- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 651
Notícias da Saúde em Portugal 651
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Um milhão de portugueses tem problemas da tiroide. Conheça os sintomas a que deve estar atento
Sapo
A tiroide é uma glândula que está localizada na base do pescoço, na sua face anterior. Tem a forma de uma borboleta, com um lobo em cada um dos lados da traqueia. Os distúrbios relacionados com esta glândula são dez vezes mais comuns nas mulheres e estima-se que aos 60 anos cerca de 17% destas apresentem hipotiroidismo, o tipo mais comum de doença da tiróide.
Em Portugal, mais de um milhão de portugueses é afetado por patologias relacionadas com a tiroide, embora "muitos problemas possam passar despercebidos, uma vez que os sintomas são interpretados como simples sinais de stress ou depressão", explica a investigadora e professora Paula Soares, do instituto i3S, no Porto, e líder de um dos grupos de investigação em cancro da tiroide mais produtivos da Europa.

"Sintomas como o aumento da frequência cardíaca, nervosismo, inquietação, dificuldades em dormir, emagrecimento ou aumento de peso, depressão, impotência sexual, sensações de calor ou frio têm muitas vezes origem no mau funcionamento da tiroide."
Os sintomas mais comuns de doença da tiroide:
Cansaço excessivo
Falta de concentração
Falta de energia
Memória enfraquecida
Depressão
Perturbações do sono, ansiedade e irritabilidade
(…)
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Para que serve a tiroide?
Homem de 60 anos desenvolve doença rara depois de seguir conselho do ChatGPT
SIC Notícias
Terá revelado aos médicos que, após ler sobre os efeitos negativos do sal, questionou o ChatGPT sobre outras opções viáveis para o eliminar da sua dieta. Acabou a tomar brometo de sódio durante três meses. Isto, apesar de ter lido que “o cloreto pode ser trocado por brometo, embora provavelmente para outros fins, como limpeza”.
É importante ter cuidado com os conselhos dados pela Inteligência Artificial (IA), principalmente quando se trata de assuntos relacionados com a saúde. Foi este o alerta deixado por uma revista de saúde norte-americana depois de um homem de 60 anos ter contraído uma doença rara após uma interação sobre a remoção de sal da sua dieta com o ChatGPT.

O homem de 60 anos desenvolveu bromismo - uma intoxicação por ingestão excessiva de substâncias compostas com bromo - após consultar o chatbot de inteligência artificial. Trata-se de uma síndrome bastante conhecida no século XX, que se acredita ter contribuído para um em cada 10 internamentos psiquiátricos na altura.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
"Uso da IA pode contribuir para o desenvolvimento de resultados adversos à saúde"
ChatGPT não pretende tratar doenças
Não consegue dormir? A culpa pode ser da sua saúde intestinal, segundo um estudo
Euronews
Se alguma vez lutou contra a insónia, provavelmente está familiarizado com os suspeitos do costume: stress, cafeína, álcool, problemas de saúde subjacentes ou efeitos secundários de medicamentos, para citar alguns.
Mas a chave para a insónia crónica pode estar no intestino - pelo menos em parte, de acordo com um novo estudo publicado na revista General Psychiatry.

Cerca de 10% dos adultos sofrem de insónias regulares e outros 20% apresentam sintomas ocasionais, que incluem dificuldade em adormecer e má qualidade do sono, bem como efeitos diurnos como irritabilidade ou fadiga.
Outros estudos apontaram para uma ligação entre a insónia e a saúde intestinal através do chamado eixo intestino-cérebro, mas as últimas descobertas oferecem "provas preliminares" de que a composição do microbioma intestinal pode realmente causar um sono de má qualidade, disseram os autores do estudo.
A análise baseou-se em dados genéticos de cerca de 387.000 pacientes com insónia, bem como em dados do microbioma intestinal de cerca de 27.000 pessoas.
Foi identificada uma ligação recíproca entre a insónia e determinados tipos de bactérias presentes no intestino. Isto significa que estas bactérias aumentam o risco de insónia, ao passo que o distúrbio do sono também parece tornar as bactérias mais comuns.
Mais de 50 mil pessoas já esgotaram plafond anual de duas autobaixas
SIC Notícias
Pelo menos 52 mil pessoas já esgotaram o limite anual das chamadas autobaixas. Em 2024, quase 100 mil pessoas esgotaram este plafond.

Nos primeiros sete meses do ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) emitiu 311 mil autobaixas. Estas autodeclarações de doença dão direito a três dias de baixa. Desde que a medida entrou em vigor, a 1 de maio de 2023, o SNS emitiu 1.038.296 autobaixas, sendo que "os dias com maior peso no total são as segundas e as quartas-feiras".
O que é a autobaixa?
A autobaixa, ou autodeclaração de doença, é um "documento que comprova que o utente se encontra em situação de doença, declarada por si mesmo", ou seja, é a própria pessoa que assume "a responsabilidade de justificar que se ausentou do trabalho por ter estado doente", lê-se no site do SNS24.
Montalegre com novo aparelho de radiografia
SNS
A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) conta, a partir deste mês, com um aparelho RX de última geração no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Montalegre.

A aquisição permite a realização de exames com maior precisão e um diagnóstico mais célere. Em conjunto com a requalificação da sala, esta melhoria representa um reforço da capacidade de diagnóstico, com precisão e segurança, e uma poupança de tempo para o utente e para o serviço.
Se ainda não teve a oportunidade de ver o segundo episódio de uma série de animação de quatro breves episódios, sob o título “License to Laugh: Clinics Under Control” pode fazê-lo agora aqui:
Não perca os restantes episódios transmitidos todas as terças-feiras de agosto, às 18h00, na MedSUPPORT TV.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply