- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 650
Notícias da Saúde em Portugal 650
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


"Sleepmaxxing": os perigos das técnicas virais que prometem um sono perfeito
Jornal de Notícias
Influenciadores em plataformas como o TikTok e o X estão a alimentar uma crescente obsessão pelo "sleepmaxxing", um termo que diz respeito a atividades e produtos que visam otimizar a qualidade do sono.
O crescimento explosivo da tendência - que gerou dezenas de milhões de publicações - ressalta o poder das redes sociais de legitimar práticas de saúde não comprovadas, especialmente à medida que as plataformas tecnológicas reduzem a moderação de conteúdo.

Estas técnicas de "sleepmaxxing" são "ridículas, potencialmente prejudiciais e sem comprovação científica", afirmou Timothy Caulfield, especialista em desinformação da Universidade de Alberta, no Canadá.
Uma prática popular é tapar a boca com fita adesiva para dormir, promovida como uma forma de incentivar a respiração nasal. Os influenciadores afirmam que oferece amplos benefícios, desde um sono melhor e uma saúde oral melhorada até a redução do ronco. No entanto, um relatório da Universidade George Washington descobriu que a maioria dessas alegações não era apoiada por pesquisas médicas.
Os especialistas também alertaram que a prática pode ser perigosa, especialmente para quem sofre de apneia do sono, uma condição que interrompe a respiração durante o sono.
Outros truques infundados divulgados pelos influenciadores de "sleepmaxxing" incluem pendurar-se pelo pescoço com cordas ou cintos e balançar o corpo no ar, usar óculos com lentes azuis ou vermelhas, usar cobertores pesados, e comer dois kiwis antes de dormir.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Técnicas podem ser prejudiciais
Beleza acima da saúde
INFARMED, I.P. ordena retirada de lotes do antidepressivo Fluoxetina Generis do mercado
SIC Notícias
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), I.P. ordenou a retirada de vários lotes do medicamento Fluoxetina Generis 20 mg do mercado. O medicamento é usado para o tratamento da depressão.
Numa nota disponível no site, o INFARMED, I.P. adianta que a empresa Generis Farmacêutica, S.A. irá recolher voluntariamente os vários lotes do medicamento Fluoxetina Generis 20 mg, em cápsulas, "por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza".

A autoridade do medicamento apela às entidades que possuam estes lotes de medicamentos (24BN150A, 24IN128A, 24KN015A, 24KN014A) em "stock" para não os venderem, dispensarem ou administrarem, devendo proceder à sua devolução.
Aconselha os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes a não interromper o tratamento e contactar o médico logo que possível, para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
Vacinação gratuita contra Vírus Sincicial Respiratório em crianças arranca em 16 de setembro
SIC Notícias
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças arranca em 16 de setembro, prolongando-se até 31 de março de 2026, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta segunda-feira publicada.
Segundo a DGS, esta campanha visa "proteger os lactentes nos primeiros meses de vida, e reduzir a suscetibilidade individual, a carga de doença e o impacto nos serviços de saúde, nomeadamente o recurso às urgências hospitalares e os internamentos por infeção respiratória".

A Campanha de Imunização irá decorrer em maternidades dos setores público, privado e social, para crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026, e nos cuidados de saúde primários e em hospitais, para crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025, bem como para crianças pré-termo ou com outros fatores de risco.
De acordo com a DGS, o anticorpo será também disponibilizado para as crianças com fatores de risco acrescido para infeção grave a entrar na segunda época sazonal, e que não tenham completado 24 meses até ao dia 30 de setembro de 2025, independentemente de terem sido imunizadas na campanha anterior.
Na última campanha, a vacinação teve como objetivo proteger cerca de 62 mil crianças, representando um investimento por parte do Governo estimado de 13,6 milhões de euros, tendo sido imunizados os bebés entre zero e oito meses.
Vídeo do curso "Planeamento ortodôntico multidisciplinar"
OMD
A médica dentista Luísa Poppe lecionou, no passado dia 7 de julho, o curso clínico “Planeamento ortodôntico multidisciplinar”. Esta sessão foi transmitida online e em direto, encontrando-se atualmente disponível para visualização.

A formação visou a apresentação de estratégias e protocolos clínicos multidisciplinares demonstrativos da integração da ortodontia com outras especialidades da medicina dentária, assegurando uma abordagem abrangente e adequada às especificidades de cada caso.
Em 2025, o programa de formação contínua da OMD é composto por 11 cursos clínicos, três de temas médicos e três socioprofissionais. Estas formações gratuitas decorrem online das 21h30 às 23h30. Consulte os cursos agendados para setembro.
Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região interior do Centro
Jornal de Notícias
O valor do limiar da concentração de ozono no interior da região Centro foi excedido ontem ao final da manhã no concelho de Vouzela, indicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Em comunicado, a CCDR do Centro informou que na estação de Fornelo do Monte, em Vouzela, distrito de Viseu, foi detetada uma concentração média horária de 240 µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), entre as 12 horas e as 13 horas.

O limiar da informação à população são os 180 µg.m3, enquanto o limiar de alerta da população está fixado nos 240 µg.m-3 e, na estação de Fornelo do Monte, foi registada uma concentração média horária de 190 µg/m³.
Assim, "os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)", alertou a CCDR do Centro.
A Comissão recomendou aos residentes dos 48 concelhos da região Centro abrangidos pela situação que "reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre), evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contatar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição", como "gasolina, tintas e vernizes); respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso, recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas".

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply