Notícias da Saúde em Portugal 652

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Editorial

Informamos que, em virtude do feriado celebrado na sexta-feira, 15 de agosto, não haverá MedSUPPORT.news amanhã.

Voltaremos na segunda feira, dia 18 de agosto de 2025.

Desejamos a todos os quantos nos seguem um ótimo feriado!

Aviso laranja devido ao calor estendido até domingo em Castelo Branco, Guarda e Bragança

Observador

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até domingo o aviso laranja, o segundo mais grave, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança por causa do calor.

Segundo o IPMA, o aviso laranja vai estar ativo nestes três distritos até às 00h00 de domingo, enquanto em Viseu e Vila Real vai vigorar até às 18h00 de sexta-feira, devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, baixando depois para amarelo, o menos grave de uma escala de três.

Os avisos do IPMA — vermelho, laranja e amarelo — são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde dia 02 de agosto e este ano já arderam em Portugal 63.247 hectares de espaços florestais, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5.963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.

Responsabilidade médica e consentimento informado. O que é e para que serve?

Sapo

Todos os que, por uma ou outra razão, necessitaram de se submeter a certo tipo de exames médicos ou procedimentos médico-cirúrgicos, foram já confrontados com a expressão - seja oral ou em algum tipo de formulários - de “consentimento informado”. Saiba, nestas circunstâncias, do que estamos a falar.

O que é o consentimento informado?

O consentimento informado consiste na manifestação de vontade do paciente em decidir sobre a sua saúde. É, portanto, um requisito essencial para a realização de qualquer ato médico.

Para que o consentimento informado seja válido, têm de se verificar, em síntese, três requisitos:

  • O paciente tem de ter capacidade para consentir;

  • O médico tem de cumprir o dever de informação que sobre si recai, designadamente o de transmitir ao paciente a informação necessária e suficiente para que possa decidir;

  • O consentimento tem de ser voluntário e livre.

Quando e como é que o consentimento informado deve ser prestado?

O consentimento, em regra, deve ser prestado antes da prática de qualquer ato médico e com a antecedência razoável, de forma a permitir ao paciente refletir acerca da decisão a tomar.

O consentimento tem de ser prestado de forma expressa, seja oralmente, seja da forma escrita, podendo ser revogado – até à prática do ato médico.

Existem, no entanto, situações em que a lei obriga a que o consentimento/informação seja obrigatoriamente prestado por escrito.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Como é que a informação deve ser prestada?

  • Que tipo de informação deve ser prestada?

  • O dever de informar é absoluto?

  • O que acontece se for violado o consentimento informado?

Ficar acordado até tarde ao fim-de-semana pode agravar apneia do sono

Euronews

Investigadores apelidaram de "apneia social" o aumento dos distúrbios do sono durante o fim-de-semana, quando as pessoas ficam acordadas até tarde e dormem mais.

Estima-se que 936 milhões de adultos em todo o mundo sofram de apneia obstrutiva do sono (AOS), que consiste no colapso repetido das vias respiratórias durante o sono, provocando pausas na respiração, perturbações frequentes do sono, ressonar alto e fadiga diurna.

A equipa de Lucia Pinilla, uma das autoras do estudo e investigadora do sono na Universidade Flinders, na Austrália analisou os dados de cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo, cuja qualidade do sono foi monitorizada através de um dispositivo colocado debaixo do colchão.

Segundo o estudo, as perturbações do sono eram muito mais comuns durante os fins-de-semana. As pessoas tinham 18% mais probabilidades de ter AOS moderada, ou grave, aos sábados do que às quartas-feiras.

As alterações dos horários de sono - ficar acordado até tarde ou dormir até mais tarde - agravaram a apneia do sono. Por exemplo, dormir mais 45 minutos ao fim de semana aumentava o risco de perturbações graves do sono em 47%. O estilo de vida e fatores relacionados com a idade também parecem desempenhar um papel importante.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Como a apneia do sono afeta a saúde?

Concentração de ozono ultrapassou limite em Lisboa e no Seixal

Jornal de Notícias

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo anunciou, em comunicado, que o valor de concentração de ozono foi ultrapassado naquelas duas estações de monitorização da qualidade do ar entre as 15 horas e as 16 horas de ontem.

Segundo a CCDR, para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

"A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos."

CCDR

O valor de concentração de ozono de 180 µg/m³ (microgramas por metro cúbico), definido como limiar de informação para este poluente, foi ultrapassado nos Olivais em 02 ug/m3 para um total de 182 ug/m3 e em 12 ug/m3, em Paio Pires, num total de 192 ug/m3.

É recomendável que os grupos da população mais sensíveis, que se encontrem nos locais afetados, reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior, frisou ainda o organismo.

Hepatologistas alertam para a importância de cuidar do fígado durante o verão

Sapo

A iniciativa “O seu fígado não está de férias” pretende alertar a população para a importância de manter hábitos saudáveis durante o verão, por forma a prevenir as doenças do fígado.

“Sabemos que as férias, por serem um período de descontração, tendem a potenciar comportamentos pouco saudáveis: o consumo de álcool aumenta, sobretudo em contextos de festas, festivais ou encontros ao ar livre; há maior descuido com a alimentação e uma exposição acrescida a comportamentos de risco. Desta forma, é fundamental recordar que a saúde não tira férias e que todas as nossas ações têm impacto no organismo, particularmente no fígado.”

Paula Peixe, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)

A campanha sublinha que o fígado, apesar de ser um órgão muitas vezes subestimado, desempenha funções vitais para o corpo humano, sendo responsável pela produção de proteínas, açúcares e gorduras, além de armazenar energia que é essencial na eliminação de toxinas. A inflamação hepática pode, assim, comprometer estas funções e levar a várias complicações, tanto a curto como a longo prazo.

A campanha “O seu fígado não está de férias” decorrerá durante todo o verão e estará presente nas redes sociais da APEF.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.