- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 655
Notícias da Saúde em Portugal 655
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Qualquer pessoa pode desenvolver sépsis: as consequências, por vezes, são para sempre
Sapo
Há cada vez mais casos de sépsis em Portugal, uma doença ainda desconhecida para grande parte dos portugueses mais que é causa de mais mortes a nível hospitalar do que o acidente vascular cerebral (AVC). Esta patologia mata uma pessoa a cada 4 segundos em todo o mundo.
O que é a sépsis e o choque séptico?
A sépsis é uma inflamação sistémica que surge como uma resposta aguda do sistema imunitário a uma infeção grave generalizada. É amplamente reconhecida como uma das principais causas de longos períodos de internamento hospitalar e de morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Estima-se que, anualmente, existam 27 a 30 milhões de casos em todo o mundo. A maioria dos microrganismos pode causar uma infeção que origina a sépsis, incluindo bactérias, fungos, vírus e parasitas que, em 80% dos casos, são adquiridos fora do âmbito hospitalar. Mas também pode ser causada por infeções pelo vírus da gripe, dengue e outros patógenos altamente transmissíveis, como vírus do ébola ou febre amarela.

Este processo inflamatório pode dar origem ao choque séptico que ocorre quando a pressão arterial do doente permanece baixa e não é possível adequar o fluxo de sangue para os órgãos e tecidos, apesar do tratamento intensivo.
Quais os sintomas?
Parte dos sintomas podem manifestar-se dependendo do tipo e do local da infeção inicial. Grande parte das pessoas apresenta sintomas de febre, podendo ter calafrios e fraqueza. À medida que a infeção piora, pode verificar-se frequência respiratória e/ou cardíaca rápidas, pele manchada ou sem cor por causa do fluxo sanguíneo reduzido, menor frequência nas idas à casa-de-banho e urina em quantidades menores, fala arrastada ou confusão e tremor extremo ou dor muscular. O fluxo sanguíneo reduzido pode levar à morte dos tecidos, incluindo órgãos vitais, como rins, pulmões, coração e cérebro.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Quem está em risco?
Como é feito o diagnóstico?
Por que motivo esta doença é tão letal?
É possível preveni-la?
(…)
Novo esquema fraudulento usa Whatsapp para apresentar falsas dívidas ao SNS
Expresso
A Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou ontem para mensagens fraudulentas de alegadas dívidas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) enviadas por 'Whatsapp' por remetentes identificados como 'SNS24'.
"Estas mensagens não são remetidas pelo SNS, Serviço Nacional de Saúde, nem por qualquer outra entidade por ele autorizada a fazê-lo. Embora aleguem ter origem naquela entidade pública, essa menção é falsa e tem como único propósito convencer vítimas a efetuarem pagamentos indevidos a terceiros, de cujos montantes estes últimos se apoderarão indevidamente."

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério Público, o esquema de burla visa "destinatários indiscriminados" através da "expedição massiva" de mensagens pela plataforma 'Whatsapp', que invocam dívidas ao SNS e apresentam referências Multibanco para pagamento num curto espaço de tempo, de cinco dias.
Segundo a nota publicada, "com esta formulação, pretendem os agentes criminosos levar à reação urgente a esta mensagem, precipitando o pagamento impulsivo e pouco refletido da quantia nela referida".
As referências Multibanco apresentadas para os pagamentos "são solicitados pelos criminosos a entidades financeiras disponíveis no mercado, que prestam tais serviços a terceiros", tendo sido identificado neste esquema um intermediário financeiro sediado nos Países Baixos, a sociedade 'MediaMedics B.V.'.
Calor, areia e chinelos: os perigos escondidos para a saúde dos pés
Sapo
Com a subida das temperaturas, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para os perigos que o verão representa para a saúde dos pés.

“A pensar em toda a população, com especial foco nas pessoas com diabetes e nos idosos, que frequentemente apresentam diminuição da sensibilidade nos membros inferiores, a associação lança um conjunto de recomendações essenciais para aproveitar a época mais quente do ano de forma segura.”
De acordo com a mesma entidade, “o calor intenso aumenta o risco de queimaduras, bolhas e traumatismos que podem ser facilmente evitados com a escolha e utilização correta do calçado”.
No contexto atrás exposto, a APDP partilha as seguintes recomendações:
Proteção contra o calor: evitar andar descalço, principalmente em superfícies quentes, como areia, terraços ou zonas de piscina é o primeiro passo para evitar danos na sola do pé. Além disso, calçado que seja deixado ao sol deve ser virado com a sola para cima, para evitar que o seu interior aqueça e cause queimaduras.
Utilização de meias: o uso constante de meias, mesmo as mais curtas, ajuda a proteger a pele da fricção e das queimaduras solares, mesmo quando se opta por chinelos.
O calçado ideal: calçado fechado, mas construído com materiais permeáveis e respiráveis, que evitem o sobreaquecimento dos pés e a formação de bolhas.
Modelo de calçado aberto: em caso de preferência por sandálias ou chinelos, devem ser privilegiados os modelos com tiras largas, em detrimento dos de "enfiar o dedo", de modo a garantir melhor suporte e sempre com meias.
Características da sola do calçado: deve ter, no mínimo, 1,5 cm de espessura e ser confortável, sem ser demasiado flexível ou dura, para assegurar um bom amortecimento ao andar.
Proteção solar: a APDP lembra que é fundamental a aplicação de protetor solar em todas as áreas da pele expostas ao sol, incluindo os pés e as pernas.
Gripe das aves detetada em Olhão subindo os focos confirmados este ano para 20
Observador
A gripe das aves foi detetada numa ave selvagem em Olhão, subindo para 20 o número de focos confirmados este ano, segundo dados da Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).
O foco foi confirmado, na segunda-feira, na freguesia de Quelfes, concelho de Olhão, em Faro, numa frisada, ave selvagem da família dos patos.

A DGAV alertou, na altura, para a “circulação persistente” do vírus da gripe aviária e voltou a pedir que sejam cumpridas as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção.
Devem assim ser evitados os contactos entre as aves domésticas e selvagens e reforçados os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais.
A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.
Os jovens fisicamente ativos têm menos probabilidade de sofrer de depressão
Notícias Saúde
“Os jovens que são menos ativos fisicamente ao longo do tempo têm um risco mais elevado de desenvolver sintomas de depressão.” A garantia é dada por Silje Steinsbekk, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), que acredita que ter encontrado uma receita vencedora.

“Esta descoberta foi verdadeira para os adolescentes dos 14 aos 16 anos e dos 16 aos 18 anos. Tanto a soma da atividade física diária como a proporção de atividade mais intensa e particularmente importante para a nossa saúde mostraram-se protetoras contra os sintomas de depressão.”
Esta conclusão resulta de um estudo que acompanhou um grande grupo de crianças e jovens durante vários anos, tendo medido, a cada dois anos, a atividade física que realizavam, utilizando ainda entrevistas clínicas para avaliar a sua saúde mental.
Se ainda não teve a oportunidade de ver o terceiro episódio de uma série de animação de quatro breves episódios, sob o título “License to Laugh: Clinics Under Control” pode fazê-lo agora aqui:
Não perca os restantes episódios transmitidos todas as terças-feiras de agosto, às 18h00, na MedSUPPORT TV.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply