lentes de Contactoapós ter recebido reclamações de utilizadores relatando sintomas como ardor, vermelhidão, prurido, inflamação, hiperemia, visão turva e dor decorrentes da sua utilização".

“(…) Verificou-se que, em alguns casos, os comprimidos neutralizadores que integram o sistema não desempenhavam corretamente a sua função, o que pode resultar na neutralização incompleta da solução desinfetante e levar à ocorrência de desconforto ocular acompanhado dos sintomas referidos”, lê-se no comunicado que salienta, ainda assim, que “não foram, no entanto, registados incidentes graves com lesões oculares permanentes”.

O fabricante apela a queos utilizadores dos lotes/marcas em causaparemimediatamente a utilização”, guardando a embalagem utilizada", e que contactemo estabelecimento onde o produto foi adquirido com vista à sua devolução”.

Se for o seu caso e se tiver sintomas, deve “lavar os olhos com uma quantidade abundante de soro fisiológico ou lágrimas artificiais esterilizadas”, e contatar logo que possa “um profissional de saúde ocular”.

Alterações climáticas fazem doença de Lyme aumentar, mas médicos têm dificuldade em reconhecer sintomas

Sapo

As carraças são parasitas que se alimentam de sangue e estão entre os principais transmissores de doenças aos humanos. A sua picada pode nem ser sentida porque a carraça segrega substâncias que disfarçam a presença, permitindo que bactérias perigosas como a Borrelia burgdorferi (causadora da doença de Lyme) entrem no corpo.

A doença de Lyme recebeu o nome da cidade de Lyme, nos Estados Unidos da América (EUA), onde foi identificada pela primeira vez em 1975. Para além da erupção cutânea típica em “alvo” (que nem sempre aparece ou pode ter outras formas), a doença pode afetar o cérebro, articulações, músculos, sistema nervoso, coração, e causar sintomas como paralisia facial, fadiga intensa, e formigueiros dolorosos.

Segundo a BBC, o diagnóstico é difícil, porque o típico sinal da erupção cutânea não aparece sempre, e os testes laboratoriais podem falhar, apresentando falsos negativos.

No entanto, alguns pacientes continuam a ter sintomas persistentes, mesmo após o tratamento, condição conhecida como síndrome pós-tratamento da doença de Lyme. Ainda não se sabe porque alguns ficam assim e outros não.

Não existe atualmente uma vacina disponível, mas uma nova está em fase avançada de testes e pode surgir nos próximos anos. Enquanto isso, o tratamento mais eficaz é com antibióticos, apesar de alguns recorrerem a terapias alternativas, ainda com pouca evidência científica.

Café, mas simples, associado a menor risco

Notícias Saúde

Embora provavelmente não esteja a tomar a sua chávena matinal de café em busca de benefícios para a saúde a longo prazo, o consumo desta bebida tem sido associado a um menor risco de mortalidade. Num novo estudo observacional descobriram que a associação entre o consumo desta bebida e o risco de mortalidade varia com a quantidade de adoçantes e gordura saturada adicionados à bebida.

O estudo descobriu que o consumo de uma a duas chávenas de café por dia estava associado a um menor risco de morte por todas as causas e de morte por doenças cardiovasculares.

O café simples e aquele com baixos níveis de açúcar adicionado e gordura saturada foram associados a um risco 14% menor de mortalidade por todas as causas, em comparação com a ausência de consumo desta bebida. A mesma relação não foi observada para o café com elevadas quantidades de açúcar adicionado e gordura saturada.

“Os benefícios do café para a saúde podem ser atribuídos aos seus compostos bioativos, mas os nossos resultados sugerem que a adição de açúcar e gordura saturada pode reduzir os benefícios na mortalidade.”

Fang Fang Zhang, Professor da Neely Family na Friedman School

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Os benefícios do consumo moderado

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.